quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Invocação do Mal 4: O Último Ritual

                                              

 Antes de tudo, essa postagem será mais que especial onde falarei do filme 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual', sem nenhum 'spoiler'! Então não precisa se assustar com o tamanho da crítica, pois eu falarei de muitas coisas como sentimentos, o que achei, o que poderia ter e se gostei ou não ou até mesmo se vale a pena assistir nos cinemas ou não (se vale o valor do ingresso que eu acho que está bem caro), alguma rede de cinemas de São Paulo pra me patrocinar, por favor? 

 Estreando hoje, no dia 04 de Setembro de 2025, o quarto e último filme da franquia chega nos cinemas prometendo um desfecho para as histórias de casos e investigações paranormais do casal Warren (aqui da família). Dirigido por Michael Chaves (o James Wan adotou esse cara, não é possível) e roteirizado por Ian Goldberg, Richard Naing, David Leslie Johnson-McGoldtrick na franquia criada por James Wan. No elenco temos Vera Farmiga, Patrick Wilson, Elliot Cowan, Ben Hardy, Beau Gadsdon, John Brotherton, Mia Tomlinson, Madison Lawlor, dentre outros.

 O quarto (e último filme da franquia) se passa no ano de 1986 onde o casal Warren quer se aposentar dos casos, pois Ed está piorando com o eu problema no coração e Judy, a filha do casal, está grande e prestes a se casar e agora eles querem sossego depois de muitos casos envolvidos. Porém, um caso na Pensilvânia surge onde os noticiários não param de falar sobre envolvendo uma grande família que está sendo atormentada por estranhas aparições depois de ganharem um 'belo espelho' de um membro da família. O casal Warren acaba abrindo uma exceção pra investigar o caso, mesmo sem ter muito conhecimento dele nos noticiários, mas sua filha Judy sente alguma ligação estranha com aquela entidade onde a jovem toma a iniciativa e incentiva os pais a ajudar aquela família realizando o último serviço do casal antes da aposentadoria.


 Eu já falei pra não se assustarem com muitos textos, pois não terá 'spoilers' e as informações aqui presentes não afetará em nada a sua experiência assistindo ao filme (se decidir assistir) tudo bem? Pode confiar e se puder compartilhar com os amigos eu fico contente! Mas vamos lá: James Wan! Sim, esse cara é muito bom e um dos maiores no quesito filmes de terror da atualidade criando 'Jogos Mortais', 'Sobrenatural' e 'Invocação do Mal' que viraram grandes franquias muito lucrativas, fora outros projetos em paralelos de menor escalão que ele trabalhou ou foi envolvido de algum modo. É muito bacana quando surge um talento dentro de um ramo de filmes que gostamos, mas o chato é quando ele não retorna para suas sequências, nem mesmo pra dar alguns pitacos. Os dois primeiros filmes da franquia 'Invocação do Mal' ('The Conjuring') forma incríveis de maneiras diferentes onde consolidou com força a marca que estava extremamente forte junto com 'Sobrenatural' ('Insidiois') que também pertence á James Wan onde os dois primeiros filmes foram incríveis e Patrick Wilson está presente em ambos, porém as coisas começaram a desandar no terceiro em ambas franquia e claro, vou focar aqui em 'Invocação do Mal', mas todos os filmes das duas franquias (tem 'Jogos Mortais' aqui também) estão todos criticados nesse espaço / blog, basta usar a barra de pesquisa e digitar o nome do filme ou de 'James Wan' pra ver no que ele teve envolvido, tem muitas coisas sobre esse cara por aqui.
 Onde eu quero chegar? Estamos quase lá e eu não tenho pressa, vamos conversar! 'Sobrenatural' chegou no quinto e "último" filme há dois anos (se não me engano) pra fazer um desfecho colossal na história que originou os dois primeiros e ótimos filmes onde, infelizmente, nesse quinto o James Wan não estava presente (desde o terceiro ele não deu as caras) e o resultado foi deprimente (leiam a postagem e sintam meu desespero) o que foi uma grande pena, pois uma história que moldou de uma forma incrível se encerrar daquela maneira 'pobre, tosca e cheirando mal', foi um verdadeiro tapa nas cara dos fãs da franquia e eu tenho essa marca até hoje.


 Desculpem, eu esqueci que não iria falar de 'Sobrenatural' por aqui, mas o baque foi tão grande que eu estou irritado até hoje! Mas voltamos para 'Invocação do Mal' que apresentou dois filmes incríveis no início com a pegada de uma família sendo atormentada por espíritos malignos e demônios com uma história por trás (um 'background' interessante e bem construído) onde os Warren se envolvem e depois e muito esforço conseguem resolver aquela situação. No terceiro filme, quem comandou foi Michael Chaves, que foi chamar ele á partir de agora de 'Chavinho'. Então, Chavinho fez 'A Maldição de Chorona' um 'spin off' de 'Invocação do Mal' (aqueles filmes do 'Invocaverso' que tem todos aqui nesse espaço também, pesquisem pra saber) onde o longa contava a história de uma lenda mexicana (ou algo do tipo) de uma criatura que nunca deu as caras em nenhum filme 'oficial' de 'Invocação do Mal' diferente de 'Annabelle' e 'A Freira' que foram os outros dois filmes que viraram 'spin-offs franquias', mas enfim... 'A Maldição de Chorona' foi uma 'tentativa' de expandir o 'Invocaverso' com um cara novo no pedaço (o querido Chavinho) onde o longa foi tão ruim e criticado que logo tiraram OFICIALMENTE o longa do 'Invocaverso', desligaram! Se pudessem excluir ele da existência a equipe responsável faria. Ok eu entendendo, foi uma tentativa, não deu certo e se arrependeram e quem estava envolvido? Chavinho. 
 Não sei se ficaram com medo do Chavinho ficar irritado, ou ele se redimiu que os responsáveis (falo isso porque não sei e foi o James Wan e se foi ele, creio que o cara adotou Chavinho, pois não é possível), entregou nas mãos dele o projeto 'Invocação do Mal 3' que saiu com problemas por causa da pandemia na época, mas enfim: o longa não foi muito bom, se 'desconectou' dos passos dos dois primeiros (que foram estupendos) e a franquia sofreu uma 'pequena queda'... Um tipo de 'tropeço'! Pois uma marca que estava tão forte, acabou tendo um filme bem abaixo da média com o terceiro que quem foi o responsável foi o Chavinho! Ele não foi 'tudo de ruim', mas muitos fãs da franquia consideram o terceiro como o pior filme da franquia, por ser o mais diferente, ter um ar de investigação e seguir um outro caminho mudando o bom time que estava jogando e fazendo vários gols e colocando o time reserva pra dar uma variada... Que ideia de gênio.
 

 Claro que vendo a 'queda' do terceiro filme, eu e creio que muitos, pensaram que deram chances demais ao pobre Chavinho e que seria melhor ele seguir numa carreira 'menor' de tocar filmes menores ou até mesmo de baixo orçamento pra ir se aprimorando com o tempo e, quem sabe, um dia ele aprenda e chegue a brilhar com uma nova franquia na praça! Mas não, eu não ei se falta diretor na 'Warner Bros', não sei se James Wan (criador dessa e de outras fantásticas franquias do terror) está cansado e não quer pegar a responsabilidade pra si, mas anunciaram o quarto filme que se não me engano foi em 2024 que começou a 'pipocar' as notícias e um nome estava envolvido: Michael Chaves novamente estava por trás de um grande projeto de 'Invocação do Mal', mesmo apresentando o terrível 'Chorona' e derrapando feio no terceiro filme da franquia principal, inventaram de dar outra chance pra ele de agora comandar o último filme da franquia principal, o último filme de 'Invocação do Mal' (que empresa boa de dar tantas chances pra um homem só).
 Quando eu soube dessa notícia eu fiquei desanimado, pois Michael Chaves não está á altura de trabalhar num grande filme da franquia e ele demonstrou isso no terceiro e a empresa viu que os números eram menores e que a galera não gostou ou gostou, mas em menor escala do que os dois primeiros filmes. Mas o que seria certo a se fazer? Por mim é chamar James Wan pra finalizar algo que ele deu início! Mas a agenda está cheia! Que espere! Pois ninguém está com pressa de nada, queremos qualidade! "Mas James Wan não quer mais trabalhar com essa franquia! Então chame outro nome com currículo! Com filmes que possuem criticas positivas! Creio que seria uma honra pra qualquer cara mestre no ramo do terror colocar as mãos no último filme de uma das franquias mais badaladas de todos os tempos! Mas não foi o que fizeram e resolveram chamar o Chavinho mesmo (não sei o motivo, talvez pensaram que ele estava 'familiarizado' com o 'universo de Invocação do Mal', mas isso é balela, pois o cara e mostrou não estra á altura de comandar um filme de grande escalão, mas decidiram mesmo assim).


 Ainda hoje, mesmo com o terceiro filme não apresentando uma boa história, a marca 'Invocação do Mal' é muito forte na cultura pop e isso nos mostrou na venda de ingressos que aqui no Brasil o longa 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' foi o filme de terror que mais vendeu ingressos na 'pré-venda' até o momento e eu comprei com muita antecedência e muitas pessoas estão chorando na internet porque só vão conseguir assistir no dia 06, no dia 07 ou até no meio da semana que vem porque as sessões estão lotadas e tem cinemas exibindo o filme em 'looping' pois a demanda é grande! A 'Warner Bros' (empresa por trás do filme, na verdade é a produtora) sabe disso, mas porque não dar mais carinho ao filme? Mais respeito para os fãs? Tentar algo novo ou até mesmo demonstrar compaixão pelo último filme de uma das franquias mais badaladas de todos os tempos no quesito terror? Chamar o Chaves novamente? O que esse homem mostrou de positivo pra darem pra ele a grande responsabilidade de fechar uma franquia que, aos meus olhos, não sei se o de vocês ou a empresa tem a mesma visão, se a pessoa erra e vocês querem (motivo não sei) ficar com a pessoa, adotar ela, coloque em projetos menores! Simples, pois o estúdio tem filmes de escalão menor, mas colocá-lo dentro dessa responsabilidade?
 Bom. Eu estava com as expectativas baixas e ainda mais quando no final do ano de 2024 saiu notícias que ele estava falando que teria cenas incríveis, as melhores de todos os filmes da franquia e que o 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' iria marcar por ter uma história 'assim e assado' e eu não engoli nenhuma palavra de Chavinho e o tempo foi passando até estrear o filme e eu ir assistir na tarde dessa Quinta com as expectativas lá em baixo. 


 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' foca no último caso do casal Warren (detalhe, na verdade o casal Warren não conseguiu resolvê-lo), mostrando a preocupação do casal que agora tem uma certa idade, querem trabalhar dando palestras e escrevendo livros e não mais colocarem suas vidas em risco. A filha deles, Judy tem seus vinte e poucos anos e está namorando e eles querem ser felizes e levar uma vida pacata sem mais perigos se envolvendo diretamente em nenhum caso. O filme foca no primeiro caso do casal Warren referente á um espelho que eles e enrolaram no passado e depois de décadas, a entidade está atacando uma nova família e os Warren aparecem pra ajudar onde a entidade se mostra conhecê-los muito bem, onde estava esperando por muito tempo pra colocar um fim na família Warren (sim, Judy estava dentro dos planos da entidade demoníaca) e agora eles devem resolver isso.
 O filme tem 2 horas e 15 minutos de duração onde ele foca muito na vida que os Warren estão levando agora e eles só vão ver a família que está passando por problemas no 2/3 do filme. 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' 'quer ter' a mesma pegada dos dois primeiros onde os Warren se hospedam na casa, tem aquele conhecimento e envolvimento com a família prejudicada e também conhecemos e nos apegamos á eles, mas aqui é diferente: como esse 'conhecer' foi tarde demais, a família aqui é apenas uma família que só são pessoas sem nenhuma 'afinidade'... Ok, tem um motivo pra isso, mas o foco aqui só são os Warren incluindo casal, filha e o noivo da filha (filha que se chama Judy) e a família você nem lembra o rosto onde o filme não se esforça em nada pra criar um vínculo pequeno e olha que ela é bem grande. 
 Sobre o terror presente o longa não se sai tão bem: as cenas chocantes, eletrizantes e super inovadoras de Chavinho (ele mencionou sangue), existem, estão no filme e não foram grandes coisas. O longa se esforça muito pra mostrar a união da família e como Judy é importante que acaba desvinculando um pouco (mais que um pouco) do restante da história. Assistindo 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' eu enxerguei momentos que o longa não foi feliz em situações longas demais pra acontecer uma coisa 'boba' e em situações que poderiam se estender, ter ligações com outras situações perigosas pra cabeça do telespectador pirar de tanto caos que estava acontecendo... Mas não, o longa preferiu encurtar e muito as 'situações chaves'. Situações Chaves aqui existem duas que, claro, eu não vou contar sendo uma delas o grande final com o 'embate' contra o demônio da vez que sim, tais situações foram boas, mas não tiveram peso o suficiente pra serem consolidadas, lembradas, pro público perder o fôlego de tanta adrenalina envolvida! Eu senti que elas foram tímidas e me lembrei de grandes situações nos dois primeiros filmes que se consolidaram por ter mais atenção, uma duração maior e que me lembro até hoje (tudo bem que assisti os dois primeiros filmes umas cinco vezes, mas são ótimos), diferente de 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' que não eu a atenção necessária onde, não sei se foi por falta de imaginação, não sabiam o que fazer ou se deram muito tempo no início do filme que não sobrou tempo quando a família entrou na 'jogada' o que eu acho que esse 'elemento' do tempo poderia ser melhor administrado: em meia hora criar situações dinâmicas com a família Warren mostrando como estão vivendo e seguindo suas vidas e depois os colocarem na casa onde passarão por maus bocados! Não foi isso que aconteceu e o medo de estender a duração do filme prejudicou muito o Chavinho (esse foi um dos pontos negativos mais altos) onde ele simplesmente não conseguiu administra mostrando-se sem 'incompetente' pra trabalhar em filmes de portes colossais como 'Invocação do Mal' que atualmente é a franquia de terror mais badalada (digo isso porque eu creio que ela terá sobrevida com os 'spin-offs' futuros), mas eu não sei como ficou a 'marca' dela depois desse quarto filme já que estreou hoje.


 Então 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' é ruim? Não é, mas também não é bom pra um filme que vai fechar uma grande saga onde a 'chave de ouro' aqui passou longe e virou no máximo um 'bronze' bem mequetrefe que a franquia não merecia. O filme pecou no tempo, pecou na duração de algumas situações, na falta de situações de terror inteligente, na falta de afinidade com a família também pois tudo aqui foi pela Judy (eu entendo e tem explicação, mas a família aqui foi totalmente excluída e você sabe como era legal esse laço que os Warren tinham com eles) e o 'auge' do filme foi bem mais ou menos (considerando ser o último filme, foi bem mequetrefe também). 
 Vocês entendem que o último filme de uma franquia deve ser o melhor ou ao menos tentar ser o melhor! James Wan falou em entrevista que deseja finalizar a franquia quando ela está no auge, mas no terceiro filme ela deu uma tropeçada e posso dizer que em 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' ele caminhou dando umas 'trupicadas' como andar numa calçada com muitos buracos e você ser tolo o bastante pra cair em quase todos eles e caminhar desengonçado. Por isso que os erros que vi aqui triplicam e tamanho, pois é o último filme da franquia onde erros não deveriam ser cometidos, o Chavinho não deveria estar aqui, eu ficaria feliz se chamassem um novo nome pra dar um 'refresh' no último filme da franquia onde, pelo menos seria 50% a 50%, mas quando eu soube que Chavinho estaria envolvido eu já sabia que algo de bom não chegaria. Eu também sabia que ele iria tentar o molde dos dois primeiros filmes que deram certo e não tentar 'renovar á sua maneira' como ele fez com o terceiro filme e não se mostrou certo. Ele tentou o molde, mas errou o tempo, errou a duração dos eventos, não soube dar a importância devida no 'último ritual' e o longa saiu desse jeito: 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' é um simples fim para um filme que merecia muito mais! Merecia James Wan botando a cara pra trazer um final épico, ou alguém que 'manja dos paranauê' pra colocar suas ideias no último filme de uma franquia forte, mas não foi isso que aconteceu: existiram ideias boas, mas não deram valor e não demorou muito pra serem descartadas. Não vi aqui aquele caos como nos dois primeiros filmes, existiram cenas de terror, mas não foram muitas e no final das contas 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' apresentou eventos que pra falar a verdade eu quase me esqueci da grande maioria deles, pela mínima força de impacto que eles tiveram e eu assisti o filme há cinco horas atrás e isso não era pra acontecer: filmes bons nos lembramos por semanas, cenas de terror boas a gente até reflete, mas isso não acontece em 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' que tem a força de um filme que poderia simplesmente sair diretamente no streaming da 'HBO Max'. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' como um 'bom / ótimo' filme (três estrelas e meia), como eu disse não foi ruim, mas pra um final ele não conseguiu brilhar em quase nada nos trazendo um terror raso, eventos pobres e acertando poucas vezes na caçapa em várias tentativas. O esqueleto presente no filme é bom, só que Chavinho não conseguiu administrar e eu vi que muitas pessoas do cinema saíram decepcionadas com 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' e eu não fui o único.
 Claro, só pra finalizar, eu irei entender no futuro as pessoas dizendo que foi um filme maravilhoso e que fechou com chave de ouro, pois muitos gostam de ver essa união dos Warren onde o longa mostra muito bem isso, bem até demais, onde não sobrou muito tempo para as outras coisas desenvolverem o que foi um dos erros fatais presentes em 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual'. Bom galera é isso, se quiserem comentar algo fiquem á vontade e agora basta esperar o que vai acontecer com o 'Invocaverso' no futuro, pois eu até pensaria que teria uma cena 'pós crédito' mostrando algum monstro atacando uma família aleatória dando margem pra uma continuação para o 'spin-off', mas na cena pós crédito só deu uma curiosidade sobre o artefato que foi confrontado em 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' (que se você tiver com pressa pode até deixar quieto, não vai adicionar exatamente nada para o filme), onde eu acho (só acho) que não iremos ouvir falar de 'Invocação do Mal' e nenhum 'spin-off' dentro dos próximos três anos (no mínimo). 
 Essa foi mais uma postagem nesse blog que tenho muito amor e carinho por trazer críticas dos mais  variados filmes! Espero que tenha gostado e compartilhe com seus amigos e redes sociais a existência desse espaço, já que infelizmente, não são muitas pessoas que são leitoras de blogs nos dias atuais. Se puder ajudar com qualquer quantia você pode estar ajudando financeiramente esse espaço de críticas de filmes por dois meios: CHAVE PIX: luizlucas73@gmail.com ou VIA PAYPAL: luizlucas73@gmail.com com qualquer valor pra ajudar nas minhas despesas e fortalecer esse blog que foi criado no ano de 2018 e até hoje continua na ativa! Obrigado por considerar ajudar e fique com cinco vídeos abaixo sobre o filme 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual'.

 "Descanse em paz Kiko, saiba que você ainda é meu melhor amigo e guardarei boas lembranças suas para todo o sempre, um cachorro brincalhão, fofo, carinhoso e um bom companheiro. Sua perda foi muito triste, mas foi o melhor pra você e se realmente existe um 'Céu dos Cachorros' eu acredito que você esteja lá, feliz, brincando e mandando energias positivas pra cá com muita felicidade com seu grande coração bondoso e fiel. Sempre te amarei meu amigo Kiko."





Nenhum comentário:

Postar um comentário