domingo, 23 de junho de 2019

Gran Torino


 Temos um filme do mestre Clint Eastwood onde tem dedos da 'Warner Bros', acho que já falei muito em apenas uma frase com poucas palavras certo? Mas aqui é o meu espaço de falar e discutir sobre o longa pra você leitor entender um pouco sobre o que se passa e porque o mesmo é ruim ou é bom ou tão bom! 'Gran Torino' (que pra quem não sabe é o nome de um carro) estreou no dia 20 de Março de 2019 sendo dirigido pelo próprio Clint Eastwood e roteirizado por Nick Schenk e Dave Johannson. No elenco temos Clint Eastwood, Bee Vang, a linda Ahney Her (que só trabalhou nesse filme se não me engano), Geraldine Hughes, John Carroll Lynch, Dreama Walker, dentre outros.
 O longa já começa com um sentimento de luto, pois o velho Walt Kowalski perde sua esposa e a família tenta ajudar, mas mais atrapalha. Walt é um homem que já lutou na Coréia e matou alguns homens e é muito ranzinza e racista sobre as pessoas e até mesmo sobre a atualidade vendo como os jovens se comportam e tudo mais. Morando sozinho (e preferindo assim do que ir para uma casa de repouso) ao lado de sua casa ele tem como vizinhos povos 'Mong' que são de etnia chinesa e que ele não gosta nem um pouco os xingando de ratos de esgoto e tudo mais, porém com o tempo as coisas vão mudando e o velho Walt que passa sua vida cuidando e lustrando seu lindo Gran Torino de 1972 terá um propósito na vida.


 Eu já vi o filme há muitos anos atrás e decidi assistir novamente ontem pra trazer aqui pro espaço 'Black Dog' pois o acho incrível e tem muitos motivos pra colocá-lo no topo e, claro, vou citar eles aqui pra você ficar com vontade de assistir, pois este é um dos propósitos do espaço 'Black Dog'.
 Walt é um homem ranzinza e pra ele tudo está errado e até mesmo a própria família dele não gosta muito dele (e ele também), mas temos que dar um voto para Walt. As pessoas caçoam do seu jeito, não querem ouvir sua opinião antes de fazer as coisas e a cena de sua neta que estava prestes a ir pra faculdade pedir alguns móveis de sua casa já que ele não vai viver muito tempo (pedindo até o carro Gran Torino) foi a gota d' água pra mim que assistindo eu realmente xinguei a família dele. Sozinho e reclamando da atualidade e de como as pessoas se comportam hoje em dia (vendo até mesmo as ações grotescas dos netos e filhos) ele vai se aproximando da família da casa ao lado que sempre menosprezou e acaba se unindo e entendendo os problemas deles e até mesmo 'os adotando' como sua família e isso foi muito bacana de se ver, pois essa evolução dura um certo tempo e é muito interessante enxergar isso, ainda mais como Walt era e calma que isso não é um 'spoiler' já que o longa é cheio de histórias e situações (e evoluções) pra contar.
 Primeiro ele faz amizade com a jovem Sue que o chama pra um churrasco e apresenta sua enorme família. Mas antes o seu irmão Tao é influenciado pelo primo mais velho que participa de uma gangue de 'Mongs' a roubar o Gran Torino do velho, mas claro que não da certo e depois disso ele começa a odiar mais os vizinhos, mas depois enxerga que o jovem Tao é apenas uma 'marionete' que não sabe ao certo o que fazer da vida e que é super influenciado até Walt quase adotar o garoto e decidir o ensinar a ser um 'homem de bem' e esse é o pico do filme. 
 O longa tem gangues, tem essa lição de que racismo não vale nada, pois depois que você começa a observar aquele grupo de pessoas que não pertence a sua etnia (aqui por que eram descendentes do povo chinês e tibetano) e depois ainda vive junto você percebe que eles são idênticos a você e ainda mais: que lhe dão respeito, muito mais do que sua própria família (no caso do filme) e isso pode acontecer na vida real também, pois conheço muitas pessoas que tem famílias, mas não valem nada e os amigos, os vizinhos são 'mais família' do que a própria família, então resumindo: podemos escolher e cuidar de nossa família e o longa ensina isso claramente e o gesto é muito bonito. 
 Dentro de 111 minutos de duração, o filme 'Gran Torino' mostra uma história forte de ensinamento, quebrando barreiras e até mesmo enfrentamentos, pois depois algumas situações pesadas irão acontecer e como Walt está tão envolvido com aquela família, ele vai acabar comprando a briga deles e aqui que o bicho vai pegar. É uma história incrível, cheia de detalhes e tem situações muito bacanas, como por exemplo, quando ele tenta ensinar Tao a ser um homem entrando numa barbearia e como falar com um homem, eu achei demais.
 O filme é muito, mas muito bom, com certeza, um dos melhores que já vi e falei aqui no 'Black Dog' e, com certeza, está mais que indicado! Clint Eastwood é um gênio e sabe atuar muito bem e seus papéis de 'velho ranzinza e racista' já virou 'clichê', mas sempre tem uma história por trás pra dar uma reviravolta nisso e aqui em 'Gran Torino' é uma das peças mais importantes. Existem cenas que você se anima com os personagens e outras que fica nervoso com algumas situações, o longa consegue mexer muito com os sentimentos do telespectador e isso é muito importante e não é todos que tem essa façanha. Com isso, o espaço 'Black Dog' merecidamente classifica o longa 'Gran Torino' de Clint Eastwood como um 'excelente' (cinco estrelas) filme, pois como eu disse, a história é incrível, muito completo e o material que nos é apresentado é de uma qualidade genuína e aposto que se você for assistir o longa não irá se arrepender e me agradecerá depois. Confira abaixo três vídeos sobre esse incrível filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário