sábado, 10 de outubro de 2020

Greta

                                     

 'Greta' é um filme nacional lançado no dia 10 de Outubro de 2019 sendo dirigido e roteirizado por Armando Praça e no elenco temos Marco Nanini que faz o papel principal, Demick Lopes, Denise Weinberg, dentre outros, mas os que mais aparecem no longa é esse trio.

 O filme conta a história de Pedro, um enfermeiro de 70 anos homossexual que tenta ajudar sua melhor amiga que não tem muito tempo de vida e, o que parece, sua única amiga em sua vida solitária, tentando colocá-la na ala masculina no qual ela recusa querendo ficar em casa. Nessa ala ele acaba conhecendo Jean, um assassino ferido no qual Pedro ajuda o homem a fugir do hospital, já que ele ia pra cadeia depois de lá, e acaba o abrigando em sua casa e tendo relações com o homem que não tem lugar pra ficar. Pedro, grande fã de Greta Garbo (está explicado o nome do filme) se aproxima do homem pra tentar disfarçar a solidão que Daniela, sua amiga, irá deixar quando ela falecer.


 Realmente 'Greta' não é um filme pra qualquer um sendo um longa muito diferente da maioria das coisas que você já assistiu e se sobrepondo no estilo nacional de filmes que estamos acostumados vindo com uma força que arrancou aplausos em festivais que o mesmo foi exibido. Aqui temos um drama enorme com o personagem Pedro que tem uma vida ruim e tenta camuflar isso com seus desejos indo a bordéis homossexuais e fazendo de tudo pra ajudar sua amiga Daniela que, cada vez está pior e não ouve o enfermeiro não querendo ficar de maneira alguma no hospital.
 Com medo da solidão ele acaba trazendo Jean pra casa pra ficar alguns dias, mas depois o homem acostuma e mesmo sabendo que está dando abrigo para um fora da lei, Pedro prefere correr o risco de ser preso á ficar sozinho pra sempre. Aproveitando a oportunidade pra ficar, Jean acaba tendo relações sexuais com Pedro que gosta de ser chamado de Greta Garbo na hora do sexo e assim Jean vai ganhando a confiança do homem pra ficar em sua casa.
 Tenho que ser sincero: 'Greta' pra mim foi um divisor, pois ao mesmo tempo que eu gostei do longa eu não gostei do longa e vou explicar ok? Primeiramente os motivos que gostei que são muitos: o longa é de surpreender no quesito drama, Marco Nanini está ótimo atuando aqui como os demais personagens também. Sentimos na pele o medo de Pedro ficar sozinho, medo da solidão e ao mesmo tempo se entregando a Jean no qual ele acaba se apaixonando, mas sabe que o homem só faz isso pra agradá-lo. As fotografias, posicionamento da câmera, diálogos, tudo é muito bem feito e trabalhado dentro de uma história pesada, deprimente e até mesmo promíscua, mas tudo com uma qualidade bem superior a maioria das obras que vimos e para um longa nacional percebe-se que 'Greta' é uma grande evolução, salto para esse gênero que ainda não é tão explorado pelo cinema brasileiro e apesar de ser um longa 'simples' sem muitos rodeios, situações e reviravoltas, o sentimento aqui fala mais alto e o trabalho dos atores envolvidos também.
 Por outro lado eu (isso realmente já é uma coisa minha) 'Greta' não tem uma história legal, talvez pra muitos seja atraente, bem observada e consumida, mas pra mim assistir foi um pouco 'cansativo'. Muitos pontos positivos, detalhes incríveis em muitas cenas, mas a história em si sobre a solidão, Pedro e sua vida homossexual e essa troca pra não ficar sozinho, não sei, eu não achei tão legal, pro meu gosto não foi algo 'chamativo', mesmo eu sabendo que a qualidade do material é muito boa. Talvez se fosse um romance, algo menos obscuro, menos promíscuo por essa parte eu acharia mais 'conveniente', mas claro que seria outro filme e outro assunto completamente diferente de 'Greta' fugindo do propósito total do que foi apresentado aqui (resumindo: outro filme). Mas fico feliz por ver que o cinema brasileiro tem essa qualidade em mãos e que pode produzir outras histórias com essa mesma 'mão' que fez 'Greta', Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Greta' como um '´bom' (três estrelas) filme. 
 Mas será que você vai gostar de 'Greta'? Olha, isso é simples: se a história chamou sua atenção, se você gostou do enredo e as coisas que eu disse aqui entrarem em seu gosto o longa será muito bem consumido por você, mas se você for como eu, não ter gostado muito de onde o longa mira, nessa história de solidão, filme pesado (sentimentalmente), acredito que não irá gostar muito. Um ponto aqui: não veja o longa com crianças, pois existem cenas de sexo homossexual e algumas cenas que mostram corpos de homens nus e isso pode constranger e não é bacana de se ver perto de uma criança ou pré-adolescente ok? Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que crítico e será de extrema ajuda você,
leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira agora três vídeos sobre o longa nacional 'Greta'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário