quarta-feira, 1 de maio de 2019

Stigmata


 Estreando no ano de 1999, o filme de terror 'Stigmata' foi dirigido por Rupert Wainwright e no elenco contamos com Jonathan Pryce, Patricia Arquette, Gabriel Byrne, Nia Long, Ann Cusack, Portia de Rossi, dentre outros.
 O longa conta a história de uma fictícia cidade do Brasil, mais precisamente em São Paulo chamada 'Belo Quinto' onde as pessoas glorificam uma 'estranha' imagem da Nossa Senhora de Aparecida chorando sangue. Um padre enviado do Vaticano vai até o local pra tentar descobrir o que acontece com a estátua e se realmente aquilo é um milagre ou uma farsa. Uma garota chamada Frankie de 23 anos mora nos EUA e tem uma vida independente morando sozinha e trabalhando num salão de beleza onde sua mãe está de férias no Rio de Janeiro. Porém essa garota, do nada começa a ter ferimentos no corpo e ter alucinações também e todas as vezes ela é levada ao hospital e fazendo muitos exames pra ver se ela tem algum distúrbio psicológico, pois acreditam que ela mesma se fere, mesmo ela negando. O mesmo padre decide investigar sua história depois de conhecê-la e percebe algo muito raro e até 'medonho': a garota que não tem nenhuma ligação com a igreja (não frequenta) está tendo 'estigmas', isso é, ferimentos no corpo como as de Jesus, como por exemplo: cabeça sangrando como a coroa de espinhos que lhe foi colocado, perfurações no pulso ultrapassando a carne e chegando do outro lado (como foi pregado) e nos pés também. Tudo isso é um grande mistério, pois apenas os mais devotos á religião e em casos muito raros acontecem tais 'torturas' que são dádivas, mas olhando o caso dessa moça, parece algo bem mais sinistro.


 Quando eu era criança esse filme pra mim era um pesadelo e sim, quando eu era criança eu não assistia por nada desse mundo filmes de terror, pois tinha muito medo e uma tal emissora sempre o exibia com um 'comercial' muito chocante sobre o longa que eu nem me atrevia ver e fazia um tempo que eu queria ver se ele 'tinha tudo isso' ou só era conversa e sensacionalismo da mídia e ontem decidi assistir o filme e tirar minhas conclusões e, claro, criticar o mesmo, pois fazemos isso aqui, você não sabia?
 'Stigmata' é um longa de terror que envolve muito mistério girando em torno da garota Frankie que tem tais 'estigmas' e um padre decide ajudá-la e ás vezes ela mesmo faz coisas que não sabe que fez poucos minutos depois, como escrever esses sinais na parede na imagem ilustrativa acima do filme, uma cena do mesmo. O longa não foca realmente no terror em si, mas sim de uma história 'cuidadosa' sobre palavras de Jesus que o próprio Vaticano não consideram reais e existem muitas pessoas que defendem dizendo que são do próprio filho de Deus (ou se você acredita que Jesus é Deus, ok, não estamos falando de religião aqui) e outros dizem que são apenas 'escrituras' e batem o pé dizendo que não são oficiais.
 Claro, no meio dessa 'estranha história' eles apimentaram com o gênero terror, mas realmente não temos cenas fortes, apenas vemos a garota sofrer com algumas situações envolvendo sangue e tudo mais, dizem que ela poderia estar possuída (está?) mas o longa leva esse 'contexto' de terror só pra plano de fundo dessa estranha história.
 Eu enxerguei o filme 'Stigmata' como se ele estivesse trazendo um assunto que alguns acreditam a tona e não deixando o Vaticano nada feliz com isso, apenas isso, tipo um 'puxão de orelha' para aqueles que não acreditam ou apenas jogar lenha na fogueira e se perguntarem se aquelas menções são realmente de Jesus ou é apenas conversa. Por isso eu não consegui enxergar mais coisas no filme além disso, claro, é uma ficção, mas tais menções são reais e essa ficção trouxe o assunto á tona. O roteiro é bem 'mais ou menos', não temos muita coisa e não conseguimos ver muita tensão e o longa não prende o telespectador pela história ser meio 'pobre', pois mesmo com aqueles mistérios e tudo mais eu não senti muita vontade de descobrir o que estava ocorrendo pelas situações que ocorrem no filme. Talvez eles poderiam caprichar mais colocando mais elementos de terror, mas se realmente esse não era o foco, poderiam deixar ele mais misterioso, mas por fim entregou um material mediano e o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Stigmata' como um filme 'regular' (duas estrelas e meia) e a resposta é sim: a emissora de televisão forçava muito no comercial mostrando que o longa era 'muito forte na base do terror' onde não vemos muito aqui, claro, tem alguns focos em cena de sangue e tudo mais que pra uma criança pode ser 'impactante' (então eu não era tão medroso assim), mas se você já está 'calejado' com filmes de terror 'Stigmata' será apenas mais um no meio de tantos que não conseguiu marcar nada. Confira abaixo três vídeos sobre o longa e me conte se sentiu curiosidade em assisti-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário