'O Ritual' (de 2018) 'atrapalha' com o nome do filme onde atua Anthony Hopkins com o mesmo nome onde ele é um padre exorcista (muito bom aliás), mas vamos falar aqui do filme que lançou no dia 17 de Maio de 2018 com uma pegada 'Bruxa de Blair' chamado 'O Ritual' (título original: 'The Ritual') que foi dirigido por David Bruckner e roteirizado por Joe Barton. No elenco deste filme de terror temos Rafe Spall, Robert James-Collier, Paul Reid, Arsher Ali, Maria Eewolter, dentre outros.
O filme conta a história de cinco amigos que conversam num bar onde seria a próxima viagem deles até eles saírem e um deles ter a ideia de comprar uma garrafa de vodka chamando os demais para acompanha-lo e apenas um decide ir. Chegando no armazém eles não tinham ideia que o mesmo estava sendo assaltado e num movimento rápido onde um deles foi se esconder atrás de uma das prateleiras o outro foi brutalmente morto ao se recusar entregar a aliança. Um tempo se passa e os amigos decidem fazer uma trilha na Europa e fazer uma homenagem ao amigo, porém um deles torce o pé os forçando a pegar um tipo de 'atalho' pra chegarem mais rápido até a civilização e isso os leva no meio de uma floresta onde muitas coisas estranhas e que depois começam a fazer sentido, porém que continuam estranhas, começam a acontecer com todos os amigos.
Primeiramente eu comecei a abraçar o filme, pois muitos filmes que seguem essa linha de raciocínio são protagonizados por atores (e com isso personagens) jovens que fazem piadinhas e entram em desespero quando a coisa começa a ficar feia. Aqui não, temos homens e pais de família que continuam amigos depois da faculdade que decidem viajar juntos e acabam caindo nessa 'cilada' e por aí eu já gostei do filme, trazer algo diferenciado.
Os homens, cada um com uma maneira de pensar, uns mais corajosos que outros, uns que sabem mais e outros que apenas estão seguindo decidem entrar na floresta e as coisas saem do controle pelo desespero geral do grupo. O filme emprega uma história tensa e sombria depois da primeira noite onde cada personagem 'sofre' uma determinada 'experiência estranha' dentro de uma estranha casa com diversos símbolos e depois desse dia as coisas começam a acontecer como, estranhamente uma estranha criatura enorme que acaba perseguindo-os derrubando árvores próximo de onde eles estão.
Eu gostei muita da 'vibe' do filme, é sempre bom ver um grupo de pessoas sem saber onde estão dentro de uma floresta onde coisas estranhas começam a acontecer e eles começam a se apavorar. O filme tem uma levada 'escura' e 'tensa' onde o telespectador também fica perdido com o quarteto de homens que fazem de tudo pra sair daquela floresta, pois chega uma hora que nem o mapa e a bússola ajudam. A história é estranha e o longa realmente nos prepara para algo e não nos deixa 'ás cegas' como 'A Bruxa de Blair' que só tem correria e símbolos e nada aparece, aqui temos uma história e uma explicação sobre tais acontecimentos onde chegamos no ápice do filme onde as coisas são reveladas, porém não demora muito tempo e a situação por ficar feia continua 'feia' mesmo depois do ocorrido onde o longa não conseguiu apresentar um final digno perante toda situação que foi criada e formada durante todos os passos que o filme trilha em sua jornada e terá pessoas que irão concordar por ter aquele final e outras irão querer ver algo mais concreto e não um 'corte' na história e ponto.
Realmente eu pensei muito nas situações e acredito que ele acabou de forma perfeita por tudo que havia apresentado podendo até ter deixado um gancho para um segundo 'capítulo' que eu não quer ver e nem espero, sinceramente espero que o longa acabou com aquele gostinho de 'quero mais' e pronto que sigam as teorias. 'O Ritual' é um filme bem elaborado, deixa o telespectador curioso e amedrontado em algumas situações nos apresentando um final digno para aquela história, poderia até mesmo ser mais trabalhado e nos dar mais tempo para absorver, porém preferiram nos entregar aquilo e pela preparação esteve de bom tamanho e com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'O Ritual' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme que apresentou coisas estranhas não exagerando na dose e até mesmo nas explicações 'fictícias' não viajaram tanto permanecendo com os pés no chão. Confira três vídeos sobre o longa a seguir e levem como lição quando realizarem uma trilha na próxima vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário