domingo, 16 de dezembro de 2018

Círculo (Circle)


 Existem alguns filmes que se chamam 'O Círculo' ou 'Círculo' aqui no Brasil, então este eu encaixei como 'Círculo' (Circle) que é o nome original dele lá fora (costume dos filmes aqui serem traduzidos como bem entender pelos responsáveis 'brazucas' como, por exemplo o novo filme dos heróis da 'Marvel' o tão aguardado 'Avengers: End Game' que estreia ano que vem e aqui em vez de traduzirem 'Fim de Jogo' chamaram o longa de 'Vingadores: Ultimato', mas enfim, foi apenas um exemplo e que eu estou ansioso pra ver o longa.
 Vamos para 'Circle' que é um longa de ficção científica com um pouco de mistério dirigido e roteirizado por Aaron Hann e Mario Miscione. No elenco contamos com Allegra Masters, Aimee McKay, Ashley Key, Carter Jenkins, Daniel Lench, Daniel Yelsky, Jamie Lee Redmon, Kaiwi Lyman, dentre muitos outros.
 O longa é um filme único onde você não viu nada igual: cinquenta pessoas acordam em pé dentro de um círculo muito estranho localizado numa sala escura e no meio existe um objeto que dispara raios a um tempo determinado em um dos indivíduos matando-o. Com isso as pessoas que devem ficar dentro do seu círculo não pode sair, caso contrário o raio a atingirá, e eles obviamente entram em pânico e tentam entender o que está acontecendo e como foram levados até aquele estranho lugar. O filme estreou no dia 16 de Outubro de 2015.


 Essa é a essência do filme que mistura o mistério do que está acontecendo dentro daquele local sem escapatória enquanto as pessoas vão morrendo e eles devem descobrir como está acontecendo, qual o motivo e até mesmo decidindo quem deve ser o próximo.
 É um longa que só da pra assistir uma vez (assisti a segunda vez ontem), pois depois que tudo é revelado (na verdade a história é bem estreita e curta e no final é revelado e ponto) e se você ver pela segunda vez fica massante pelo percorrer, pois até mesmo na primeira vez é um pouco massante de conferir os 86 minutos de duração de tudo aquilo.
 Mas por que é massante? Pois nada além de mortes acontecem, o longa também quer passar como as pessoas reagem quando estão prestes a morrer e como são capazes de enganar e até mesmo querer viver na escolha de deixar um idoso ou uma mulher viver. Então no decorrer do filme eles contam histórias, algumas teorias e depois que descobrem como funciona tudo aquilo eles meio que escolhem no aleatório ou tentando 'descobrir os podres' de uma pessoa para matá-la, pois 'o círculo' não perdoa e vai matando e eles querem ganhar tempo ou serem os finalistas pra sair de lá, mas até acontecer as pessoas vão morrendo. Realmente foi uma ideia criativa, pois não existe um filme assim (pelo menos nunca ouvi falar), mas também não existe um filme sobre um peixe com pernas que entra na seleção da Arábia Saudita pro time ganhar a Copa, concorda? Isso é: nem sempre o 'novo', o 'inédito' é bom, pois o longa 'Circle' se limita muito apenas nos diálogos dando aquela pequena 'esperança' pra curiosidade final quando sobrar uma pessoa onde demonstra um resultado muito pobre que não vale a pena conferir toda obra pra ver aquilo.
 A dupla de diretores e roteiristas apostaram nos diálogos, alguns chegam perto de ser interessantes sobre quem deve morrer ou viver, mas a maioria é muito 'nada haver' não acrescentando nada como um homem que vê uma mulher com os seios grandes (nem eram tanto assim, mas enfim) e ele propõe que ela era uma atriz pornô, mas ela nega e fica nessa discussão um tempinho deixando o caminhar do longa muito insosso. Ao meu ver o material poderia ser melhor apresentado se fosse um curta de vinte minutos ou meia hora no máximo e não três vezes isso, onde tinham umas vinte pessoas e podiam aumentar a tensão e melhorar os diálogos, mas não funcionou em noventa minutos onde o longa apresenta uma lerdeza em seu andar e não chegamos a lugar nenhum até o final que não é legal e só temos discussão e coisas do tipo, o que também não ajudou o filme a decolar.
 Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Circle' como um filme 'ruim' (duas estrelas), está de bom tamanho pra ele, pois pra quem vai assistir a primeira vez fica curioso com o ambiente que o longa atua e fica curioso pra ver onde tudo aquilo vai chegar, então pela curiosidade que ele tenta montar eu avaliei com tal nota, mas tirei o quesito do final que o mesmo apresentou. Ficou curioso e ão tem nada mais interessante pra assistir? Assista, viva essa 'experiência', mas não espere muitas coisas. Fique com três vídeos sobre o filme 'Circle' abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário