quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Julieta


 E hoje falarei do drama dirigido por Pedro Almodovar chamado 'Julieta' sendo o vigésimo de sua carreira. Dirigido por ele mesmo, no elenco temos Emma Suaréz, Adriana Ugarte, Daniel Grao, Inma Cuesta, Dario Grandinetti, Michelle Jenner, dentre outros.
 Curiosamente o roteiro do filme foi escrito em inglês e iria ser produzida em alguma locação no Canadá onde Pedro e seu irmão estavam estudando tais hipóteses, porém veio a ideia de 'criar' a história em um outro país e a Espanha foi escolhida e o roteiro foi 'traduzido' e passado completamente para terras espanholas. Com isso o elenco foi espanhol e o plano primário era dar o papel pra atriz Meryl Streep, mas ficou com Emma Suaréz que acredito ter cumprido seu papel muito bem. O longa estreou no dia 7 de Julho de 2016.
 No filme contamos a história de Julieta, uma mulher que vive com seu namorado que estão prestes a  fazer uma viagem pra Portugal, porém andando na rua ela encontra Beatriz, a melhor amiga da filha dela na infância e com isso vem as lembranças da garota que não vê a mãe faz décadas por uma situação que aconteceu onde a garota chamada Antía se distanciou 'secretamente' da mãe e foi viver independentemente desde que completou a maioridade. Muito triste ela decide não viajar mais e começa a escrever num caderno a história de sua vida desde quando ela tinha 25 anos de idade e lecionava numa escola como professora substituta e conheceu o pai da garota num trem.


 Eu me amarro muito em filmes que seguem essa 'linha de raciocínio' contando uma história (que é o caso neste) ou que se passa uma história onde se passa um longo período de tempo contando a história de vida real de fato da personagem dando referência maiores a acontecimentos e situações que mais deram valor ou que 'pesaram' na vida da mesma.
 'Julieta' é um filme muito bem trabalhado com poucos personagens que consegue 'girar' muito bem tendo uma história muito bem contada e interessante. O longo conta três fases da vida de Julieta, a juventude dela onde ela conheceu Xoan num trem e tudo o que passou com ele que foi o grande amor de sua vida tendo uma filha com ele e imaginando a 'vida perfeita' ao lado dele, a fase de sofrimento onde ela se apoiou na filha por uma situação que ocorreu onde ela teve depressão, porém Antía não poderia estar completamente ao lado da mãe por estudar e ter sua vida e a mulher 'se grudava' na única coisa que a mantinha viva de verdade e depois que a garota resolveu 'sumir do mapa' e Julieta teve que viver sozinha por uma grande parte de sua vida enfrentando seus demônios e tentando encontrar sua filha.
 É uma história bonita que não se foca apenas nisso, mas também conta um pouco sobre os pais de Julieta onde ela levava a filha ás vezes e a amiga de Xoan, a Ava que era uma artista local onde o casal morava. É um filme leve e um tanto quanto 'simples', a história não tem reviravoltas e é direta mostrando a linha do tempo da personagem central e o que ela tem passado e vivido nessa vida até tentar esquecer a filha e se unir com Lorenzo que ofereceu uma nova vida pra mulher que foi lembrada pela melhor amiga da filha que Antía já era mãe de três filhos e toda história que ela tentou esquecer volta á tona mudando sua vida novamente e a fazendo escrever sua história. 
 Gostei muito, é um longa bom que divide opiniões sobre a escolha de Julieta e até mesmo da filha e acredito que muitos irão abraçar a obra ou até mesmo se colocar no lugar de Julieta ou de Antía, pois existem muitos casos semelhantes onde sempre um lado se prejudica muito mais que o outro, porém acontece. O espaço 'Black Dog' classifica 'Julieta' como um 'bom' filme (três estrelas) com uma boa dose de drama que escorre pelas entrelinhas do longa e não apenas se foca numa situação fazendo o telespectador sentir 'todo o pesar' de tal cena ou situação, no filme nada é tão 'aprofundado', as situações são consideradas rápidas, pois estamos contando uma história então uma variedade de acontecimentos são relatados fazendo o telespectador ficar interessado na história e onde tudo aquilo vai levar. Pra quem gosta de drama irá gostar muito do filme, pode confiar em mim e fique com três vídeos do mesmo abaixo pra conferir um pouco sobre o que o mesmo lhe aguardo se resolver assisti-lo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário