sexta-feira, 17 de maio de 2019

Terror em Silent Hill


 O filme me apareceu essa semana e decidi 'colocá-lo na minha pasta semanal' pra conferir e foi ontem que eu o assisti, pois nunca tinha visto (essa história eu conto depois). 'Terror em Silent Hill' (ou apenas 'Silent Hill') estreou nos cinemas no dia 18 de Agosto de 2006 tendo 127 minutos de duração e, pra quem não sabe, o longa foi baseado no jogo homônimo que fez (não sei se ainda faz, não estou por dentro) muito sucesso por ser um game muito 'macabro' e 'assustador'.
 Dirigido por Christopher Gans e roteirizado por ele também ao lado de Roger Avary, temos no elenco Radha Mitchell, Sean Bean, Laurie Holden (a personagem Andrea da série 'The Walking Dead'), Jodelle Ferland, Deborah Kara Unger, Tanya Allen, Alice Krige, dentre outros.
 O longa conta a história de uma família que adotou a jovem Sharon que tem problemas noturnos como gritar a noite e ter sonambulismo onde sempre menciona um lugar chamado 'Silent Hill' parecendo ter muita ligação com ele. Sua mãe adotiva Rose decide terminar com esse pesadelo e leva a filha até o local abandonado onde ela sofre um pequeno acidente de carro e desmaia e depois quando acorda a garota não está mais lá. Agora ela será obrigada a entrar nos confins da cidade e enfrentar as forças malignas desconhecidas que lá se abrigam se quiser realmente reencontrar sua filha que realmente tem uma ligação muito poderosa com o estranho lugar.


 Eu sempre 'gostei de ver' jogos assim e saber da história que se passa, mas nunca tive paciência de jogar, pois jogos assim meu personagem sempre se perdia e aparecia instruções em inglês e eu ficava mais perdido ainda, então nunca joguei (mas joguei jogos semelhantes). O game foi uma febre e tem uma história vasta (o mesmo pertence a empresa 'Konami') e decidiram criar um filme baseado no game com a ideia de que 'se o jogo é um sucesso, porque o filme não seria, correto?' Na verdade não é sempre promissor juntar os dois universos, mas realmente ás vezes da certo a ideia de 'recriar' o game nas telas do cinema, mas nem sempre isso é claro.
 Me lembro de assistir depois de alguns meses sendo a 'grande estréia' de um canal de TV a cabo que eu não tinha acesso, isso é, ele abriu pra degustação (quem tem 'TV a cabo' sabe bem disso) onde um canal tem o 'sinal aberto' para os assinantes pra assisti-lo e se gostar a pessoa assina um pacote mais elevado (e caro) pra ter acesso a esse canal. Bom, fiquei feliz por estar passando o longa e decidi assistir e isso era na madrugada para o dia que o canal iria ter o 'sinal cortado' para aqueles que estavam 'degustando' como eu e pra minha infelicidade o sinal foi cortado em plena uma hora de exibição de filme onde a imagem da minha televisão congelou. Eu então esperei uns minutos pra ver se retornava, voltei um canal e quando retornei para aquele estava exibindo a mensagem que eu não tinha acesso a tal canal (eu não fiquei nada nervoso). Bom, até esse dia eu nunca me interessei em continuar assistindo o longa pelo grande trauma que me causou, mas ontem decidi assistir e trazer a crítica aqui no 'Black Dog'.
 'Terror em Silent Hill' tem uma história bem contada e até mesmo 'perturbadora' para algumas pessoas mais sensíveis onde, para os meus olhos, o longa se pareceu muito com o estilo do game (não estou falando da história do game, pois não sei qual se trata, mas o estilo de correr de um lado pro outro, os ambientes e a escuridão ficou parecido). O longa como o game são bem estranhos e sinistros onde a personagem Rose junto com uma policial chamada Cybil exploram aquele lugar que tem carvão queimando no subsolo há anos e as pessoas que moravam lá foram obrigadas a deixar a cidade, mas será mesmo que todas as pessoas deixaram Silent Hill? No meio de muito 'corre corre' e estranhas aparições que parecem se mesclar com a realidade, 'Terror em Silent Hill' se mostrou um filme até certo ponto repetitivo e com pouco 'fôlego', mas nos quarenta minutos finais a história realmente ganha mais ênfase e tudo é explicado e um grande ápice acontece com o maior estilo 'Silent Hill' possível de se ver nas telonas (creio eu), mas até chegar nesse ponto, o longa da muitas voltas e eu acredito que não era necessário ter esse tempo todo pra planejar algo realmente bom no final. 
 Eu gostei do filme, a história foi bem construída e até 'encaixou' com um certo esforço nas telas de cinema, mas mesmo para um longa de terror o filme é muito 'esquisito' e pra falar a verdade a história em si não me empolgou muito, mas como dito, o game que deu origem é esquisito também então conseguiram 'transferir' tudo isso para os cinemas. Muitas pessoas gostaram e outras não tanto e o filme não teve uma grande bilheteria no final da história. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Terror em Silent Hill' como um 'bom' (três estrelas) filme, mesmo com esse estilo de caminhar e construção meio 'estranho', mas o final conseguiu 'concertar' ainda que 'nas coxas' o que foi construído no início. Mesmo assim fizeram um segundo filme seis anos depois e eu decidi assisti-lo ontem mesmo (é... No meu quarto ontem rolou uma 'maratona Silent Hill') pra não segurar a história pro próximo dia (que seria hoje) e não me decepcionar com a franquia que não estava lá essas coisas pra mim. Então se você procura um filme estranho com uma história 'assombrosa' no estilo do jogo eu acredito que você vai gostar, mas se está procurando um terror de verdade eu não indico, pois o filme 'Terror em Silent Hill' contém uma história de 'terror fantasia' no meio e muitos não irão gostar disso. Confira abaixo dois vídeos sobre o longa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário