sexta-feira, 8 de março de 2019

Ninfomaníaca - Volume 2


 [O FILME A SEGUIR NÃO É INDICADO PARA MENORES DE 18 ANOS]
 E claro que eu fui obrigado a trazer aqui a segunda parte do filme 'Ninfomaníaca' onde ontem eu trouxe a primeira parte e você pode conferir clicando aqui. A segunda parte estreou no dia 13 de Março de 2014 e juntando o projeto inteiro (pois essa segunda parte se inicia logo quando o primeiro acaba, realmente parecendo um corte) temos nada mais, nada menos que quatro horas de filme (e no festival foi exibido o filme sem cortes totalizando 5 horas e meia, isso é, existe mais 1 hora e meia de conteúdo que foi cortado da obra original). Dirigido e roteirizado por Lars von Trier, 'Ninfomaníaca - Volume 2' tem no elenco Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, Stacy Martin, Shia LaBeouf, Jamie Bell, Willem Dafoe, dentre outros (não mudando muita coisa do primeiro, apenas uns personagens que aparecem aqui). 
 No segundo capítulo continuamos com as histórias de Joe que está no quarto com o senhor Seligman que a ajudou e ela começou a contar desde o princípio sobre suas 'aventuras sexuais' e neste ponto do segundo filme ela meio que começa a vida adulta engravidando por acidente e virando mãe com um homem chamado Jerome que sempre esteve presente na vida dela onde até mesmo tirou sua virgindade. Porém, Joe continua com seus atos e decide procurar se satisfazer mais e com outras coisas além de sexo, agora já adulta ela conta sobre seus problemas 'mais maduros' para Seligman que continua fazendo metáforas e achando algum tipo de explicação de tudo aquilo diante de obras literárias que ele já leu, pois acaba confessando que sua vida foi resumida apenas nisso. 


 Joe agora cresceu, temos poucas cenas com a atriz Stacy Martin (linda) que é mais focada no primeiro filme retratando a personagem nova e a atriz Charlotte Gainsbourg entra no papel contando sobre as coisas que ela tenta fazer pra se saciar indo além de sexo que pelo visto não estava mais adiantando.
 Realmente não da pra analisar direito uma parte e depois a outra, pois no final do primeiro que termina com um grande gancho pra este onde o telespectador sente (e isso é muito visível) que ainda falta história ali, existem coisas inconclúidas e temos o desfecho real nessa segunda parte. Ela é mais 'madura' e na primeira que contava a 'diversão' no início e mais pro final 'foi caindo a ficha' que ela estava sofrendo, aqui ela já tem o total conhecimento e discernimento que as coisas em sua vida não encaixam por causa da 'ninfomania' e que é algo que ela não pode controlar, porém leva a vida 'do jeito que da' sofrendo muito com o que sente.
 O longa continua com o pé no chão, existem muitas explicações, metáforas e teorias vindas de Seligman sobre o que Joe conta e o longa também é dividido em capítulos onde ela pega objetos e coisas dentro do quarto que está (que não existem muitas) pra fazer o tema e tentar encaixar aquilo na história que conta. Como eu disse no primeiro capítulo, o longa é mais fácil de entender do que os demais de Lars von Trier, eu continuei gostando das histórias dela adulta e realmente se concluiu como um filme muito interessante contando detalhadamente o sofrimento de Joe e como ela tentava levar a vida entre 'trancos e barrancos'. Percebemos uma leve 'ligação' com o filme 'Anticristo' na cena do filho dela indo pra janela (nem preciso dizer, uma das mais melancólicas do cinema em 'Anticristo') e fiquei contente em ligar os pontos e ter tal percepção. 
 Finalizando, realmente até o momento eu achei o longa mais bacana considerando os que eu já assisti do Lars por ele contar uma história 'mais real'. Temos o drama presente da personagem e tudo que ela sofre, os nós aqui são dados e nada na história é deixado pra trás, tudo é explicado e acabamos sabendo como Seligman a achou no chão machucada. Sobre o final que acredito que muitos não gostaram, eu achei ele meio que 'rápido demais' no meio de tantas explicações e histórias, pois uma situação está prestes a acontecer e ela 'a resolve' em poucos segundos sem trocar muitas palavras e encerra, por um lado eu realmente não fui muito com a cara, mas pelo outro eu achei que talvez fosse necessário pra dar um 'basta final' naquilo de 'comparações de vida' entre os personagens e até mesmo o sofrimento.
 O espaço 'Black Dog' classifica 'Ninfomaníaca - Volume 2' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, ele é diferente do que um filme convencional, Lars von Trier rata seus projetos como filhos dando muita atenção aos detalhes e algumas vezes criando até demais dentro de um assunto 'pequeno' onde tudo vira uma grande 'maré', mas aqui tudo foi bem dosado, o assunto sexo é interessante pra todos, com toda certeza, e ele conseguiu claramente mostrar o drama e a tristeza da personagem em ser uma ninfomaníaca por meio de suas histórias e acontecimentos em suas vidas numa narrativa muito interessante e até mesmo curiosa. Confira abaixo três vídeos sobre o segundo capítulo que encerra mais uma obra de Lars von Trier.



Nenhum comentário:

Postar um comentário