sábado, 20 de outubro de 2018

Feito na América


 E estou 'a cá'.. aqui pra falar de mais um longa que já tinha assistido, porém o vi ontem novamente pra falar aqui no 'Black Dog' pra vocês e ele se chama 'Feito na América' (título original: American Mode') da 'Universal Pictures' que estreou nos cinemas no dia 14 de Setembro de 2017 (não me lembro que filme eu fui ver e vi o poster deste e fiquei com muita vontade de ver), mas enfim, o longa é uma biografia (sim, baseado em fatos reais contando a história de um homem) e policial contando uma aventura, dirigido por Doug Liman e no roteiro temos Gary Spinelli. No elenco contamos com Tom Cruise, Sarah Wright, Domhnall Gleeson, E. Roger Mitchell, Caleb Landry Jones, Lola Kirke, Jesse Plemons, dentre outros.
 O longa conta a história de Barry, um piloto de avião sendo um dos mais jovens da companhia que tinha uma vida mediana com sua esposa Lucy até que lhe foi oferecido um serviço da CIA pra ele apenas tirar fotos da guerra que estava acontecendo sobrevoando a América Central. Ele decide largar o emprego e pegar este até o homem ser pego por, nada mais nada menos que Pablo Escobar e seus dois cúmplices onde oferecem ao homem um outro serviço: entregar drogas onde lhe ofereciam dois mil dólares por quilo. Daqui pra frente ele começou a se envolver com mais e mais serviços chegando a trabalhar até na Casa Branca juntando muito, mas muito dinheiro e mudando de vida completamente até que a coisa mudasse de figura. Sera que o 'gringo que resolve as coisas' irá conseguir sair dessa?


 Eu não sou acostumado a ver grandes filmes como estes, como 'Missão Impossível', por exemplo, por eles serem muito grandes, ter uma história meio complicada de entender e muitas reviravoltas onde me perco com facilidade. Porém eu tentei assistir 'Feito na América' um tempo atrás e o longa me agradou muito contando uma aventura baseada em fatos reais de Barry Seal, onde sua vida foi também retratada no filme 'A Vida por um fio: Entre a Lei e o Crime' em 1991 (que ainda não vi), e eu admirei muito o filme e a história desse homem que realmente teve muita coragem pra fazer pelo menos metade do que o filme Hollywoodiano contou (claro que ele não fez 100% da história contada, mas podemos marcar uns 50% pela minha matemática que não é das melhores).
 O longa tem 115 minutos de duração, porém você se envolve muita na história (se for do seu gosto) e não percebe o tempo passar. Gosto muito de histórias (já comentei aqui) que mostram a evolução de um personagem e aqui conta praticamente toda a vida de Barry Seal desde quando ele largou o emprego na companhia aérea pra se envolver nesses trabalhos independentes. Tom Cruise é um grande ator e acredito que este é um de seus melhores trabalhos, pois não tem aquela coisa de fazer coisas impossíveis (referência de 'Missão Impossível' de novo) onde ele pula de prédio, explode carros e tudo mais, o longa 'Feito na América' é mais centrado, conta algumas aventuras dentro da grande aventura, algumas situações até mesmo perigosas que ele se meteu entre outras coisas que ajudam o longa a percorrer seu caminho. O bacana também de ressaltar é que o longa se passa alguns anos antes de 1980 e ele grava algumas fitas cassetes pra nos contar a história, sobre onde ele estava indo, qual seu plano e tudo mais. 
 Gostei muito do filme, assisti ontem porque eu realmente tinha admirado o trabalho e toda história de Barry e suas riquezas que são invejáveis parecendo piada que, claro, você só verá quando assistir o longa. O caminhar dele é bacana, as coisas vão acontecendo e tal e o telespectador vai se envolvendo a cada situação, por isso ele não precisou contar com ação, por exemplo, pra prender o telespectador, já que o foco do filme não é mostrar trocas de tiro e sim a vida de Barry. Contudo, o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'Feito na América' estrelando Tom Cruise como um 'excelente' filme (cinco estrelas) e realmente eu o achei incrível, a história foi muito bem contada dentro de quase duas horas de duração e está super indicado pra quem ficou curioso sobre a história desse homem que começou a enganar todos para não ser preso num determinado momento, porém não contava dos perigos que o avistavam. Confira abaixo três vídeos sobre o filme.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário