terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Animas


 Hoje vou falar sobre o filme francês 'Animas' que a 'Netflix' comprou seus direitos tomando como um longa original do serviço de 'streaming'. Criado pela dupla Jose F. Ortuño e Laura Alvea onde roteirizaram e dirigiram o longa que estreou em território nacional no dia 25 de Janeiro de 2019 (sim, praticamente saiu do forno), temos no elenco Dina Harovic, o próprio Jose F. Ortuño, Jules Debrock, Paolo Finotto, Sara Martínez Ruiz, dentre muitos outros.
 O longa conta a história de um garoto e uma garota que são muito amigos e solitários na escola e tudo mais até ele começar a namorar e se distanciar um pouco dela. Ele tem alguns problemas psicológicos e faz tratamento com uma terapeuta enquanto a garota começa a sentir coisas muito estranhas quando ele começa a se relacionar com uma garota. Primeiramente seus pais somem onde ela entra num colapso de acontecimentos perturbadores sobre sua vida onde parece que ninguém pode salvá-la. O que está acontecendo? 


 Hoje (não sei o dia de amanhã) sou uma pessoa bem solitária infelizmente e gosto de filmes que contam histórias de pessoas assim ou de dois amigos apenas como o longa 'Animas' aborda. Logo você começa a gostar dos personagens que acabaram de sair da vida escolar e estão preocupados com o que vão fazer depois e tudo mais e eu assistindo estava esperando problemas com eles, separados ou sobre a amizade da dupla mesmo, mas não foi nada o que aconteceu e fui pego de surpresa com o material que o longa 'jogou na minha cara'.
 Coisas estranhas começam a acontecer com essa garota loira (da imagem acima) quando este garota ao lado dela começa a se envolver com uma japonesa da mesma idade deles (que também estudava na mesma escola). Primeiramente sua mãe e seu cachorro some, ela tenta procurar ajuda do único amigo que também está com problemas numa família disfuncional que vive e está de mãos atadas cabendo a ela tentar desvendar tudo o que está acontecendo. O longa aborda uma situação simples onde tudo depois é explicado, porém poderia ser até um curta e não ter 83 minutos de duração pra contar o que realmente está acontecendo na vida da garota que começa a pirar. 
 Com tal 'situação simples' o longa é recheado de elementos onde não se encaixam em nossa realidade como possíveis aparições, coisas estranhas acontecendo e até mesmo em uma possível fuga a garota acha uma porta no teto que da pra outro lugar. No meio dessas coisas absurdas que vai acontecendo o longa vai ficando 'mais louco' do que propriamente 'curioso' trazendo isso para o telespectador que não entende o que se passa (talvez essa é a intenção de fato até tudo ser revelado), porém tudo fica tão estranho que essa 'curiosidade' some e isso aconteceu comigo. Ok, tudo é explicado no final, ao menos não foi nos deixado ás cegas, porém eu logo imaginei que com tal história e tudo que ocorreu, as coisas poderiam ser muito diferentes contadas de uma forma mais inteligente e até mesmo intrigante que pegaria o telespectador desprevenido no ápice do filme revelando o que realmente está acontecendo, muito diferente do que aconteceu aqui que foi revelado na 'surpresa' sem ter nenhum preparo pra isso (pois aconteceu no meio de uma algazarra) fazendo a ficha do telespectador cair e pensar 'então era isso o tempo todo?'.
 A ideia foi bacana, porém eu escolheria uma forma mais 'real' e menos 'maluca' de se contar, pois acreditaria que o filme ficaria mais bacana, dava pra criar umas situações interessantes e tudo mais, porém opinaram por contar de uma outra maneira que não fui muito com a cara e tornando tudo muito confuso e até mesmo 'repetitivo' ao invés de colocarem os pés no chão e bolarem uma ideia que rendesse uma história realmente bacana.
 Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Animas' como um filme 'ruim' (duas estrelas), pois logo eu já pensei em uma outra forma de contar a história que seria muito mais bacana. Confira abaixo dois vídeos sobre o filme e sinta um pouco a 'vibe 'que ele tem pra oferecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário