segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Bananaz


 E hoje irei falar desse espetacular documentário chamado 'Bananaz' criado por Ceri Levy sobre a banda virtual Gorillaz que amo muito e por isso ele é tão especial não só pra mim, mas com toda certeza para todos os fãs. O documentário que estreou em 2008 traz arquivos audiovisuais até então inéditos sobre a criação do projeto e como 'funcionava' a 'fábrica de ideias' sobre a banda virtual Gorillaz.


 Foi a minha primeira banda que comecei a gostar e pegar o gosto pela música, porém já ouvia antes os 'singles' como '19/2000' e 'Clint Eastwood' e não sabia que era deles (por ser uma criança), mas ao passar do tempo eu fui recolhendo material e entrando realmente de cabeça no estilo musical da banda criada pelo gênio Damon Albarn (vocalista da banda Blur e da The Good, The Bad and The Queen) e do designer Jamie Hewlett que criou a personagem 'Tank Girl' (que eu acho o máximo também), dois amigos que uniram o útil ao agradável querendo criar algo novo diante da música da época, uma revolução artística musical pra ser diferente de tudo e todo projeto criado e essa é a essência dos Gorillaz!
 Com os personagens tomando a frente do público temos o vocalista 2D, o baixista Murdoc, a guitarrista Noodle e o baterista Russel e até então tudo era muito 'sombrio' sobre o que acontecia "por trás" dos personagens, como tal engrenagem funcionava... Claro, com o tempo as coisas foram desmistificando, mas 'Bananaz' veio pra derrubar a parede e nos aproximar mais da banda de um jeito único e até mesmo íntimo e isso foi ótimo, pois neste documentário nos é apresentada as primeiras ideias, o que eles pensavam sobre o projeto, como eram os planos de organização, temos discussões e os primeiros prêmios e conquistas da banda que foi ganhando o mundo muito mais rápido que eles pudessem perceber.
 Hoje a banda tem '5 Phases' onde cada uma é marcada por um tipo de 'hiato' da banda que 'da um tempo' e depois retorna para suas atividades já que Damon Albarn faz de tudo um pouco e não gosta de se prender em um só lugar e os Gorillaz pra ele foi uma 'válvula de escape' para experimentar coisas novas, fugindo do estilo de sua banda Blur que ele tocava (ainda existe, está em pausa) e aqui experimentando coisas novas, conhecendo novas pessoas, fazendo parcerias que sonhava e se divertindo sobre diversos ritmos diferentes como o 'hip-hop' e o 'reggae'. Em 'Bananaz' temos documentadas '2 Phases' da banda, o início e o retorno para o segundo álbum. No terceiro existe um DVD junto com álbum 'Plastic Beach' com um pequeno documentário sobre a criação do álbum e no dia 14 de Dezembro deste ano de 2019 os cinemas mundiais irá exibir o documentário 'Gorillaz: Reject False Icons' e aqui no Brasil também e ele incluirá as duas últimas e mais recentes 'Phases' mostrando como a banda se tornou um estouro e viajou todo o mundo (vindo até pela primeira vez ao Brasil que eu tive o sonho realizado de estar lá), porém não vai dar pra mim ir assistir esse documentário nos cinemas, porém quando o assistir eu trago a resenha dele aqui.
 Pra quem gosta dos Gorillaz e deseja ver o que acontece por de trás dos personagens, as cabeças criadora de toda essa genialidade musical e como foi elaborado os vários processos da banda ele está super indicado, pois quem não quer entrar nas entranhas do projeto Gorillaz e desmistificar de vez como ele funciona e ainda mais: como ele nasceu? 


 Este aqui é o meu DVD e claro que tenho um físico em mãos como um colecionador de itens da banda e ele ainda tem 60 minutos bônus fora o documentário sobre mais conteúdo sobre a banda. 'Bananaz' tem gravações de algumas músicas, como Jamie animava e o que eles pensavam e até como agiam em alguns lugares que compareciam como dar entrevistas para rádios, realmente é o máximo e pra quem é fã da banda como eu é um prato cheio!
 O espaço 'Black Dog' classifica 'Bananaz' como um 'excelente' (cinco estrelas) documentário, pois realmente as imagens falam por si só e todas trevas que escureciam o projeto e o deixava tão misterioso se dissipa e nos mostra como ele realmente funciona e nasceu e não ficou devendo absolutamente nada além de tudo ser muito 'inspirador'! Confira abaixo três vídeos sobre o longa e não perca a oportunidade de assistir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário