quinta-feira, 7 de março de 2019

Ninfomaníaca - Volume 1


[O FILME A SEGUIR NÃO É INDICADO PARA MENORES DE 18 ANOS] 
Eu disse que voltaria com mais um projeto do Lars von Trier aqui e aqui estou com ele (na verdade uma parte dele) chamada 'Ninfomaníaca - Volume 1' que estreou no dia 10 de Janeiro de 2014 sendo o 'ultimo filme da trilogia da depressão' criada por Lars onde antecederam 'Anticristo' e 'Melancolia'. O longa foi dirigido e roteirizado pelo próprio Lars von Trier sendo mais um de seus projetos no qual este foi tão longo que foi divido em duas partes, este com 118 minutos de duração e a segundo com um pouco mais (que falarei amanhã aqui no espaço). No elenco do filme temos Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, Stacy Martin, Shia LaBeouf, Christian Slater, Uma Thurman, dentre outros.
 O longa conta a história de Joe, uma mulher que é encontrada por Seligman, um senhor que a decide levá-la pra casa depois de vê-la deitada no chão. Ela descansa em uma cama e ele leva uma xícara de chá pra ela e os dois começam a conversar onde a mulher se revela ser uma ninfomaníaca contando algumas das 'loucuras' que ela fez na sua juventude, porém não estava feliz com sua vida e se achava a pior pessoa do mundo com o jeito que levava a vida. Seligman é um bom ouvinte e tenta provar o contrário compartilhando um pouco de sua vida bem normal com a mulher que tinha ajudado.


 Se eu não me engano este foi o primeiro filme de Lars von Trier que assisti e depois fui pra Anticristo (falei dele aqui, então clique aqui pra saber mais sobre o projeto e ler a crítica que elaborei), então sim, eu já assisti 'Ninfomaníaca - Volume 1' e o re assisti ontem pra falar dele aqui, pois eu meio que já tinha esquecido da história e só pra lembrar, hoje assistirei a segunda parte, pois realmente seria muito cansativo assistir quatro horas e poucos minutos de um filme direto e eu perderia a atenção. Por curiosidade, em Fevereiro de 2014 num festival de Berlim foi exibido o projeto (que foi divido em duas partes pra não ficar tão extenso) por inteiro e sem cortes contendo, nada mais nada menos, que 5 horas e 30 minutos de duração.
 Mas o que é uma ninfomaníaca? Ninfomaníaca é uma mulher que apresenta um nível elevado de desejos e fantasias sexuais não se satisfazendo com só um ato sexual sempre procurando inovar com o parceiro ou ir mais além, procurar outros parceiros. Posso dizer até então que o projeto 'Ninfomaníaca' até o momento é o melhor de Lars von Trier que já assisti, claro, não vi todos os seus filmes, mas o assistindo eu consigo enxergar que ele é o mais 'pé no chão' que os demais que tem mensagens subliminares e você precisa prestar atenção (e mesmo assim você sai com algumas perguntas sobre o filme) sobre o que está acontecendo e o motivo disso e daquilo. 'Ninfomaníaca' é diferente e este primeiro volume é totalmente centrado na infância e juventude da personagem chave da história: Joe, que desde pequena era fascinada pra descobrir e saber mais sobre órgãos genitais e como 'tudo funcionava', mas claro que ela tinha um lado doce também que foi desaparecendo com toda essa loucura de se tornar uma ninfomaníaca.
 Você pode pensar por algum minuto qual o problema de sentir um desejo absurdo e Joe é uma garota linda (a atriz francesa Stacy Martin é uma mulher muito bonita interpretando a personagem jovem), pois enquanto os dois conversam como a cena acima anexada, ela vai narrando algumas coisas que se aconteceu na sua juventude, as primeiras experiências e os primeiros 'estragos', pois sua vida não é nada legal. Além de ter muitos parceiros e não deixar um descobrir o outro (pois eles não entenderiam), ela acaba sendo obrigada (pelo seu problema) a fazer sexo em lugares e até mesmo momentos que não são nada, mas absolutamente nada apropriados causando um grande problema e cicatrizes enormes em seus psicológico. O filme não tem aquele drama surreal, mas o gênero bate forte em algumas cenas e é facilmente sentido. 
 Claro que o longa não é indicado para menores de dezoito anos pelo mesmo conter muitas cenas de sexo e imagens de órgãos genitais, tais cenas não são explicitas como a penetração (apenas uma, mas muito leve) e ela foi feita por atrizes e atores do ramo. O plano de Lars era criar um projeto com dois estilos diferentes, um mais 'light' e outros com cenas de sexo reais, mas como o longa ficou muito extenso ele 'cortou' essa de sexo real e focou em cenas mais leves. Eu gostei muito do longa, deu pra sentir a dor da personagem que não era feliz em ter essa vida e sempre se culpa por 'usar as pessoas' de alguma maneira pra Seligman que também conta suas histórias, mas ele está lá mais pra ouvir e criar algumas explicações e teorias que todos (acredito eu) filme de Lars tem como no início onde ele compara o ato de 'procurar parceiros sexuais' á peixes numa pesca onde se usa a isca certa e tudo mais, dentre outras dezenas de explicações. Gostei muito dessa primeira parte, a segunda eu tenho lembranças leves, mas irei 'refrescar' tudo hoje e volto com a segunda parte amanhã sem falta! Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Ninfomaníaca - Volume 1' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme que não sai do chão, tem uma história interessante e consegue nos mostrar os sentimentos e desejos que a garota sente contra seu próprio desejo real onde no início ela até se divertia como a situação no trem com sua amiga, mas que depois tudo foge do controle. É um filme bonito e melancólico, porém não é estranho (eu achei) como a maioria dos trabalhos do Lars e por ser 'mais normal', por talvez tratar de um assunto 'bem comum' eu entrei na onda e abracei o filme. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário