sábado, 15 de dezembro de 2018

Cloverfield - Paradox


 Outra estratégia de marketing envolvida no longa como nos demais: ninguém realmente esperava no mês de Fevereiro deste ano que um novo longa da franquia 'Cloverfield' iria ser lançado até que um trailer com menos de um minuto foi lançado no comercial da 'Superbowl' que é o maior evento esportivo dos EUA que é de costume grandes empresas de entretenimento lançarem seus trailers ou um conteúdo novo promovendo um filme ou game, por exemplo, pois sabem que muitos telespectadores estão 'ligados' no evento pela televisão sem contar os que estão presentes assistindo, então sempre acontece uma 'surpresa' e tal trailer com menos de um minuto sobre o novo 'Cloverfield' intitulado como 'Paradox' foi lançado dizendo que depois de algumas horas o mesmo estaria disponível no serviço de 'streaming' da 'Netflix' e a internet ficou agitada e todo mundo só falava do longa e depois de assistirem muitos continuaram falando, mas falarei sobre isso a seguir, mas antes se você estiver 'perdido no espaço' sobre "o que é Cloverfield?" ou "Mas eu queria saber o que se passou antes os demais filmes de Cloverfield" e outras perguntas similares, eu tenho a solução pois ontem eu falei sobre o primeiro e segundo filme (este sendo o terceiro) então clique aqui pra ir diretamente pra postagem do primeiro filme e clique aqui pra saber informações do segundo, assim você ficará sabendo do que está acontecendo e já estará por dentro do assunto pra conferir 'Cloverfield: Paradox'.
 Lançado no dia 4 de Fevereiro de 2018 diretamente pra 'Netflix', 'Cloverfield: Paradox' ou 'The Cloverfield: Paradox', é um longa de 'ficção científica como os demais sendo dirigido por Julius Onah e roteirizado por Oren Uziel e Doug Jung. No elenco temos Gugu Mbatha-Raw, David Oyelowo, Daniel Bruhl, John Ortiz, Chris O´Dowd, Aksel Hennie, Ziyi Zhang, Elizabeth Debicki, dentre outros.
 O longa se passa numa nave espacial no espaço, pois a energia de todo planeta terra está se esgotando e algo deve ser realizado. Uma nave de alta tecnologia é construída pra lá no espaço colocar em execução um poderoso acelerador de partículas que pode ajudar este problema que está ocorrendo na terra, pois a Rússia está prestes a atacar os Estados Unidos e outras situações perigosas estão prestes a acontecer. Com isso foram escolhidos os melhores astronautas, cada um cuidando de uma função específica então temos uma inglesa, um alemão, um americano, um brasileiro... Sim, um brasileiro, um italiano, um russo e uma chinesa que tem essa grande responsabilidade nas mãos, porém eles tentam algumas vezes e sempre algo da errado. O filme começa com eles a mais de um ano lá em cima tentando fazer dar certo com o tempo suficiente enquanto se comunicam com o pessoal da terra e passam os registros do que está acontecendo. Assistindo uma reportagem, um homem que se diz conhecer todas as teorias sobre o acelerador de partículas sendo o autor do livro 'Cloverfield: Paradox' disse que aquilo pode ser a única chance de salvar a terra sobre a escassez de energia, porém aquilo é tão poderoso que é capaz de abrir portas para outras dimensões e realidades diferentes sendo transportados pelo espaço mesmo e até mesmo 'libertar' monstros marinhos, alienígenas e até mesmo demônios, isso é: algo de bom que eles podem (ou pensam) estar fazendo pode resultar numa catástrofe maior ainda, mas eles não tem outra escolha e tenta novamente chegando num nível nunca superado, porém não o suficiente ficando com combustível suficiente para mais duas tentativas. O problema aparece quando, depois de quase conseguirem nesta última vez, eles conseguem perder a terra de vista. 


 O longa pegou todos de surpresa como eu que vi a informação na internet e pirei correndo pra ir assistir, porém infelizmente muitos 'torceram o nariz' pro terceiro longa da franquia 'Cloverfield' que estava com tudo depois do elogiadíssimo 'Rua Cloverfield, 10'. O que acontece é o seguinte, depois do primeiro os demais filmes não são rodados com o nome 'Cloverfield', pois só depois que os envolvidos com o projeto como o 'cabeça' J. J. Abrams lê o roteiro e sabe como é a história decide 'comprar' o longa e fazer com que ele seja parte do universo 'Cloverfield' adicionando alguns pontos no filme e conexões que fazem ter ligações diretas com os demais filmes da franquia.
 'Cloverfield: Paradox' pra mim foi essencial pra franquia 'Cloverfield', pois sempre tem aquele mistério e tudo mais, mas o longa mostra a terra pedindo ajuda e quase entrando em colapso com as pessoas quase entrando em guerra pra conseguir os últimos recursos que ele tem, as maiores potências estão preparadas enquanto os astronautas fazem de tudo pro acelerador de partículas dar certo, porém, como esperado, coisas estranhas começam a acontecer dentro da nave quando eles perdem a terra.
 Vamos lá: 'Paradox' vem de 'Paradoxo' que quer dizer: 'pensamento ou argumento que contraria os princípios básicos ou gerais que orientam o ser humano, aparente falta de senso ou de lógica, contradição' (sim, eu vi no dicionário da internet) e isso circula no longa inteiro, pois coisas sem nexo começam a acontecer dentro da nave colocando a vida de todos em perigo. Existem muitas teorias sobre o que está acontecendo, mesmo com as coisas mais absurdas, porém se você viu os dois primeiros longas tudo vai ficar mais claro e você terá suas teorias que outras pessoas tiveram também sobre o longa, pois não é algo certo, como eu disse, 'Cloverfield' é uma franquia de grande mistério que tem como 'missão' colocar ideias em nossas cabeças para teorizarmos sobre elas, sobre as situações, fazer conexões existentes e até mesmo inexistentes sobre os filmes lançados e tentar tirar alguma conclusão sobre tudo aquilo. Eu gostei por novamente contar uma história com pessoas que não tem ligação alguma com as demais do primeiro e nem do segundo filme, é um outro ponto de vista, outro tempo (não se sabe se acontece antes, depois...) como eu disse, tudo mistério e teoria que não te deixa as cegas no final, pois você vai entender algo e juntar as pontas.
 Muitas pessoas não gostaram do filme e agradeceram pelo mesmo não ter sido lançado nos cinemas, mas realmente eu não consegui enxergar esse 'ponto fraco' que não o classificou como um 'longa que poderia ter ido pras salas de cinema', pois nome 'Cloverfield' tem, então não sei se eles acharam o enredo 'mais fraco' que os outros ou se quiseram lançar este na plataforma pra ver quanto iria gerar e como seria a recepção pra depois lançarem 'Overlord' nos cinemas no ultimo trimestre do ano, que aconteceu e é de J. J. Abrams que decidiu na última hora de não incluir no 'universo Cloverfield', essa é a questão. Vou ser sincero que o longa realmente perde para os outros dois filmes, mas de longe consegue ou ao menos tenta manchar o nome 'Cloverfield', talvez porque não tivemos muito contato com os extraterrestres neste filme ou porque a história não avançou muito nas explicações trazendo ainda mais perguntas. A trama é muito bacana, eles ficam na nave e chega um momento que as coisas que acontecem lá dentro são tão estranhas que o fato de perderem o planeta terra de seus satélites é o menor dos problemas e o pessoal não gostou dessa 'falta de preocupação', mas é filme, cada um tem um ponto e o espaço 'Black Dog' o classifica como um 'bom / ótimo' filme, existiu uma tensão leve, diferente dos demais, mas foi um filme curioso com muitas situações e coisas estranhas acontecendo conseguindo alimentar o universo 'Cloverfield', poderia ser melhor em relação aos outros, mas não foi, porém não conseguiu ser tão inferior ao ponto de tacarem pedras em 'Paradox', apenas não foi, mas a história é boa e me surpreendeu. Já falei na postagem de 'Rua Cloverfield, 10', mas falarei aqui novamente: J. J. Abrams disse oficialmente que o quarto longa do universo 'Cloverfield' está sendo trabalhado, infelizmente como os longas são muito secretos, ninguém sabe sobre o que se tratará e muito menos os atores que estão trabalhando (acho que vão começar ano que vem, acho que o roteiro está sendo trabalhado) não sabem, pois um 'nome genérico' é dado pra eles e eles atuam sem saber que o mesmo fará parte de 'Cloverfield', então só iremos saber no máximo um mês antes da estréia e eu ainda aposto em 2020, espero que seja ano que vem, mas vamos ver, acho que está muito em cima com 'Paradox' e 'Overlord' em 2018, acho que em 2019 ele desaparecerá. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.
 E uma informação antes que eu me esqueça (lembrei agora) sobre essa ideia dos 'cabeças' envolvidas em 'Cloverfield' comprarem longas e depois adicionarem o nome 'Cloverfield' ao título e mudarem algumas coisas no roteiro, por pouco, pouquíssimo mesmo não aconteceu com o filme 'Um Lugar Silencioso' que foi lançado este ano e, com certeza, daria pra dar essa 'continuidade' ao universo, mas mudaram de ideia e não faz parte do universo 'Cloverfield' como 'Operação Overlord' que também não faz. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário