sexta-feira, 12 de outubro de 2018

O Trote


 'O Trote' (nome original: 'Goat') é um filme de drama dirigido por Andrew Neel que também roteirizou ao lado de David Gordon Green e Mike Roberts. No elenco temos Nick Jonas (sim, do 'Jonas Brothers', mas aqui ele está mais 'bad ass'), Ben Schnetzer, Danny Flaherty, Jake Picking, Austin Lyon, Virginia Gardner, dentre outros.
 O filme conta a história de Brad, um cara gente boa que ao sair de uma festa um homem que diz estar na festa pede carona levando junto um amigo e os dois levam o jovem numa emboscada roubando seu carro e machucando muito ele. Depois de se recuperar onde sempre seu irmão Brett está ao seu lado, Brad decide voltar a estudar e, com isso, entrar numa fraternidade onde seu irmão já fazia parte. Para provar pra ele mesmo que não tinha mais medo de nada por conta do acidente que sofreu, o jovem está disposto a realizar inúmeras tarefas e entrar em diversas situações, muitas delas constrangedoras para conseguir seu posto dentro da fraternidade onde seu irmão e os amigos dele fazem parte, tudo isso pra criar laço com novos companheiros da fraternidade e participar de inúmeras festas.


 Assisti o filme ontem e eu não vou mentir pra vocês que fiquei chocado com o material presente no longa. O filme foi bem trabalhado, é um projeto bem feito e roteirizado, mas ao meu ver eles pegaram um 'material' muito ruim de se trabalhar. Vamos lá: o início do longa começa com o pé direito, logo gostamos do personagem Brad que participar de algumas festas da fraternidade sendo convidado pelo irmão que já faz parte e rolando muita 'besteira juvenil' como beber até cair, dormir com pessoas bêbadas e andar pela casa quase sem roupa, o garoto se mostra 'o mais certo' enquanto todos os outros parecem loucos vivendo como se não houvesse o dia de amanhã, ele até gosta de uma garota chamada Leah. Bom, logo ele é levado pra emboscada e depois todos ficam perguntando pra ele como se sente depois do acontecimento e tudo mais, mas pra ele não ficar sendo 'o coitadinho' da história e pensa em voltar a estudar, ele decide entrar na fraternidade e automaticamente, como todos os calouros, passar por trotes realmente doentios por semanas para elegerem os mais fortes que farão parte, e pra ele só assim iriam perceber que ele é 'um cara durão'. 
 O filme é bacana, a história tem um desenrolar legal, mas como eu disse acima, eu achei muito forte e um assunto muito 'ruim' de se abordar, pois o trote em si toma conta de uns 40% do longa mostrando que os jovens são completos idiotas para aceitarem participar de um 'ritual' para fazerem parte (se conseguirem) de uma fraternidade para conseguirem ir em festas e pegar garotas. 'Trotes' que eu digo como esses de faculdade que agora foram proibidos, mas que muitos expôs pessoas a fazerem coisas realmente degradantes e hoje existe o trote solidário (acredito que ainda exista, não sei), mas eu achei o tema bobo e só para comprovar: essa história é baseada numa história real.
 O longa não é só focado nos trotes que é o carro chefe do filme, acontecem outras situações sobre a fraternidade e os irmãos que deixa o longa interessante, mas o telespectador não consegue tirar da cabeça as cenas dos trotes. "Mas as cenas sobre os trotes é tão 'repugnante' assim?" Não de fato, mas eu enxerguei muita 'estupidez masculina' que não me deixou confortável ao assistir contando que as outras situações na história tiveram um peso muito menos no meu ponto de vista. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'O Trote' como um filme 'ruim' (duas estrelas) por este ponto, tudo bem que é uma tradição e tudo mais, mas eu me senti desconfortável e não gostei de assistir tais cenas, a história segue por um caminho legal, mas os trotes aplicados roubaram a cena e acabou roubando a nota como podem ver. Confira abaixo três vídeos sobre o longa que estreou no mês de Novembro de 2016 diretamente nas plataformas de streaming. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário