sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Rua Cloverfield, 10


 E depois de muitos longos anos de espera fomos contemplados pelo segundo filme do universo 'Cloverfield' que pra muitas pessoas (admito, eu também) até haviam se esquecido do primeiro, mas depois de 8 anos sendo lançado no dia 7 de Abril de 2016 foi apresentado 'Rua Cloverfield, 10' que prometeu (pareceu) nos contar sobre o que aconteceu depois do grande ataque em Manhattan que houve no primeiro filme e... Espera, você está perdido e não sabe do que estou falando? clique aqui e você será direcionado automaticamente pra postagem referente a 'Cloverfield - Monstro' o primeiro filme que estreou no ano de 2008 e depois que ler a postagem você estará craque pra vir aqui e se 'deleitar' com as informações aqui presente ok? 
 Dirigido por Dan Trachtenberg e roteirizado por Josh Campbell (autor da ideia original) e Damien Chazelle, temos no elenco a linda Mary Elizabeth Winstead que foi a primeira a ser confirmada, eles já visavam a atriz pra contracenar e ser a personagem do longa ao lado de John Goodman, John Gallagher Jr. dentre alguns outros, mas o longa foca 95% nestes. 
 'Rua Cloverfield, 10' pegou o pessoal de surpresa do tipo "primeiro monstro, agora rua, onde eles querem chegar?" E estou "acá" pra explicar: Michelle briga com o namorado e decide ir embora de casa e acaba sofrendo um acidente de carro acordando com a perna lecionada numa espécie de porão. Não demora muito pra Howard aparecer e contar o ocorrido e depois explicar o motivo dela e de mais um rapaz chamado Emmett estar lá. O homem (senhor) que trabalhou a muito tempo na marinha e mexia com satélites explicou que o ar da atmosfera estava contaminado por conta de uma arma nuclear ou química desconhecida pelos seres humanos foi disparada causando este alvoroço. Eles então estavam num abrigo debaixo da fazendo de Howard que quando trabalhava já sabia de mensagens criptografadas alienígenas recebidas pelos satélites da terra e, com isso, ele não desperdiçou e torrou toda grana pra construir tal abrigo. Ao ser perguntado quanto tempo iria ficar por lá ele não hesitou em responder que por uns dois ou três anos. Sem escolha, Michelle passa a viver lá com os dois homens a base nas regras rígidas de Howard, mas logo algumas situações começam a acontecer e a paz no lugar vai desaparecendo e além do mais: será mesmo que o ar está 'contaminado' ou é apenas uma invenção de um homem lunático?


 'Rua Cloverfield, 10' tem um dos trailers de que mais gosto da história do cinema onde mostra a tensão do longa que estaria por vir (quando o vi na primeira vez), infelizmente não fui vê-lo no cinema, mas logo o assisti no formato digital quando o mesmo foi lançando (imagina a ansiosidade), mas enfim, depois de tantos anos de espera tivemos o segundo longa sobre o "projeto Cloverfield".
 Muito, mas muito diferente, porém no 'mesmo universo' que o primeiro longa ocorreu, 'Rua Cloverfield, 10' (título original: 10 Cloverfield Lane) deixou de lado o 'found footage' empregado no primeiro filme (aqui não serviria de fato) e decidiu empregar o convencional dentro da ideia de um 'senhor sem família que sabia das coisas' onde parecia muito estranha, mas de algum modo estranho de explicar fazia todo o sentido. Temos 104 minutos de duração onde 95% do filme se passa no abrigo e o incrível é que o roteiro e o projeto foi tão, mas tão bem trabalhado que o mesmo teve um certo dinamismo (não como o primeiro) incrível chegando ao máximo no lugar que ele se passa, num abrigo muito pequeno. O primeiro focava em perseguição e procura e até mesmo em fuga, porém neste não existe nada disso focando mais na 'teoria' contada (onde os telespectadores automaticamente tentam ligar tais acontecimentos com o primeiro longa onde não sabemos ao certo em que época se passou, se foi no mesmo tempo em lugares diferentes, antes ou depois) e na 'tensão' presente á muitos metros abaixo do solo. 
 Eu sinceramente fiquei boquiaberto com o material apresentado, pois muitas situações, tentativas de fuga e revelações acontecem naquele lugar e até mesmo alguns momentos mais pesados onde a história estava seguindo um caminho 'tenso' como sempre e, de repente, nos pegamos numa situação brusca que deixa a história ainda mais pesada de se levar. Ninguém nunca me perguntou, mas se me dissessem se valeu a pena esperar oito anos pra ver uma continuação de 'Cloverfield' vendo o material presente neste longa eu diria que sim e é uma coisa que eu sempre falo aqui: não adianta fazer por dinheiro, espere, tenha uma ideia bacana de verdade pra rodarem e, de fato, terem um material bem produzido pra não manchar o nome da franquia 'Cloverfield' e muito menos entregarem algo 'meia boca' onde os fãs não gostem. Um exemplo ótimo e recente é de 'Zumbilândia', um outro longa que estreou em 2009 e o próximo estreará no ano que vem, em 2019 e foi perguntado se não era demais esperar 10 anos pra uma franquia e os 'cabeças' do projeto responderam que não, pois querem entregar algo 'a altura' do primeiro filme que foi um sucesso, ou até mesmo algo que consiga sobrepor o primeiro longa e eles disseram que depois de trabalhar muito tem um material ótimo nas mãos que já estou ansioso pra assistir.
 Voltando pra 'Rua Cloverfield, 10' eu achei muito bacana contar uma história diferente onde os personagens envolvidos não tem ligação com nenhum do primeiro filme, porém se passa no mesmo 'universo' com acontecimentos semelhantes. Acho bacana essa 'construção' que não conecta os personagens, mas sim o fato da história e acontecimentos, pois o planeta foi invadido e os humanos estão tentando se virar da maneira que pode em diversos lugares do mundo e o projeto 'Cloverfield' vai se 'enriquecendo' mostrando essas pessoas e as situações que elas enfrentam e até mesmo 'revelando' algumas coisas sobre o acontecimento primário que foi registrado no primeiro filme com algumas informações futuras sobre o mesmo que possa explicar ou dar alguma dica sobre o que ou o motivo de acontecer. O espaço 'Black Dog' classifica 'Rua Cloverfield, 10' como um 'ótimo / excelente' filme (quatro estrelas e meia), poucos personagens que conseguiram movimentar e muito o longa que teve um final que muitos não esperavam. Atualmente (olha a notícia fresca) é que J. J. Abrams que é o produtor 'prometeu' dois filmes da franquia pra 2018 e tivemos um no começo do ano 'Cloverfield: Paradox' (assistirei hoje e falarei dele amanhã) e 'Cloverfield: Overlord' e eu aqui com os meus parafusos pensei que neste tempo todo até 'Rua Cloverfield, 10' ele tinha muitas outras histórias pra contar e alimentar esse projeto, porém o 'Paradox' foi lançado e infelizmente (ou felizmente, não sei a linha de raciocínio do longa ou onde ele quer chegar) o 'Overlord' passou a se chamar 'Operação Overlord' produzido por ele que descartou oficialmente que o mesmo faria parte do 'universo Cloverfield'. Eu fiquei animado com dois longas num ano, mas depois que ele falou que não fazia parte eu não fui ao cinema ver (mas parece que o longa é ótimo, vou arás pra ver e o trarei aqui), porém se a história fala sobre 'zumbis nazistas' (pelo que me parece) não tem cabimento unir alienígenas com zumbis, caso contrário as teorias não encaixariam, só se os aliens se abrigassem no cérebro dos soldados e os controlassem, mas se não trazia nenhuma informação sobre alienígena não tinha como 'encaixar' então virou um 'filme solo', porém acredito muito que mais tardar em 2020 teremos um novo 'Cloverfield' pois o mesmo disse oficialmente que ele já está em desenvolvimento então o que nos resta é esperar. Confira abaixo três vídeos sobre 'Rua Cloverfield, 10' com o primeiro contendo o trailer que tanto gosto. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário