quinta-feira, 11 de abril de 2019

Capitão América: O Primeiro Vingador


 Eu não havia assistido até então e hoje trago a crítica do longa 'Capitão América: O Primeiro Vingador' que apesar do nome 'o primeiro' ele foi o último filme solo antes dos heróis se reunir para o filme 'Os Vingadores' e existe apenas uma cena pós-crédito no longa que é um trailer muito rápido (teaser, pra falar a verdade) sobre 'Os Vingadores' depois que acabam os créditos e eu só imaginei a reação da platéia ao ver aquele teaser nos cinemas! Enfim, estreando no dia 29 de Julho de 2011 sendo dirigido por Joe Johnston e roteirizado por Christopher Markus e Stephen McFeely, contamos no elenco com Chris Evans, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Tommy Lee Jones, Hugo Weaving, Dominic Cooper, Stanley Tucci, dentre outros.
 Década de 40, estavam em guerra contra o Hitler e Steve Rogers, um jovem franzino (parecia eu) não queria trabalhar em fábricas e sim lutar no exército e acabar com a guerra de uma vez por todas. Sendo dispensado pelos problemas de saúde e o porte que ele não tinha, um homem acaba o aceitando pra entrar no exército se ele participasse de um experimento, um tipo de soro desenvolvido que poderia aumentar e muito o 'bem' dentro da pessoa ou o 'mal' se ela fosse uma pessoa ruim e, claro, dar um corpo e habilidades sobre humanas como aumentar força, imunidade e velocidade, por exemplo. Vendo que mesmo pequeno ele dava um duro danado no meio do treinamento (que foi o teste pra ver se ele era digno realmente pra aceitar o soro) ele acaba sendo usado e Stark estava lá (parente de Tony, avô) que presenciou isso de perto junto com outras pessoas importantes e Peggy Carter, uma mulher que sabia do potencial e tinha uma queda pela valentia. Como esperado o soro da certo, mas o homem que o criou é assassinato por um espião e ele é o único que tem aquilo correndo nas veias e, por isso, mesmo muito forte e capacitado a lutar na guerra ele é proibido e vira um ator pra servir de motivação aos soldados. Porém isso não dura muito tempo, pois a 'Hidra' que é um grupo de pessoas inimiga da 'Shield', que tinha uma tecnologia de ponta e ainda tinha o Tesseract em mãos pra usar sua energia pra criar armas mais poderosas, se vira contra os alemães tomando a guerra pra eles e quando Steve Rogers sabe que Bucky, seu amigo, foi sequestrado com muitos outros soldados, pela organização maligna, ele decide ir sozinho salvar todos e mostrando que é leal e que pode deter e dar um fim a guerra. Depois disso todos apostam nele pra encarar uma ameaça maior que visa destruir os Estados Unidos.


 Sendo o longa que apresenta a história mais antiga do 'UCM' até o momento (década de 40) contamos aqui a história de início de Steve Rogers, o Capitão América. Ao meu ver eu achei que o longa foi diferente da maioria (ou todos) filmes de 'estréia' de um 'super herói', pois pra falar a verdade o Capitão não tem super poderes, mas sim tem mais força, agilidade e resistência que uma pessoa normal sendo um ótimo soldado pra lutar e liderar em linha de frente com a coragem que possuí e determinação dando coragem aos homens que o seguem para um plano e vimos isso muito bem nos filmes dos 'Vingadores' onde ele comanda os planos dos heróis.
 Eu achei o filme muito bacana e uma coisa que da pra perceber é que o filme é muito, mas muito dinâmico e isso encaixou muito bem em 'Capitão América: O Primeiro Vingador', pois estamos em guerra e não temos aquelas conversas, planejamentos demorados e tudo mais, pois existem muitas unidades da 'Hidra' espalhadas pela Europa e o longa com seu dinamismo que se aplicou muito bem ao filme, ele aparece com os homens que aceitam lutar ao seu lado e as invadem fazendo o que deve ser feito sem muita enrolação guardando o melhor pro final: o cara 'manda-chuva' que comanda a corporação e que foi chamado até de louco por ter 'os poderes dos deuses' em suas mãos, se referido ao Tesseract.
 Eu nunca tinha visto o longa e achei o Capitão muito bom, esse 'apoio' quer ele passa, positivismo e coragem foi muito bem aplicado. Claro, vemos isso em outros filmes como dos Vingadores, mas aqui ele mostra realmente (na primeira vez) do que é capaz e que ele pode ir contra todos se for realmente o certo (e vimos isso em 'Guerra Civil') e a cena da granada no início do filme que ele pulou em cima pra mim foi muito bacana.
 Foi interessante se passar na época da guerra, vermos um super soldado que não é tão 'apelão' e que também soa o uniforme pra conseguir cumprir as missões e se mostrar um perfeito comandante e estrategista meio que, de repente, já que ele foi proibido a participar da guerra e indo contra todos ele decide ir sozinho pra enfrentar a Hidra, uma corporação super poderosa. Realmente tem que ter coragem. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'Capitão América: O Primeiro Vingador' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, pois acertaram em todos os pontos, eu achei muito bacana e pra falar a verdade eu não assisti no princípio, pois pensei que não iria gostar muito de filmes envolvendo guerras e um herói, mesmo sendo o Capitão que gosto tanto, mas com a aproximação de 'Vingadores: Ultimato' eu decidi dar uma chance e curti demais e adoro 'ser contrariado'. Confira abaixo três vídeos sobre o longa. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário