quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Maníaco


 Eu acabei de falar de um filme onde o 'vilão' era um homem perturbado, mas nada chega perto deste cara que se chama Frank. Bom, estou aqui pra falar do filme 'Maníaco' (título original: 'Maniac') que estreou no dia 6 de Setembro de 2013 sendo dirigido por Franck Khalfoun e roteirizado por Alexandre Aja e Grégory Levasseur. No elenco temos Elijah Wood, Nora Arnezeder, America Olivo, Liane Balaban, Sammi Rotibi, Morgane Slemp, Megan Duffy, dentre outros.
 O longa conta a história de Frank, um homem com sérios problemas mentais que tem uma loja que restaura manequins que fazia parte de sua família por gerações. Com uma vida extremamente solitária ele tem a 'mania' de ir se encontrar com mulheres ou até mesmo persegui-las para matá-las e logo em seguida escalpela-las (pra quem não sabe, é quando a parte da pele da cabeça onde fica o cabelo é retirada com o mesmo com uma faca) e ele leva pra casa / loja colocando na cabeça de um de seus manequins e prendendo imaginando que a garota que matou está lá no meio de uma de suas perturbações. O homem segue tal rotina até que um dia vê uma fotógrafa francesa tirando algumas fotos de seus manequins restaurados da vitrine e ao ouvir a história de Frank sobre restaurar e que a loja fez parte da família dele ela fica encantada e o homem começa a gostar da garota. Será que esse sentimento irá fazê-lo ter outras ideias sobre o que faz de sua vida?


 Um outro filme que eu já assisti e decide assistir novamente ontem pra falar um pouco dele aqui no 'Black Dog'. Eu gosto muito do ator Elijah Wood e o longa realmente é muito pesado por inúmeras questões: cenas fortes de violência, a vida absurda de um homem que precisa de ajuda vivendo num quarto com manequins com cabelos e pele humana na cabeça com sangue escorrendo e moscas voando por toda parte, realmente chega a ser perturbador.
 O longa é interessante, pois a maioria dele nos mostra a visão de Frank perante as coisas, isso é, é como se a câmera fosse os olhos do personagem onde só o vemos de fato em alguns momentos e quando ele se olha no espelho, por exemplo. A história tem uma certa limitação a ele tendo essa vida estranha e horrível onde ele fala com os manequins imaginando que são as mulheres que ele assassinou e procurando outras vítimas e se aproximando (ou tentando) da fotógrafa francesa Ana que se mostra muito sua amiga não sabendo, obviamente, de seus surtos. Porém o longa foi criado mesmo pra focar realmente no personagem e o que ele enxerga em sua volta com as suas necessidades e loucuras e não um filme com um roteiro rico em situações e tudo mais e, ao meu ver, isso fica muito claro com a riqueza nos detalhes de suas loucuras (não que ele seja assim o filme inteiro) e o que ele faz e imagina.
 'Maníaco' consegue 'puxar' o telespectador á força pra sentir o que o personagem Frank sente e faz durante o desenrolar da história que sofre diferenças quando ele está com Ana, onde tudo aponta que pode ser a salvação dele por realmente gostar de uma mulher e não matá-la de início como faz com todas as outras. É uma experiência diferente, eu gostei muito apesar do longa ser 'doentio', então entramos naquele impasse de que tem gente que vai entender a experiência que quiseram nos passar diante da obra e outros não vão entender o motivo das matanças e das loucuras e vai considerar a obra ruim pelo simples fato de não entender tal experiência. O espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Maníaco' como um 'bom / ótimo' filme (três estrelas e meia) onde o mesmo consegue ser diferente apresentando um conteúdo limitado, porém rico e propositalmente focando e muito no personagem e na sua história e até mesmo os motivos que o fez começar a agir dessa maneira, tudo é bem explicado e realmente da pra 'mastigar e engolir' tudo. Confira abaixo três vídeos sobre o longa e dê uma olha ase o mesmo se encaixa no seu estilo de filmes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário