sábado, 4 de maio de 2019

Sala de Fuga


 'Sala de Fuga' (título original: 'Escape Room') é um longa de suspense da 'Sony' que estreou nos cinemas no dia 7 de Fevereiro de 2019 sendo dirigido por Adam Robitel e roteirizado por Bragi Schut e no elenco temos Taylor Russell McKenzie, Logan Miller, Deborah Ann Woll, Jay Ellis, Tyler Labine, Nik Dodani, dentre outros.
 O filme conta a história de algumas pessoas com vidas diferentes, porém uma coisa em comum, que recebem uma espécie de caixa enigmática que é um convite pra participar de um estranho jogo dentro de um prédio valendo 10 mil dólares ao vencedor que chegar até o final. Seis pessoas são escolhidas e dentre elas, um jovem chamado Danny que é perito em jogos diz conhecer esses tipos de game que prendem um grupo de pessoas e elas devem encontrar pistas como um 'quebra-cabeça' pra conseguir resolver enigmas e sair do local, finalmente. Porém o jogo se torna mais estranho e bizarro quando muitas coisas estranhas começam a acontecer, outros lugares são apresentados saindo do nexo que eles estão num prédio e não demoram muito pra perceber que algumas armadilhas lá plantadas foram feitas pra tirar as vidas dos jogadores.


 Você conhece a expressão 'pagar a boca?' Se não, ela significa que você disse algo sobre uma pessoa ou sobre algo e quando conheceu aquela pessoa ou aquela coisa descobriu que gostava e antes tinha ideias contrárias dela e a tal pessoa diz 'paguei a boca!' Enfim, eu 'paguei a boca' ao assistir 'Sala de Fuga', pois realmente o trailer do longa não me impressionou e eu tive que assistir pra conferir se o longa era bom, mas com um pé atrás já que o trailer não me agradou e o filme me deu um baque!
 'Sala de Fuga' não, repetindo, não tem nada haver com 'Jogos Mortais', pois muitas pessoas estão tentando comparar e ver qual é melhor, mas é impossível, pois os gêneros não se conversam e muito menos a trama e a única coisa que temos em comum são os 'jogos'. 'Jogos Mortais' conta a história de um assassino e 'seguidores' desse homem que cria jogos pras pessoas participarem pra pagar algo e dar valor as suas vidas enquanto uma investigação policial acontece por trás. Do outro lado, 'Sala de Fuga' conta a história de pessoas que foram escolhidas com um propósito em comum (sem 'spoilers', fica relaxado) que devem trabalhar em conjunto (ou não) pra conseguir resolver enigmas dentro de tal salas que foram preparadas e construídas com esse propósito e que existem armadilhas e elas devem correr contra o tempo antes que algo aconteça e elas percam suas vidas.
 Eu achei o filme muito interessante com um roteiro bem escrito e muito bacana sobre os enigmas e o que pensar sobre tais acontecimentos, perguntas e coisas do tipo que devem ser resolvidas. O longa consegue prender com exatidão o telespectador que acaba se apegando a um ou mais jogadores e eu senti que vivi e presenciei a tensão de alguns em algumas situações presentes. Com salas criativas onde o inesperado acontece, 'Sala de Fuga' apresenta ser um filme muito bom com personagens bacanas e uma história realmente esperta e que funcionou bem na teoria aplicada.
 Eu assisti com aquele gosto de 'quero mais' e, por sorte, o longa conseguiu deixar uma grande 'porta aberta' para um segundo filme que, olha lá, já está em desenvolvimento e estão marcando pra estrear já no ano que vem, em 2020 e o longa tem tudo pra virar uma franquia se eles não 'pisarem na bola' e continuarem trazendo personagens bacanas, tendo ganchos com personagens antigos e conexões com o filme anterior pra realmente virar uma franquia rica e claro, continuar com um roteiro criativo, pois isso é muito difícil de elaborar. O legal é que o longa não deixa o telespectador 'ás cegas' sobre o que acontece, quem está por trás e mais, claro, não é jogada uma luz nas pessoas que estão por trás e quem é o criador, mas da pra ter uma noção sobre o motivo das pessoas serem convidadas e porque aquilo acontece, então nos outros filmes (pois se o segundo for bem se preparem, uma nova franquia estreará) deve ser explorado esse lado e não ficar fazendo perguntas e deixar pros próximos filmes responder todas antes que vire uma 'bola de neve' e o telespectador fique de 'saco cheio' de conferir (tem muitas franquias que bebem do próprio veneno que criou). O espaço 'Black Dog' classifica 'Sala de Fuga' como um 'ótimo' filme e estou muito ansioso pra assistir a continuação. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário