sábado, 5 de janeiro de 2019

Fragmentado


 E como prometido eu trago hoje o longa 'Fragmentado' (título original: 'Split') que, pra quem não sabe, é o segundo filme de uma trilogia onde se iniciou em 'Corpo Fechado' que estreou no dia 19 de Janeiro de 2001 e você pode conferir a matéria sobre tal filme e ficar sabendo melhor do assunto clicando aqui e depois de longos dezesseis anos tivemos o segundo longa da trilogia que foi um pouco 'esquecida' por M. Night Shyamalan que retornou investindo e trabalhando ao lado de Jason Blum (sim, da 'Blumhouse Productions' que sempre falo aqui) onde deu tão certo que o último longa da trilogia que estreará no dia 17 de Janeiro de 2019 intitulado como 'Vidro' (título original: 'Glass') foi produzido também pela tal empresa.
 'Fragmentado' estreou no dia 23 de Março de 2017 tendo um pouco menos de duas horas de duração onde o mesmo foi dirigido e roteirizado por M. Night Shyamalan e no elenco temos James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley, Haley Lu Richardson, Jessica Sula, dentre outros. 
 O longa que não tem uma 'conexão direta' com o primeiro longa da trilogia (mas depois se explica) tendo uma história a parte, porém no mesmo 'universo' nos apresenta o problemático Kevin, um homem que sofre de múltiplas personalidades (vinte e três pra ser mais exato) onde ele sempre vai conversar com a Dra. Karen sobre como está se passando e tudo mais. A Doutora é especialista no assunto tentando cuidar de 'Kevin' sempre que ele pede ajuda. Na verdade não é ele de fato, mas sempre uma de suas personalidades, pois 'Kevin' de fato nunca chega á luz como as demais personalidades que ficam trocando. Chegar á luz é a forma que a doutora nomeou quando uma das personalidades consegue 'controlar o corpo' e elas são muito diferentes tendo nomes, costumes, modos de pensar, agir, força e até toc e algumas 'doenças' trazendo pro corpo como uma que sofre de diabetes e o corpo que não sofre com a doença quando uma das outras chega á luz começa a sofrer quando esta comanda. Enfim, 'Kevin' decide sequestrar três garotas e trancafiar numa espécie de porão, pois uma vigésima quarta identidade está pra surgir e ele conta isso pra Doutora que o analisa e o acha 'maravilhoso', porém se assusta com essa tal informação, ainda mais depois que uma das personalidades diz que a nova é conhecida como 'a besta' tendo uma força descomunal e muito violenta onde ele usará tal 'poder' contra as garotas que sequestrou. 


 Temos um cara indiano naturalizado americano chamado M. Night Shyamalan que gostaria muito de criar um filme de super heróis, mas focado mais na nossa realidade, porém ninguém o ajudou e lhe deu um auxílio e com a cara e a coragem ele criou 'Corpo Fechado' que não foi muito bem aceito quando foi lançado sendo apenas reconhecido depois e naquela época ele já tinha a ideia de criar uma trilogia, porém como o primeiro não decolou ele arquivou a ideia e foi trabalhar em outros projetos conseguindo (tentando primeiramente) depois de 16 anos lançando 'Fragmentado' que foi muito bem recebido pela crítica e logo a ideia de concluir com um terceiro filme deu vida e o mesmo intitulado como 'Vidro' que unirá os três personagens épicos dos dois filmes estreará em poucos dias e eu já estou ansioso, então como já dito na outra postagem eu recomendo assistir 'Corpo Fechado' e 'Fragmentado' pra depois ir pro cinema conferir 'Vidro' que encerra essa trilogia fantástica.
 Na vida real um homem chamado Billy Milligan foi diagnosticado com múltiplas personalidades como o personagem Kevin deste filme, 24 pra ser mais exato como o do filme e elas foram usadas na defesa de crimes que ele (na verdade um ou algumas delas) havia cometido. 'Fragmentado' é um filme incrivelmente criativo e interessante onde o ator James McAvoy brilhou naquele papel e deu o sangue pra fazer, pois o ator chegou a quebrar uma das mãos na gravação e ninguém soube do incidente e ele só foi ao hospital dois dias depois. Foi o longa mais difícil para o criador M. Night Shyamalan o que o tornou muito, mas muito bom.
 O longa realmente gira em torno de dois personagens tirando 'Kevin' e suas 23 personalidades que brilham ao decorrer do longa, pois também temos a Doutora que cuida dele e o acha 'brilhante', pois tudo aquilo é meio que ainda desconhecido e ela estuda bastante o que acontece com ele, pois a personalidade que mais vai falar com ela é Barry (se não me engano), um homem que adora desenhar roupas e mostrar pra ela, porém fora Barry temos outros (não decorei os nomes), mas temos uma mulher chamada Patrícia, um garoto de 9 anos (ele se comporta como um) e um homem que não gosta de sujeira, além de muitas outras e eles conversam entre eles e elegem quem vai 'á luz' de cada vez e até arquitetam um plano onde a Doutora quer descobrir que é sobre a nova personalidade intitulada como 'A Fera', ou 'A Besta'. Das três garotas sequestradas, temos duas que agem como 'garotas sequestradas', com medo, pensam em bater nele e tudo mais, porém temos Casey que é uma garota diferente das demais e já sofreu muito na infância e decide 'jogar o jogo' do homem o tratando bem "na medida do possível" respeitando tais personalidades onde tem algumas que gostam muito dela como o garotinho. Eu indico o longa pra todos, é muito bacana e tais teorias das personalidades chegarem algo próximo do 'sobrenatural' que os humanos realmente desconhecem é fantástica. As atuações foram impecáveis e de um lado 'Corpo Fechado' mostrou a origem de um herói, neste temos a origem de um vilão e em 'Vidro' teremos o embate entre esses dois personagens. Eu abracei o longa desde a primeira vez que o vi (acho que ontem vi pela segunda ou terceira vez) e eu amo tais teorias. A história é menos 'dinâmica' de acontecimentos como o primeiro filme 'Corpo Fechado' com Bruce Willis e Samuel L. Jackson, mas o ator consegue criar situações e deixar o telespectador grudado no longa e empolgado com tudo que se acontece com suas personalidades e tudo o que ele conta transformando o mesmo numa 'perfeição dentro do conteúdo que ele emprega'. Eu achei bom de um lado que 'Corpo Fechado' não deu certo e que a ideia de 'Fragmentado' tivesse sido arquivada, pois se não escolhessem o ator certo e talvez a atriz (que vem em segundo plano aqui) não teria feito tal sucesso, realmente não teria sido bom e acredito que na 'vibe' que segue agora e com 'Vidro' que estreará em breve teremos um desfecho incrível. Claro que irei no cinema assistir e trarei muitas informações sobre o mesmo aqui no 'Black Dog' que classifica o longa 'Fragmentado' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme. Fique agora com três vídeos sobre o longa abaixo e vocês não sabem como estou ansioso pra ver 'Vidro' nos cinemas e ver esses personagens de peso juntos! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário