quarta-feira, 17 de abril de 2019

A Qualquer Custo


 'A Qualquer Custo' (título original: 'Hell or High Water' algo como 'Inferno ou Muito Água') estreou no dia 2 de Fevereiro de 2017 sendo um longa no estilo 'western' misturando drama e suspense. Dirigido por David Mackenzie e roteirizado por Taylor Sheridan, no elenco contamos com Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges, Gil Birmingham, Buck Taylor, Dale Dickey, Marin Ireland, dentre outros.
 O filme conta a história dos irmãos Howard que vivem numa fazenda numa cidade do Texas, na verdade Toby viveu lá cuidando de sua mãe até ela falecer enquanto o irmão Tanner estava preso por roubos, mas ele retorna e conversa com o irmão que tem filhos e está separado da esposa que diz que eles estão prestes a perder a casa por dívidas não pagas. Com isso, Tanner obriga Toby a ajudá-lo a cometer pequenos assaltos em bancos em pequenas cidades pra conseguir o dinheiro e não deixar a casa ser tomada. Porém existe um delegado veterano chamado Marcus que está prestes a se aposentar e quer fazer história com um velho amigo de trabalho que o acompanha pra conseguir descobrir quem são esses dois homens que estão roubando os bancos da cidade e conseguirem pegá-los, vivos ou mortos.


 Existem poucos filmes desse estilo aqui comentados, pois eu sinceramente não costumo assistir e se assisto eu coloco minha mão no fogo dizendo muitas vezes pra mim mesmo que ele é bom e vale a pena. 'A Qualquer Custo' tem uma história 'tentadora' onde, mesmo com os homens sendo bandidos eles estão roubando por uma 'causa maior', é errado (claro), mas o telespectador automaticamente fica do lado 'negro' do filme (que não é tão 'negro' assim) por considerar os motivos que eles estão fazendo isso.
 Por outro lado temos um delegado calejado que já viveu muito sobre o assunto e está prestes a se aposentar, mas coloca na cabeça que ele vai conseguir colocar as mãos nesses homens que pensam ser espertos, pois pra não serem 'vigiados' eles apenas roubam notas soltas dos caixas em banco e não quantidades absurdas, por isso eles vão de banco em banco, pois a quantidade do roubo não é tão grande.
 O longa cheira a 'western' e isso é bom quando vem com uma história tão bacana e interessante como esta. O filme teve 4 indicações ao Oscar e 3 no Globo de Ouro, então não estamos falando aqui de um simples filme, é um longa 'conhecido' pelos críticos onde muitos gostaram e na maioria das vezes eu vou contra eles e suas opiniões, mas dessa vez eu fico á favor.
 'A Qualquer Custo' é um longa que aguça o conhecimento da história ao telespectador que está conferindo e algumas situações vão acontecendo no meio do caminho. Vemos com Tanner é um homem que gosta de bagunça e já tem um certo conhecimento em praticar tais roubos, mas o irmão Toby é inexperiente e só está fazendo por não ter mais saída alguma: ou era praticar os roubos ou iria perder a casa que sua mãe morou há tanto tempo. Eu gostei muito, em nenhum momento eu vi o filme perdendo seu gás e com a 'adrenalina' que ele começou ele terminou, foi uma história (em primeira vista) básica sem muitas reviravoltas ou surpresas, mas foi uma boa história pra acompanhar e ser contada num filme que agradou muitas pessoas que abraçam o estilo e eu, uma grande história. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'A Qualquer Custo' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme e acredito muito que se você se interessou na história irá curtir muito o seu desdobramento. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário