terça-feira, 6 de novembro de 2018

Ana e Vitória


 'Ana e Vitória' (ou 'AnaVitória') é um longa nacional de romance com comédia 'musical' dirigido por Matheus Souza que também trabalhou no roteiro e no elenco temos Ana Caetano, Vitória Falcão (a dupla), Victor Lamoglia, Thati Lopes, Erika Mader, Clarisse Muller, Bryan Ruffo, dentre outros.
 A minha duvida assistindo o longa é se a dupla 'Ana e Vitória' existiam de fato e a resposta é sim. Tal filme não é um documentário, mas sim uma ficção que mostra como as duas se conheceram, como foi o começo da fama, os dias que elas passaram no Rio de Janeiro pra gravarem para uma rádio e depois o primeiro álbum e, com isso, o primeiro show da dupla, tudo com altos e baixos no quesito romance que as duas enfrentam praticamente o filme inteiro se perguntando se realmente existe essa coisa chamada 'Amor'.


 Vamos com calma, só lembrando que neste campo abaixo eu dou minha opinião sobre o olhar que tive sobre a obra, não tenho nada contra a dupla (eu nem conhecia desde ontem) e vou falar aqui sobre o longa e um pouco a mais (pois sempre rola um pouco a mais). Bom, o filme está ainda em cartaz em alguns cinemas do Brasil e realmente eu gostei muito das duas garotas, elas são lindas, engraçadas e tem um estilo muito legal, Ana (essa de cabelo curtinho) fala muito, é indecisa porém tenta entender fazendo uma reviravolta enorme diante de uma ideia e tudo mais (no longa, não sei se ela é assim na 'vida real'), e Vitória é uma garota mais calma que realmente não sabe o que quer de fato na vida se perguntando o que fazer e não tendo certeza em nada, se acontece algo e 'a onda' empurra ela pra fazer algo ela faz e ponto final.
 O filme é divertido por conta das duas e ponto final, pois eu realmente não entendi o sentido de algo desses acontecer e ainda mais sabendo que elas existem de fato. Vou explicar pra você entrar no meu raciocínio: o longa não explora a vida das garotas que são 'conhecidas' sendo uma ficção que poderia 'rechear' mais a história, mas não acabou recheando nada. 'Ana e Vitória' foca desde o começo em relacionamento enquanto as duas são bissexuais, Ana namora com garotas e tem um relacionamento com um rapaz depois enquanto Vitória segue 'a onda' e o que aparecer ela "tenta" se confundindo por inteira e o longa centra tanto, mas tanto nesse quesito que não parece algo relacionado a dupla 'Ana e Vitória', mas sim que qualquer roteiro poderia ter tais informações sobre jovens e relacionamentos e rodar um filme e não precisaria ter a presença das duas artistas! Isso é, como o longa é centrado de algum modo nas duas e na vida delas e na carreira (começo) eu acredito que poderia contar um pouco mais sobre as personagens, algumas situações, algo interessante, mas o filme não se cansou de ficar batendo na mesma tecla de 'vamos criar um relacionamento aqui, outro aqui e vamos amarrar tudo pra ver o que acontece' e fica num ciclo tão vicioso que nem as garotas estão sabendo em que relacionamento estão enquanto namora com uma garota tem um cara esperando e ela não sabe como dispensar a garota pra ficar com o cara e fica nessa confusão transformando o filme em um 'longa romântico muito confuso entre relacionamentos héteros e homossexuais". 
 Eu não acredito que a dupla só tenha essa história pra contar, que a vida delas só giram em torno disso e realmente é muito estranho. Ou só isso de fato aconteceu no começo da carreira delas e quiseram 'frisar' isso muito, mas muito onde o longa tomou o 'tema' sobre 'relacionamentos' e conseguiu deixar a 'música' em segundo plano. Se foi algo de ficção, poderiam criar situações com as garotas, mostrar as duas se divertindo ou passando por algum problema, não sei, pra fugir um pouco e deixar os holofotes realmente iluminarem a dupla 'Ana e Vitória', pois os mesmos neste filme só iluminou essa bagunça dos relacionamentos. Eu acho ótimo filmes que abordam esse tema de bissexualidade e homossexualidade, mostrando que pessoas que você admira ou personagens tratam isso de uma maneira comum e normal, pois realmente é de fato, mas parece que o filme só focou nisso! 
 Pra não fugir muito do assunto que se tratava de uma dupla de garotas que cantam, o longa recheou o filme de músicas delas onde as mesmas cantam no meio de algum problema relacionado a... (você sabe!) relacionamento e toda essa bagunça, ao meu ver isso deu, pois eles estavam certos que o filme estava fugindo de 'Ana e Vitória' e tomando um outro rumo, então decidiram colocar as músicas delas no meio dessa bagunça pro telespectador lembrar que, de fato, estão assistindo um filme delas. Como eu disse, as garotas são divertidas e muito legais, cada uma com uma personalidade bem forte, mas o longa não aproveitou isso e apenas focou no relacionamento delas que elas tinham no próprio hotel. Tudo bem que se você gosta, admira ou conhece a dupla e vai ver o filme pode até achar que foi muito legal e tudo mais, mas vendo pelo ponto que é um filme e ainda temos 'ficção', ao meu ver não precisava desses 'loopings' intermináveis onde até o fim tem um relacionamento e do nada ele termina. Se de fato fosse um documentário sobre as duas eu até entenderia se isso ficasse se repetindo, mas não é e acredito que a 'ficção' 'turbinou' esse fato dos relacionamentos, pois só existiu isso no filme. Com tudo isso o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'Ana e Vitória' como 'ruim' (duas estrelas) pelo fato do mesmo assunto se repetir inúmeras vezes como eu estou repetindo aqui (é uma repetição só) e o roteiro ser muito pobre. Confira abaixo três vídeos sobre o filme e conheça um pouco da história dessa dupla.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário