sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Corpo Fechado


 Estou aqui pra falar do grande filme protagonizado por Samuel L. Jackson e Bruce Willis chamado 'Corpo Fechado' (título original: 'Unbreakable') que mistura 'fantasia' e um pouco de suspense numa espécie de drama criado pelo grande M. Night Shyanalan que criou essa ideia de trilogia (falarei disso mais adiante) e foi um 'mestre' criando e trabalhando em filmes como 'O Sexto Sentido' e 'Sinais' que são muito conhecidos e conceituados e outros não muito como 'O Último Mestre do Ar' e 'A Visita'. Dirigido e roteirizado por ele, contamos no elenco: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright, Spencer Treat Clark, Charlayne Woodard, dentre outros. 
 O longa que estreou no dia 19 de Janeiro de 2001 conta a história de David, um homem que sofre um acidente de trem onde todos morrem menos ele, e ainda temos um porém, ele saiu com vida sem quebrar nenhuma parte do corpo e nem mesmo sofrer um arranhão sequer. Sabendo da notícia, Elijah Price contata o segurança de um estádio esportivo pra ter uma conversa questionando o homem sobre o acidente e sobre sua vida: você já quebrou alguma parte do corpo alguma vez na vida? Já ficou doente? Já se feriu? Ele que é um grande fã de histórias em quadrinhos tem uma teoria um tanto quanto bizarra, pois Elijah nasceu com uma doença onde seus ossos são como 'vidro' quebrando facilmente a qualquer queda ou lesão e com isso ele cresceu afastado dos demais e mesmo assim se lecionou diversas vezes na vida. Com isso ele acredita que 'na outra ponta' existe um homem que não se machuca e nem se fere como o oposto dele, um tipo de herói que ainda não tem consciência de seus "poderes" e que de alguma forma pode ajudar a humanidade sobre esse caos de violência que está passando. Claro que David acha a ideia absurda dando as costas pra ele, mas sozinho ele começa a juntar um ponto ao outro e percebe que tais pensamentos faziam sentido em um certo ponto.


 Eu adoro esse filme e eu já o assisti algumas vezes e trago ele hoje, pois daqui a alguns dias estréia 'Vidro' (nome original: 'Glass') nos cinemas que é o final da trilogia onde 'Corpo Fechado' (que é um nome 'bem feio' que traduziram pra cá, pois deveria se chamar 'Inquebrável') começou, pois depois veio 'Fragmentado' (que também tem relação ao material vidro, junta os pontos) estreando em Março de 2017 (falarei dele amanhã) sendo o segundo filme da história contando 'a mesma ideia' presente neste e neste início de 2019 teremos o desfecho da história onde David, Elijah e o homem de Fragmentado vão finalmente se encontrar e pra mim será um dos melhores filmes do ano. Eu disse 'homem de Fragmentado', pois ele sofre de um problema onde existem muitas personalidades numa pessoa só e ele acaba interpretando muitas pessoas até mesmo agindo como uma criança as vezes, mas falarei dele numa postagem referente ao filme 'Fragmentado'.
 Já era ideia do M. Night Shyamalan de criar uma trilogia, pois realmente demorou muito tempo entre 'Corpo Fechado' (primeiro filme) e 'Fragmentado' (segundo), mas isso aconteceu porque 'felizmente' este filme aqui não foi tão bem nas bilheterias americanas arrecadando apenas 95 milhões de dólares impossibilitando que o projeto fosse pra frente. Eu disse sim 'felizmente', pois o diretor precisaria da tecnologia atual, do ator atual e de todo o preparo que o segundo filme teve que levou anos e acredito que a ideia não 'adormeceu' na cabeça do criador que esculpiu ela aos poucos com o passar dos anos dando continuidade depois de mais de uma década (quase duas) e o resultado foi incrível.
 Ok! Vamos falar de 'Corpo Fechado' onde o longa visa que o mundo precisaria de um tipo de herói e como isso seria retratado da forma mais 'real' possível? O longa realmente tem uma história muito boa onde não existe 'absurdos' de super poderes e super vilões e planos maquiavélicos, podemos dizer que é um 'filme de super herói para adultos' (não desmerecendo os filmes de super heróis atuais, eu sou adulto e os amo de coração), mas de uma forma mais 'centrada no mundo real' se realmente houvesse e Elijah criasse tal teoria que chegasse mais perto da nossa realidade.
 David passa por problemas comuns na família, porém pensa na hipótese e conversa com Elijah sobre os motivos dessa teoria. O longa não é tão dinâmico, porém tem o tempo certo, ao meu ver, sobre os acontecimentos e assunto abordado, pois não é um longa que uma pessoa descobre que tem poderes e sai combatendo o crime adoidado, mas sim com uma certa cautela respeitando tais acontecimentos e vendo o que se encaixa ou não encaixa em tais teorias. É um filme diferencial, um filme com ótimos enquadramentos de câmera onde o criador quis passar a sensação da imagem vista por um quadrinho em uma história em quadrinhos. Os personagens foram bem elaborados e a interpretação de Bruce Willis ao lado de Samuel L. Jackson eu não preciso explicar mais nada não é mesmo? Os atores foram incríveis e será um 'êxtase', com certeza, ver a conclusão dessa trilogia que eu achei incrível (já estou classificando 'Vidro' como um filme incrível) pela história e teorias criadas e com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Corpo Fechado' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme pela forma que a história segue, sem pressa, mas nada monótona e tal realidade onde os personagens se encontram. Faltam exatamente 13 dias pra estréia de 'Vidro' nos cinemas e eu recomendo muito a você assistir antes este longa e 'Fragmentado' em seguida antes de ir ao cinema, claro, para as teorias fazerem sentido pra você e se preparar para uma história muito bem elaborada com um trio de atores incríveis! Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'Corpo Fechado'. "Eles me chamam de 'Doutor Vidro", "Quem?", "Os garotos...".



Nenhum comentário:

Postar um comentário