
Faz muito tempo que eu não piso numa sala de cinema, porém exatamente hoje eu fui comprar o ingresso pra ver 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' e já que eu estava lá, aproveitei pra ficar e assistir algo onde, eu já tinha dado uma olhada, vi que um filme chamado 'Faça ela Voltar' estava em cartaz e tinha estreado ontem, então eu pesquisei um pouco em casa, soube que a 'A24' a minha produtora 'queridinha' estava por trás e resolvi assistir sem pensar duas vezes e hoje falarei dele aqui, sem spoilers, pode ficar tranquilo.
'Faça ela Voltar' estreou no dia 21 de Agosto de 2025 em território nacional, diretamente nos cinemas sendo dirigido e roteirizado por Danny Philippou e Michael Phillipou que ajudou na direção e Bill Hinzman no roteiro. No elenco temos poucos personagens (ponto positivo), Billy Barratt, Sally Hawkins, Sora Wong, Stephen Phillips, Ben Jacobs, dentre outros.
O longa conta a história de um casal de 'meio irmãos' onde o garoto está prestes a completar dezoito anos e a jovem tem um problema na visão que dificulta muito sua visão. O pai deles acaba falecendo o que obriga-se eles irem morar numa outra casa onde são adotados por uma psicóloga que cuida de um garotinho, mas logo as coisas começam a ficar muito estranhas e os irmãos se veem num perigo sobrenatural que pode custar suas vidas.

Relaxem que algumas das informações que darei aqui não irão comprometer sua experiência ao assistir o longa ok? O filme começou sendo 'prestigiado' pelos irmãos envolvidos no longa 'Fale Comigo' da própria 'A24' que fez muito sucesso há um tempinho, retornarem não com uma sequência, mas com uma história nova e tão perturbadora quanto: 'Faça ela Voltar'. Então temos um casal de irmãos onde eles são adotados rapidamente depois da morte repentina do pai, única pessoa que cuidava deles, onde o garoto tem quase dezoito anos e promete pra inseparável irmã que irão ficar por lá por poucos dias, já que ele entraria na justiça pra cuidar dela e morarem juntos como uma família, mas logo quando chegam em casa se deparam com uma criança careca com um comportamento estranho, pra não dizer assustador e totalmente desconexo onde a mulher não fala muito dele e só dá uma ordem? pra ele não sair dos arredores da casa.
Depois dessa situação o longa não demora pra ir evoluindo, não á passos tão largos, mas também não tão lento, mas com uma velocidade boa pra irmos degustando tal obra e vendo o que as cabeças criativas por trás desse filme tenebroso estavam aprontando. É bom deixar claro que o filme veio até os cinemas com a classificação máxima: 18 anos, o que foi uma 'surpresa' pra mim, mas só lembrando que a produtora 'A24' trabalha que nem a 'Blumhouse' trabalhava lá atrás, com filmes originais e de baixo orçamento, porém a 'A24' ganha alguns (muitos) pontos positivos, pois ela é inovadora e ousada e não tem medo de colocar cenas extremamente impactantes pra classificação subir, coisas que os outros filmes tentam 'relevar' pra maioria das pessoas irem até os cinemas e a produtora ganhar dinheiro com a 'obra'. Justo, mas 'capar' algumas das situações ou até mesmo tirar ideias boas por conta de uma violência ou cena que faça parte, mas não pode mostrar é um pouco de sacanagem, então coloque isso na balança.
Mas 'Faça ela Voltar' teve a classificação ideal? Eu digo que sim, teve algumas cenas presentes no filme que foram extremamente impactantes (violência e até mesmo algumas envolvendo o 'terror') e eu não indico para menores ou até mesmo para pessoas com vinte, trinta ou quarenta que são sensíveis, pois aqui o filme não economizou. O longa também trata de uma história bem carregada com essa coisa de 'luto' com os irmãos, mas também da psicóloga que os adota que perdeu sua filha e parece estar... Tentando trazer ela de volta de algum modo... Com isso, 'Faça ela Voltar' é uma história que não existem 'vilões', mas sim uma sensação estranha de alguém tentando quebrar a regra básica da vida, a 'morte' e dois irmãos inseparáveis que estão lutando pra superar a morte do pai e depois, com as loucuras presentes na casa, lutando pra viver um dia após o outro e tudo aquilo terminar.

Se eu não estou enganado, 'Faça ela Voltar' foi o primeiro filme (de muitos) da 'A24' que eu vi no cinema, é uma produtora que vem acertando muito e errando bem pouco (né 'Morte, Morte, Morte'), mas continuando: eu amei o longa 'Faça ela Voltar'. Ainda não vi 'A Hora do Mal' que pretendo ver no 'streaming' e trazer pra vocês e 'Invocação do Mal 4: O Último Ritual' é um filme mais 'comercial' onde vê muitas pessoas indo aos cinemas então as cenas não são tão pesadas e muito menos perturbadoras. Estou dizendo isso, pois não sei se 'Faça ela Voltar' é o 'filme de terror do ano', creio que em cenas impactantes ele seja, a história não é ruim e é algo 'novo', mas não é uma história totalmente 'estratégica e muito bem pensada'... Ela é 'nova', eu amei, ela é simples e os envolvidos na obra tiveram a maior criatividade em desenrolar as situações e o que acontecia dentro do rumo do filme e conseguiram fazer com exatidão entregando um filme incrível para fãs de filmes de terror. Essa não é a palavra, mas 'Faça ela Voltar' é um 'cult terror', pois temos enquadramentos incríveis, a fotografia do filme está ótima e a atmosfera que o longa passa é muito pesada e encaixa como uma luva aqui. Creio que ele não fará tanto barulho quanto 'A Hora do Mal' fez (que não foi um absurdo, mas muitos dizem que o filme está incrível) e nem 'Invocação do Mal 4' que, ao meu ver, é uma outra categoria de terror com história misturado com aventura. Em 'Faça ela Voltar' temos sentimento, mais aquela vivência dos personagens e evolução progressiva das coisas que eu amo muito filmes assim, alguns não gostam e outros não prestam atenção, mas eu dou muito valor á filmes desse jeito: totalmente diferente da grande maioria e que são da curva em muitos sentidos. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'Faça ela Voltar' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, sai do cinema muito feliz com o que eu tive o prazer de acompanhar dentro da sala e logo logo terá a 'semana do cinema' onde os ingressos estarão por 10 reais e creio que vai rolar em todo o Brasil e se você ainda está no meio do muro pra assistir 'Faça ela Voltar', ou quer e não deseja pagar pelo ingresso cheio, talvez o longa 'Faça ela Voltar' brilhe nessa semana especial que está por vir e termina um pouco antes da estreia de 'Invocação do Mal 4' (nem tudo são flores).
Essa foi mais uma postagem nesse blog que tenho muito amor e carinho por trazer críticas dos mais
variados filmes! Espero que tenha gostado e compartilhe com seus amigos e redes sociais a existência desse espaço, já que infelizmente, não são muitas pessoas que são leitoras de blogs nos dias atuais. Se puder ajudar com qualquer quantia você pode estar ajudando financeiramente esse espaço de críticas de filmes por dois meios: CHAVE PIX: luizlucas73@gmail.com ou VIA PAYPAL: luizlucas73@gmail.com com qualquer valor pra ajudar nas minhas despesas e fortalecer esse blog que foi criado no ano de 2018 e até hoje continua na ativa! Obrigado por considerar ajudar e fique com quatro vídeos abaixo sobre o filme 'Faça ela Voltar'.
"Descanse em paz Kiko, saiba que você ainda é meu melhor amigo e guardarei boas lembranças suas para todo o sempre, um cachorro brincalhão, fofo, carinhoso e um bom companheiro. Sua perda foi muito triste, mas foi o melhor pra você e se realmente existe um 'Céu dos Cachorros' eu acredito que você esteja lá, feliz, brincando e mandando energias positivas pra cá com muita felicidade com seu grande coração bondoso e fiel. Sempre te amarei meu amigo Kiko."
Nenhum comentário:
Postar um comentário