terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Vidro


 E há algumas horas eu voltei do cinema, pois hoje finalmente fui assistir 'Glass' ('Vidro' por aqui) o terceiro longa que fecha a trilogia que começou lá em 2001 onde a mente por trás dessa criação toda que é o diretor e roteirista M. Night Shyamalan se decepcionou um pouco ao ver o longa 'Corpo Fechado' não ir muito bem nas bilheterias não dando impulso pra fazer um segundo longa derivado onde ele praticamente engavetou o projeto e foi trabalhar com outras coisas e se você não viu a postagem sobre 'Corpo Fechado' clique aqui e você será direcionado á minhas críticas sobre o longa. 
 Só no ano de 2017 ele se uniu com a produtora 'Blumhouse Productions' conhecida como financiar filmes de baixo orçamento (conhecida como financiar 'Atividade Paranormal', 'Sobrenatural', 'A Entidade', 'Uma Noite de Crimes', 'A Visita' e muitos outros) e sim, a maioria do gênero terror e suspense como estes indicados e tirando uma graninha do próprio bolso ele criou 'Fragmentado' e se você quiser saber mais detalhes sobre o filme clique aqui e você será direcionado. O primeiro criamos o herói e no segundo um vilão e este fez com que M. Night Shyamalan visse que sua trilogia tinha chances de sair com o sucesso que foi e não demorou muito, pois no dia 17 de Janeiro de 2019 (sim, semana passada) estreou o último que veio a se chamar 'Vidro' dirigido e roteirizado pelo 'cabeça' de toda trama criada lá em 2001. No elenco temos as estrelas dos dois primeiros longas e grandes estrelas: Bruce Willis, James McAvoy e Samuel L. Jackson juntos com Sarah Paulson, Spencer Treat Clark, Anya Taylor-Joy, Charlayne Woodard, dentre outros.
 No capitulo final de (talvez) o maior projeto da vida de M. Night Shyamalan até hoje, voltamos com o personagem Kevin que tem 24 personalidades diferentes (apresentado no longa 'Fragmentado' o segundo da trilogia) sendo a última chamada 'Fera' onde ele ganha habilidades sobre humanas similares a um animal e uma força descomunal onde ele apenas desperta essa raiva contra as pessoas que nunca sofreram na vida e com isso ele prende algumas líderes de torcida numa empresa abandonada para apresentar para a 'Fera' quando a noite chegasse. Durante todo esse tempo, David agora trabalha num negócio próprio com o filho que agora já é um 'jovem adulto' numa empresa que vende objetos para segurança como câmeras e a noite ele age como um 'justiceiro' com uma capa de chuva verde onde ele consegue sentir se a pessoa é boa ou ruim apenas tocando nela e com a ajuda de seu filho que se comunica com ele através de um ponto ele fala dos lugares que aconteceram crimes e tudo mais onde o homem age sem a permissão da polícia, só lembrando que além desse 'dom' ele também tem uma força descomunal. Sabendo do desaparecimento das garotas, David decide caminhar diante de uma rua onde existem muitas empresas e cruza com Kevin tocando em sua mão rapidamente quando andava e toma conhecimento que ele que as fez de refém. Chegando lá ele as liberta, porém a 'personalidade Fera' também aparece e luta contra ele que logo são detidos pela polícia que os levam num hospital psiquiátrico onde Elijah Price, o 'Senhor Vidro', esta internado. Com os três juntos, a doutora Ellie que é especializada neste 'problema mental' onde pessoas acham que tem super poderes como nas histórias em quadrinhos decide ajudá-los, porém existem planos por trás dessa 'simples situação de ajuda'. 


 Pra mim os dias mais felizes do ano são quando vou ao cinema, eu só não gosto de pessoas que começam a fazer teorias sobre o longa enquanto o mesmo está sendo exibido e as que se impressionam com tudo e que falam sobre os personagens como se fossem 'experts' no assunto, mas tirando isso eu amo e acredito que é o meu lugar favorito do mundo pra estar. Voltando para o filme, 'Vidro' é o primeiro filme de alguns que estava muito ansioso pra ver este ano e fiquei muito feliz em ir assisti-lo numa ótima poltrona, mas enfim, vamos falar sobre o longa.
 Na semana passada (ou retrasada no máximo) houve uma maratona nos Estados Unidos onde alguns fãs foram convidados com os atores pra assistir a trilogia na íntegra (olha que sonho) e muitas pessoas falaram bem do filme, porém muitos veículos de críticas 'sentaram a paulada' no coitado do filme onde, acredito eu, pessoas que estavam com vontade de ver nem quiseram mais depois de ter contato com tais 'opiniões ácidas' sobre o longa (claro, aquela 'vontade' normal, e não a 'super vontade' que eu estava de ver), pois vontades como esta as críticas podem abalar um pouco, mas vamos assistir mesmo que o taxem como 'a porcaria do ano' e infelizmente o longa não alcançou os números esperados para a abertura da semana faturando 'pouco'.
 'Vidro' foi essencial para um final 'brilhante' aos olhos de M. Night Shyamalan e sobre esse aspecto de 'super heróis no mundo real' que, claro, se pensassem nisso que não era comum as pessoas os levariam para um hospital psiquiátrico para as mesmas serem estudadas e encontrariam milhões de motivos sobre 'suas habilidades', dando explicações e os classificando como 'normais', porém com um certo 'desequilíbrio mental' de achar que tem poderes. Acredito que todos fãs, pois eu também achava e isso não é 'spoiler' e aqui não terá 'spoilers' então pode ler com calma e sem medo, que tendo os três unidos (David, Kevin e Elijah) era meio que óbvio que Elijah queria provar para o mundo inteiro que aquelas pessoas existiam e o mundo desconhecia tendo referências apenas á fantasia, as histórias em quadrinhos, e é claro que ele colocaria o vilão e o herói para combaterem e provar que nada daquilo era loucura e que suas teorias desde há muito tempo estavam certas e foi isso que aconteceu.
 O longa tem 130 minutos de duração com direitos a 'flashbacks' dos filmes passados e uma 'construção lenta' para o grande plano acontecer, porém não foi nada tedioso ter essa espera que foi até um pouco demorada, pois durante ela tivemos o privilégio de ver o nosso trio de personagens novamente (claro, pra quem gosta da trilogia, acredito que pra quem nem assistiu os demais filmes ou não se interessaram pelos personagens não tenha gostado muito, porém (sim, um segundo) quem não gostou dos personagens automaticamente não gostou do filme e muito menos da trilogia) até Kevin e Elijah se conhecerem e virarem amigos. Tivemos essa construção junto com personagens que estiveram ligados com 'as estrelas' como a Casey, Joseph que é filho de David e a mãe de Elijah em toda essa situação enquanto eles eram tratados com a doutora e Elijah tinha um plano. 'Vidro' finalizou uma trilogia inteligentemente criada sobre possíveis heróis que talvez andem no meio de nós e não voam e nem usam capa e muito menos cueca em cima da calça. Todo o filme foi construído com esse certo cuidado, para não 'extravasarem' sobre tal situação a deixando controlada no meio da conversa inteligente de Elijah, as personalidades de Kevin e David que não queria estar ali, pois sabia que estava fazendo o certo pra humanidade, porém aos olhos da lei ele apenas estava sendo um vingador. O filme não tem dinamismo, as coisas vão acontecendo de uma maneira controlada com seu próprio tempo o tornando único e excepcional para o grande final. Perguntaram para M. Night Shyamalan se ele queria um dia dirigir e escrever o roteiro de um filme de herói da 'DC' ou 'Marvel' e ele respondeu que sim se ele tivesse carta branca para fazer o que quisesse e depois de assistir 'Vidro' eu entendi, pois o homem é inteligente e criativo, porém tem umas ideias bem 'sem noção' sobre acontecer e o motivo de acontecer o que nos foi revelado na situação final.
 Eu gostei muito do filme, sai satisfeito do cinema e até entendi essa 'lentidão para algo acontecer' que talvez fizeram muitos críticos não gostarem do longa, mas fez parte para tudo se alinhar e o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'Vidro' como um 'ótimo' filme (quatro estrelas), onde eu achei que nos momentos finais poderiam dar mais espaço para uma explicação mais aberta sobre o que aconteceu, alguns vão achar que foi 'falta de senso' e talvez de 'loucura', mas por uma lado 'difícil de engolir' foi aceitável, mas precisava de mais explicação e pra mim ficou faltando isso. 
 Agora vem a pergunta: 'Será que 'Vidro' finalizou mesmo a história dos 'super heróis' no meio dos humanos?' No início quando o longa deu as caras nos trailers tudo indicava que sim, aquele seria o desfecho, porém depois alguns veículos abriram uma 'brecha' sobre um possível futuro e 'extensão' pra franquia e agora que eu assisti 'Vidro' eu tenho a minha visão e opinião sobre o assunto: 'Não'. Por dois motivos: primeiramente sobre o dinheiro, infelizmente o longa não foi 'bem recebido' ao ponto que eles estavam esperando (não foi todos veículos que o classificaram como ruim, muito deram notas altas pra ele, foi meio termo nesse conjunto) e com isso eles não receberam o dinheiro que estavam esperando e foi como 'Corpo Fechado' onde M. Night Shyamalan teve que engavetar 'Fragmentado' e 'Vidro' pra mais de uma década e ainda investir com dinheiro do seu próprio bolso (isso se chama paixão pelo seu projeto) e acredito muito que esse círculo que já foi fechado não tenha uma 'abertura' futuramente só porque ele está com vontade de criar outros super heróis nesse universo, por exemplo. No final das contas foi uma trilogia não tão conhecida (sejamos sinceros), porém tem uma galera que conhece e ama muito e outros viram 'Corpo Fechado' e nem 'se ligaram' que existe uma continuação e muito menos conexão com 'Vidro' e por isso eu tenho quase certeza que não terá uma continuação e por um lado eu acho muito viável, vamos encerrar quando a trilogia está 'em águas sossegadas' não sendo um fiasco e nem sendo um 'estouro' nas bilheterias, foi um filme normal e 'honroso' e chega. O segundo motivo é que 'Vidro' não apresentou nenhum gancho para um novo personagem ou planos destes para um novo longa e duvido muito que em 2021, por exemplo, M. Night Shyamalan tire da cartola um quarto filme para conectar com os três últimos já que este felizmente se mostrou uma obra super conectada com acontecimentos de 'Corpo Fechado' e 'Fragmentado' não apenas trazendo os personagens e isso foi muito, mas muito gostoso de ver. 
 É isso, o longa ainda está nos cinemas e eu indico muito você ir assistir, mas antes assista os outros dois, 'Corpo Fechado' e depois 'Fragmentado' pra você fazer as conexões, entender os personagens e a maneira que eles raciocinam e agem e até mesmo seus pontos fracos. Confira abaixo três vídeos sobre o filme 'Vidro'.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário