quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

O Protetor


 E hoje eu trago um filme que mistura ação, com o gênero policial e um pouco de suspense no longa 'O Protetor' (título original: 'The Equalizer') baseado numa série de televisão dos anos 80 onde eles tinham o projeto em mente há algum tempo, porém existiram muitas trocas na equipe, aquele 'vai e não vai' e até que no dia 25 de Setembro de 2014 o longa acabou estreando nas telonas. Dirigido por Antoine Fuqua e roteirizado por Richard Wenk em cima da obra original de Richard Lindheim e Michael Sloan, temos no elenco Denzel Washington, Chloe Grace Moretz, Marton Csokas, Melissa Leo, Haley Bennett, Bill Pullman, dentre outros.
 O filme conta a história de Robert, um homem que já trabalhou como oficial da polícia e hoje tem uma vida mais tranquila (porém não) trabalhando numa loja de materiais para construção. Vivendo sozinho ele costuma sempre tomar café numa cafeteria de noite com problemas de insônia e acaba fazendo amizade com a linda Teri, uma jovem que visou o caminho fácil do dinheiro se prostituindo fazendo parte de um grupo de garotas comandada pela máfia russa que trafica de tudo. Logo Robert vê que a garota tem potencial pra ser o que ela quiser, porém os homens não querem deixá-la livre e, por isso, que Robert (o exército de um homem só) decide acabar com toda máfia pra libertar Teri, mas isso não é o bastante, pois alguns outros probleminhas incluindo bandidos e policiais corruptos aparecem na vida das pessoas que vivem em volta de Robert que decide dar 'uma mãozinha' e por um fim na carreira de crimes deles.


 Este filme 'bateu em minha porta' muitas vezes, porém fiquei receoso de assistir por conta de não conhecer muito bem os trabalhos de Denzel Washington e achar que o longa tinha muitas reviravoltas, uma história muito grande com diversos personagens e eu acabar me enrolando logo no início de um filme de 132 minutos. Porém eu me enganei e nunca fiquei tão feliz por ter me enganado (no quesito filme), pois o longa é bem concentrado e focado e não consegue se perder na linha que segue num caminho mostrando Robert, um personagem muito habilidoso e inteligente e 'amigo pra todas as horas' agindo contra a criminalidade e, claro, do nada decidindo 'salvar' a vida de uma garota que ele via que sofria em seu trabalho.
 O longa tem muita ação, mas não tanto em comparação a outros longas de ação, então não temos uma 'matança desenfreada' se mostrando ser um filme mais 'na dele' contando a história, Robert planejando como agir em tais situações perigosas e por ai vai. Claro, é um filme clichê onde os bandidos falam e apenas o 'mocinho' tem a capacidade de sacar a arma e atirar nos vilões que 'falam demais', mas eu acabei gostando muito do caminhar da história, do dinamismo das situações que não foi tanto, mas o longa não pedia realmente e com isso ele seguiu fielmente não errando no conteúdo que lhe foi empregado.
 Eu adoro (não é só aqui que eu falei) a atriz Chloe Grace Moretz e vou desabafar que não gostei muito da participação dela no filme. Ela sempre aparece como uma garota adorável e tudo mais (aqui também), porém como 'garota de programa' não encaixou na atriz que se juntar todas suas aparições da uns 12 minutos e olhe lá. Poderia facilmente ser qualquer outra garota, mas escolheram ela então ok, mas só esse ponto que eu discordo do filme, talvez por realmente gostar da atriz, mas isso já é uma coisa pessoal.
 'O Protetor' é um filme de qualidade e realmente me surpreendeu, estou com o segundo aqui que estreou recentemente, mas falarei dele futuramente, pois ainda não o assisti. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'O Protetor' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, Denzel Washington conseguiu passar esses dois lados do personagem, um mais focado e sério com pensamentos calculistas e outro brincalhão tentando ajudar todos a sua volta. Realmente você que não viu não irá se arrepender do resultado. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário