quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Se Enlouquecer, Não se Apaixone


 'Se Enlouquecer não se apaixone' (título original: 'It´s Kind of a Funny Story', algo como 'É uma história engraçada') é um filme de comédia dramática e um pouco de romance baseado no livro do mesmo nome (em inglês) de Ned Vizzini onde o autor escreveu a obra inspirado num tempo que ele esteve internado com uma grave depressão. Lançado por aqui diretamente em 'mídia' em Agosto de 2011 o longa foi dirigido por Ryan Fleck e Anna Boden que trabalharam juntos no roteiro e no elenco contamos com Keir Gilchrist, Zach Galifianakis, Emma Roberts, Zoe Gravitz, Viola Davis, Jeremy Davies, dentre outros.
 O filme conta a história de Craig, um jovem no ensino médio que não está aguentando a pressão envolvendo um curso de verão importante pro seu currículo pra ele se tornar alguém, o 'gostar' da namorada de seu melhor amigo e algumas outras coisas e com isso ele resolve se suicidar. Porém ele tenta 'consertar as coisas de sua cabeça' se internando num hospital psiquiátrico onde o jovem já tem indícios de depressão e por lá ele participa de um 'programa' pra se recuperar de tudo o que está passando e faz alguns amigos percebendo que seus problemas de adolescentes não são praticamente nada do que os problemas que ele encontra lá dentro.


 Ontem eu estava trabalhando com algumas coisas minhas no computador e terminei tarde e pra não perder tempo escolhendo um filme dentre muitos eu resolvi re assistir este pra falar aqui no espaço e que também já estava nos meus planos assisti-lo novamente, pois eu simplesmente adorei todo o longa.
 O filme tinha tudo pra ser melancólico, mais puxado pros problemas das pessoas lá dentro fazendo o jovem sofrer com o problema que vê dos outros pra cair sua ficha que os problemas que ele tem não são realmente nada! Ele sofre de depressão, mas tem uma família presente e amigos que o adoram e ele faz uma 'tempestade em copo d' água' por um acampamento de verão e outras pequenas coisas bobas. Porém, o 'cabeça' desse projeto, o criador, quis passar uma mensagem positiva 'aliviando' ainda mais a barra do personagem Craig mostrando de uma forma 'leve' e 'doce' que sua vida é muito boa e que é uma grande bobagem ele pensar sobre suicídio. 
 O garoto se interna por conta própria e logo faz amigos adultos e com uma jovem chamada Noelle que é da sua idade e tem sérios problemas onde a garota tem problemas em se auto mutilar. Mas além do personagem principal contamos com Bobby feito pelo grande ator que eu amo muito, o Zach Galifianakis, que tem sérios problemas também sendo um homem casado e com uma filha onde sua mulher sente 'vergonha' dele estar internado naquele lugar. No meio de muitas pessoas com problemas mentais, o jovem vai participando com eles de algumas terapias, conversa com a psiquiatra e tudo mais pra tentar colocar as coisas em ordem. 
 Como dito, o longa poderia contar esse lado mais 'escuro' da história, mas parece que o longa foi feito (não só) pra pessoas que sofrem de depressão, pois tudo é muito alegre e claro que tem algumas situações um pouco 'pesadas', mas nada que consiga tirar o título de 'leveza' que o longa emprega do começo ao fim se tornando muito divertido e realmente gostoso de assistir.


 A ala dos adolescentes estava em reforma e eles ficam com os adultos, porém só existe uma onde logo ela desperta interesse em Craig onde ele também enxerga nos problemas dela (que não conta muito) que os dele não são nada. Eu atualmente não saio muito de casa, com isso não conheço pessoas e infelizmente sofro de depressão e ao assistir todo dia um filme diferente eu passo a conhecer os personagens (claro) e de alguns pegar muita empatia chegando a gostar e eu fiquei fascinado pela personagem Noelle (foto acima). Ela é protagonizada pela atriz Emma Roberts que é uma mulher fantástica, porém ela costuma mudar muito de estilo e as vezes acaba perdendo o foco e um pouco de sua beleza, mas neste filme ela estava incrível! Os cabelos naturais castanhos claros que é natural dela estava lindo, mas enfim, ei gostei da personagem (lado de fora sem mais detalhes, impecável, acredito que uma das personagens mais lindas de um filme que eu assisti) e do lado de dentro uma garota doce que quem vê do lado de fora parece durona, mas que tem problemas e quer alguém que cuide dela. Ela tem um gosto musical incrível citando as bandas Radiohead e Pixies (que eu adoro) e sempre parece se importar e querer ficar próxima de Craig. Resumindo: preciso de uma garota assim na minha vida. 
 Eu tive que falar sobre a personagem Noelle que eu fico fascinado quando assisto o filme (acho que já ficou muito claro), mas seu jeito realmente me conquistou. Claro que existem muitas atrizes e respectivamente personagens lindas com corpos incríveis, mas eu fiquei encantado por Noelle e tive que criar "aspas" dentro dessa postagem falando dela.
 Agora me diz Craig, como você tem problemas com essa garota começando a gostar de você? O longa é realmente pra mostrar pro telespectador pra ele rever seus problemas, o que pode ser resolvido e tudo mais pra não sair perdendo a cabeça ou cometendo uma loucura sem antes se sentar e respirar fundo como o personagem que não tem problema algum pensa em se suicidar tendo tudo na vida. Eu achei uma lição incrível dentro de um filme fantástico onde o espaço 'Black Dog' o classifica como 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) com personagens muito interessantes e uma das cenas mais fortes do filme é quando Bobby se vira pro garoto e diz 'Eu queria ter sua vida, seria um sonho pra mim e eu recomeçaria tudo novamente', tudo reforçando os grandes problemas que as pessoas de lá tem realmente onde vai caindo a ficha do garoto que seu lugar realmente não é lá. A história em si pode não ser uma grande coisa a ponto de conseguir essa pontuação que dei, mas a simplicidade e as situações do local são incríveis e realmente te deixa feliz em assistir uma obra dessas que eu considero um dos melhores filmes que assisti e não precisa ter uma qualificação de 'excelente', o filme 'Frank' que comentei aqui não foi 'excelente' e ele também fala um pouco de 'problemas mentais / emocionais' que ganhou meu coração e também faz parte da minha lista (se ficou curioso clique aqui que você será direcionado á página do filme mencionado). É um filme que todos devem ver, pois tenho certeza que todos vão gostar. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário