sábado, 11 de maio de 2019

Yu-Gi-Oh! O Lado Negro das Dimensões


 Eu fiquei numa felicidade absurda com uma onda de nostalgia gigantesca quando soube que no ano de 2016 (na data do vigésimo aniversário do mangá que foi em Setembro de 1996) foi lançado um filme comemorativo de 'Yu-Gi-Oh!' com os personagens clássicos do primeiro grande arco que conta a história de Yugi Moto que porta o enigma do milênio que contém o grande faraó Yami Yugi que veio pra livrar o mal das forças malignas que poderia destruir o mundo e envolvia um jogo de cartas.
 Enfim, eu descobri esse filme há pouco tempo onde o 'marketing' dele me atingiu e eu fui pesquisar e sabia que já existia um tempo e eu não fiquei sabendo e claro que fui atrás pra assistir como um grande fã do anime e do jogo também, então vamos pra ficha técnica e mais pra frente eu falo mais sobre minha experiência com 'Yu-Gi-Oh!'.
 'Yu-Gi-Oh! O Lado Negro das Dimensões' foi dirigido por Satoshi Kuwabara que também trabalhou no roteiro ao lado de Masahiro Hikokubo e o grande Kazuki Takahashi que pra quem não sabe é o grande criador do projeto 'Yu-Gi-Oh!' e só sabendo que teve dedos dele na criação desse filme de duas horas de duração (realmente foi um presente pros fãs) você sabe que no mínimo ele tem que ser bom. No elenco de dublagem temos Rica Matsumoto, Kana Hanazawa, Kento Hayashi, Junko Takeuchi, dentre outros e por aqui temos Marcelo Campos, Mauro Eduardo, Marcelo Aurélio Campos, dentre outros e eu assisti dublado e foi incrível ver as vozes daquela época que a Rede Globo exibia quando eu retornava da escola neste longa atual, foi realmente emocionante e só quem é fã e sabe que marcou a infância ou uma parte de sua vida vai sentir.
 O filme conta a história da turma de Yugi que conhecemos e eles agora (finalmente) estão no último ano do ensino médio e fazem planos pro futuro onde Yugi até menciona que quer criar um jogo. Ele está sem seu parceiro 'Yami Yugi' (o faraó) que no último episódio da temporada dessa turma finalmente descansou em paz depois de lutar tantas vezes pra salvar a terra, porém Seto Kaiba ainda está louco pra se tornar o duelista número um e envia um grupo de pessoas até o local onde os enigmas do milênio foram colocados pra conseguir desenterrar o 'Millenium Puzzle' e remontá-lo com computadores inteligentes pra fazer o faraó retornar e duelas com ele mais uma vez pra ele provar de uma vez por todas que pode vencê-lo e se tornar o duelista número um (pois sempre ele foi derrotado e guarda com amargor essas lembranças). Porém aparece na história um garoto estranho chamado Aigami (Deeva) que é o portador de um artefato místico que lhe foi dado pra juntar todas as crianças e um dia criar um mundo melhor sem medo e raiva, porém a vinda do Faraó e os poderes dos artefatos do milênio não deixavam isso acontecer e ele teve que esperar esse poder sessar pra mostrar a cara. Aquele era o momento certo, ele não pode deixar Kaiba realizar o retorno do Faraó, caso contrário seus planos irão dar errado, mas com esse sentimento surge a fúria e como seu mestre disse: basta um pingo de raiva pra tudo sair dos eixos. Um problema interdimensional está por vir e talvez, apenas talvez, Yami Yugi deverá retornar pra dar um basta nesta nova ameaça que engloba o mundo inteiro.


 Quem gosta de 'Yu-Gi-Oh!' vai amar esse novo projeto. Como todos sabem (e muito bem), o anime não para e depois de encerrar a série clássica inventaram 'Yu-Gi-Oh! GX' que não acabou agradando muito os fãs (eu até gostei mas nada comparado ao primeiro) trazendo novos personagens e novas aventuras e ameaças e automaticamente novos monstros. Porém no Japão foi um sucesso e depois dele foi lançado 'Yu-Gi-Oh! 5Ds' e muitos outros envolvendo outros personagens e novas aventuras e consequentemente novas cartas, pois o 'marketing' das cartas era o anime que sempre vinha com uma jornada nova e com regras novas e o pessoal abraçava ambos (aqui existem muitos jogadores que só gostam das cartas mesmo, mas no Japão o anime é muito popular) e pra falar atualmente o jogo sobre 'Yu-Gi-Oh!' nacionalmente está meio 'apagado' por aqui.
 Mas falando sobre 'Yu-Gi-Oh! O Lado Negro Das Dimensões' eu senti que eles realmente deram um presente aos fãs trazendo os personagens clássicos que são os mais adorados e as 'rixas' entre eles e todo o conceito de 'amizade em primeiro lugar' e 'a grande importância de ter um amigo' que a série sempre trouxe e isso foi muito gostoso de relembrar. Com as regras 'clássicas' dentro dos duelos que tivemos no filme, o longa realmente apresentou mais o lado 'aventura' do que mostrar os duelos em si, pois eles aconteceram, mas acabavam muito rápido e não tinha uma certa continuidade e alguns deles eram interrompidos pelo meio, isso é, eles deram mais importância ao contexto e aos personagens do que nos duelos. No meu ponto de vista poderia ter 'um grande duelo' no final (aconteceram vários, mas pequenos), mas não existiu, pois tudo foi muito rápido, então pra mim ficou claro que a aventura gritou mais alto no filme, mesmo ele sendo baseado no famoso jogo de cartas.
 Foi incrível ver as animações, elas estavam realmente fora de cogitação de tão 'belas', os traços estavam ótimos e os personagens um pouco modificados como pode ver na imagem acima, os cabelos um melhor que o outro (pois 'Yu-Gi-Oh!' é sinônimo de cabelos e penteados bacanas) e sem contar nas criaturas que foram redesenhadas como o popular Mago Negro que teve seu traje roxo alterado para preto com uma aparência acinzentada e até mais 'parrudo' e o lendário Dragão Branco de Olhos Azuis onde Seto Kaiba trouxe outras variações da criatura (como 'Dragão Branco de Olhos Profundos' que nunca ouvi falar) com uma animação mesclando com 3D que pra mim ficou impecável e realmente era justo, trazer o clássico com uma 'remodelagem' mais nova e atual e foi muito bacana, até mesmo o 'Guardião Celta' sofreu alterações no design'.
 O filme foi muito bacana trazendo coisas muito interessantes e um final de tirar o fôlego e eu quero muito que eles resolvam fazer outros filmes com a galera que conquistou realmente nossos corações, pois eu senti alegria e nostalgia ao mesmo tempo, as vozes que eram daquela época neste filme, foi tudo muito bacana! O legal é que muitos fãs brasileiros aprovaram o filme e gostaram que mantiveram as vozes brasileiras originais como a de Marcelo Campos, isso é, os adolescentes e pré-adolescentes que atualmente tem seus 24 a 28 anos (ou um pouco mais) assistiram o filme e tiveram a mesma experiência que eu: de nostalgia. Claro, é uma animação pra quem lembra e pra quem gosta desse tipo de enredo e o jogo de cartas, pois tinha uma galera que não gostava então não adianta (ao meu ver) assistir o filme se você não gostava, pois o longa foi feito pra refrescar a memória dos fãs sobre os personagens de antigamente. Infelizmente o longa não chegou a ser exibido nos cinemas ('Yu-Gi-Oh! O Filme' de 2004 foi exibido e eu fui assistir, me lembro como se fosse hoje e foi incrível, porém naquela época o anime por aqui estava estourando) sendo direcionado para as plataformas digitais e serviços de 'streaming', mas foi dublado e isso foi muito interessante e importante para fãs como eu. O espaço 'Black Dog' classifica 'Yu-Gi-Oh! O Lado Negro das Dimensões' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme que vale muito a pena ser assistido se você acompanhava quando criança, pois eu acredito muito que suas memórias irão renascer e sentirá uma sensação boa. Acompanhe três vídeos sobre o longa abaixo e: é hora do duelo!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário