sábado, 13 de abril de 2019

The Silence


 Primeiro tivemos o grande filme 'Um Lugar Silencioso' que pegou todos de surpresa com uma grande história envolvendo animais cegos que tinham uma audição aguçadíssima que fez um inferno com a família que sobreviva naquela época que as criaturas dominavam o mundo (e um segundo longa está por vir, se prepare!). Até aqui tudo bem, então a 'Netflix' inventou de trazer 'Bird Box' onde os humanos não podiam ver tais criaturas, aparições que cometiam suicídio e foi o longa mais 'memorável', 'criticado' e visto da plataforma sendo um filme original. Com novas plataformas vindo e a 'Netflix' querendo surpreender o pessoal novamente, ela decide comprar uma ideia parecida com 'Um Lugar Silencioso' e estou falando do novo longa do serviço de 'streaming' chamado 'The Silence' (traduzindo temos 'O Silêncio') que estreou no dia 10 de Abril de 2019 e eu já assisti e trouxe informações e críticas sobre ele, então me acompanhe! 
 Dirigido por John R. Leonetti e roteirizado por Carey Van Dyke, Shane Van Dyke e Tim Lebbon, no elenco contamos com Stanley Tucci, Kate Corbett, Kiernan Shipka, John Corbett, Miranda Otto, Billy MacLellan, dentre outros.
 Como já mencionado acima, o longa caminha em passos similares ao longa 'Um Lugar Silencioso': no meio de um tipo de escavação, eles encontram uma caverna e libertam criaturas que estavam presas por centenas de anos lá. Elas são cegas, mas pra compensar tem uma audição perfeita que as guia e elas que parecem 'mini piterodacteis' (aquele dinossauro que voa) começam a invadir cidades e causar mortes e destruição em ataques em bando. Com isso, uma família constituída por um pai, uma mãe, uma filha adolescente que é surda, porém fala e sabe ler lábios, um garotinho e uma senhora que é avó deles que moram numa casa decidem ir embora daquele local, pois ouvem sobre um lugar que é seguro. Porém até chegar neste lugar a família vai fazendo algumas paradas e entram em situações de extrema tensão onde cada barulho pode ser mortal, pois esses animais estão espalhados em todos os lugares e não medem esforços pra atacar ao ouvir qualquer 'estalinho'. 


 Eu serei sincero: não sou contra a filmes que pegam a ideia de um já existente que fez sucesso e criem algo similar seguindo passos paralelos, o menos parecido quanto! Vocês já ouviram a frase 'nada se cria, tudo se copia?' Pois é, muitas das coisas que vemos atualmente e que achamos que é uma novidade são filmes ou histórias (referências, no caso) que o criador mistura e extrai algo relativamente 'novo' e que consegue um determinado público, mas 'The Silence' conseguiu fazer isso?
 O longa me conquistou e me deixou curioso ao assistir, pois coisas que envolvem 'criaturas invadindo a terra' e 'pessoas em perigo tentando criar uma situação pra conseguir sair com vida dessa' me atraem e eu gosto, claro, não sendo uma obra completamente 'independente' e estranha com um orçamento baixo, já que estamos nos referindo a criaturas feitas por computação gráfica. Bem, 'The Silence' segue 'passos semelhantes' ao filme que citei com uma ideia 'manjada' de que existe um lugar que eles poderiam viver em paz sem aquelas criaturas, porém eu até entendo e 'engulo' a ideia de existir tal lugar e eles terem uma motivação, pois se ficarem em casa (que era uma opção) enquanto aquilo acontecia não tinha história, não é mesmo?
 'The Silence' tem uma história relativamente curta, é interessante de assistir e existem alguns momentos de tensão, porém podemos classificar o conteúdo como um grande 'genérico' de um longa que poderia ser mais trabalhado. Ele tem seus pontos fortes, mas nada que se compare a um filme 'memorável' ou que um dia será lembrado como 'Um Lugar Silencioso' que todos lembram até hoje. Existiram algumas situações que não nos explicaram o motivo de acontecer e que era melhor que não existisse como a vinda de umas pessoas misteriosas chamando a família pra participar de um grupo e que depois tentaram virar uma 'situação' pra eles, mas ao meu ver só 'encheu linguiça' na história, pois não chegou a contribuir em nada. 
 O filme nos da um 'final' bacana que eu gostei, porém mostra que é quase impossível vermos uma continuação amentando ainda mais minha ideia de que a 'Netflix' tentou emplacar outro filme com criaturas e que quisessem que o mundo falasse dele como aconteceu com 'Bird Box', mas está longe de acontecer e convenhamos: não irá. O espaço 'Black Dog' classifica 'The Silence' como um 'bom' (três estrelas) filme, pois foi como eu disse, ele tem seus momentos, existem algumas situações interessantes e não estou julgando o motivo que ele 'seguiu os passos' do filme que mencionei, mas acredito que se uma pessoa pega um conteúdo existente e tente fazer uma história 'derivada' dele, o minimo que ele deveria fazer seria incrementar algumas coisas, aumentar momentos de tensão ou empregar algo inusitado na história, coisas que não aconteceram. O 'cabeça' pegou o 'molde' e fez um filme mais simples (genérico) do longa que conhecemos, foi bom, foi divertido de ver, mas não fez diferença alguma. Confira abaixo dois vídeos sobre o longa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário