quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Coringa


 E hoje estou aqui pra falar de (talvez) o filme de 2019 é ele: 'Coringa' (título original: 'Joker') que estreou no dia 3 de Outubro de 2019 (semana passada) e eu fui assistir ontem a noite, mas voltei cansado e decidi trazer ele aqui pro 'Black Dog' hoje pra falar com mais calma dessa obra.
 Dirigido por Todd Phillips que também trabalhou no roteiro ao lado de Scott Silver, no elenco contamos com Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy, Bill Camp, Shea Whigham, Brett Cullen, dentre outros.
 O filme se passa no final da década de 70 começo da de 80 (não é especificado) e conta a história de Arthur Fleck, um homem solitário que vive com a mãe e que trabalha como palhaço animador e pra fazer propagandas pras lojas que contratam a empresa que ele trabalha, porém ele sempre é humilhado pelos cidadães de Gotham. Ele também sofre de graves problemas psiquiátricos onde um deles é fazer rir sem motivo e ele tem um sonho de viver e ser reconhecido pelo festival de 'Stand-Up Comedy' onde ele trabalha em piadas e se espelha no grande apresentador de 'Talk-Show' Murray Franklyn, porém as coisas não vão dando certo em sua vida e com seus pensamentos negativos as coisas ruins vão acumulando até Arthur perder a cabeça por conta da própria sociedade que irá construir o personagem moldando-o pouco a pouco pelos sofrimentos que ele vai passando em sua vida.


 Eu tinha comprado o ingresso com antecedência pra pegar o melhor lugar do cinema, porém ontem não acordei me sentindo bem e nem fui ao trabalho voluntário que faço e eu não ia no cinema também, pois tinha pegado a sessão das 19:00 e estava frio e chovendo (e eu não gosto). Porém as 16:00 peguei o celular e vi algumas pessoas falando sobre o longa e pensei melhor e deixei a preguiça de lado (pois já estava me sentindo bem, só a preguiça que estava pelo frio) e fui ver o filme e que bom que esse 'despertar' me aconteceu.
 'Coringa' foi exibido no 'Festival de Veneza de 2019' e ganhou o prêmio 'Leão de Ouro' como melhor filme onde a platéia (que é requintada) aplaudiu o filme por oito minutos de pé depois do encerramento e estou falando de um filme inspirado num vilão de super-herói (o Batman) e que foi exibido num festival de filmes mais 'cult' e isso, aos meus olhos, foi uma grande revolução dos filmes de 'Super Heróis' e um grande salto da 'DC' onde eu considero o melhor filme da 'marca' e vou explicar os motivos.
 O longa é 'fechado', isso é: ele não se compromete a ser fiel a nada nas histórias em quadrinhos (porém existem algumas conexões que ficaram brilhantes sem precisar apelar), isso é, pegaram o personagem Arthur Fleck que veio se tornar o Coringa mais pra frente e moldaram o personagem aos problemas das mais diversas situações que ele foi passando ao decorrer de sua vida (e são muitos) e realmente é de enlouquecer qualquer um naquela cidade sombria e cinza chamada Gotham. Arthur é um homem sozinho, só tem a mãe que ele cuida e não se diverte, porém ele tenta trazer diversão para as pessoas, deixar a cidade mais colorida, mas sempre acaba levando a pior sendo esmurrado na rua, além dele levar uma vida bem precária e depender do sistema de saúde de Gotham para passar em sua psiquiatra e tomar seus sete medicamentos. O filme então vai moldando o personagem onde ele começa como um homem que sofre demais onde sua mente não vai aguentando tudo aquilo até começar um estopim 'por acidente' no qual o Coringa vai renascendo e essa construção é dura, relativamente lenta e bem ácida. 
 Eu pirei ao assistir esse filme nos cinemas ontem e posso afirmar aqui que foi um dos melhores filmes (se não foi o melhor) que eu vi no cinema até os dias de hoje, pois o longa te prende de uma maneira muito incrível, pois você segue os passos de Arthur, pois o personagem aparece em todas as cenas, sempre ele está em uma situação ou fazendo algo e acredito que não acontece isso em nenhum outro filme onde 'o holofote' sempre, 100% está mirando no personagem principal. Outra questão muito importante é que este filme do Coringa trouxe o personagem para o 'mundo real', pois tudo que se passa no filme poderia livremente acontecer realmente, pois aqui não existe nenhum tanque de materiais químicos (por exemplo) onde ele cai nas Histórias em Quadrinhos e tem a pele esbranquiçada e o cabelo esverdeado e passa a se chamar Coringa, não, aqui a própria sociedade e seus tormentos moldam o personagem da forma mais dolorosa possível e o telespectador acompanha tudo isso com detalhes e chega a ser 'dolorosamente bonito'.


 Por se tratar de 'DC' que é uma marca de 'Super-Heróis' o longa conseguiu fazer um feito surpreendente de transformar o filme com um personagem super conhecido num 'cult', pois você pode negar ao assistir por não gostar de filmes 'derivados' de 'Super-Heróis', mas 'Coringa' consegue brilhantemente ultrapassar as barreiras e parecer um filme comum sem ter nenhuma ligação com um filme derivado a um personagem de quadrinhos, isso é, você assistindo o filme nem percebe que é o Coringa dos quadrinhos de tão diferente que o longa segue e isso foi incrível, eu gosto de filmes de heróis, mas foi um grande 'marco' isso ter acontecido, foi surreal pra dizer a verdade.
 'Coringa' foi sensacional e espero muito ver outros filmes do tipo no cinema, porém acho difícil. A 'Marvel' (podemos dizer que) 'saiu na frente' trazendo o 'Deadpool' para maiores com um tom violento que encaixou muito bem, mas a 'DC' com o selo 'DC Dark' (um filme mais encorpado) trouxe 'Coringa' um filme mais cabeça, mais real e cheio de drama que nem posso classificar como 'Super-Herói'. Você vai sentir na pele os problemas dele, vai se emocionar, vai rir e vai viajar em suas loucuras no filme 'Coringa' onde Joaquin Phoenix (estão apostando em 'Coringa' como Oscar de melhor filme e melhor ator) fez um trabalho surpreendente com as risadas, as expressões do corpo, o jeito de agir e tudo mais, tudo é muito bizarro e ao mesmo tempo muito pessoal dentro de seu sistema de vida e foi incrível. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Coringa' como um 'excelente' (cinco estrelas) filme e existe alguma dúvida? O longa é incrível e o resultado dos telespectadores é quase inânime: todos estão saindo das salas de cinema elogiando muito o filme!
 Mudando um pouco de assunto: o longa começou a receber notícias boas e conseguiu notas altas nos mais veículos de imprensa e crítica que tiveram o privilégio de assistir primeiro, mas depois as notas foram abaixando, mas qual o motivo? Muitos pensaram bem e disseram que o filme do 'Coringa' poderia facilmente influenciar pessoas que pudessem se espelhar nele e causar, extrapolar como ele faz nos filmes e o longa começou a ser visto com 'maus olhos', pois realmente o conteúdo presente é de extrema força, tem muita violência explicita, 'sinais' de suicídio, dentre outros pontos fortes e por isso que ele recebeu uma classificação alta, mas será isso mesmo (que ele influencia)? Eu respondo que sim, mas não só 'Coringa', mas como todos os outros filmes, seriados, jogos de vídeo-games e outras coisas são influenciadoras, isso é: não se pode tentar banir um conteúdo porque 'talvez' ele possa influenciar pessoas. Isso não existe, pois as pessoas 'que são influenciadas' (as que tem um certo problema de saúde mental) pode se inspirar no novo filme do 'Rambo', por exemplo, vai saber! Não precisa só 'focar' no Coringa 'porque isso ou porque aquilo', ele é mais um filme, mais um produto e ponto final. 
 Pra encerrar, disseram que este filme é um 'filme fechado' e realmente é: ele tem início, meio e fim e não existe nenhum 'gancho' para um segundo filme (e eu achei ótimo, não tem como superar este), mas depois de ver as bilheterias que ele conseguiu os 'envolvidos' no filme mudaram de ideia, isso é: ele pode 'influenciar' filmes futuros do Batman (que estreia em 2021) ou outros onde se pode citar esse personagem (O Coringa) em alguma coisa ou outra, mas não que teremos um segundo filme do Coringa (amém) e isso eu até concordo, pois este filme com o personagem Arthur Fleck que vai se transformando no Coringa tem uns 45 anos de idade e aqui o Bruce Wayne (o Batman) era criança, então é impossível um dia o 'Cavaleiro das Trevas' dar uma surra neste Coringa, pois ele teria uns 70 anos de idade (ou mais), então 'deduzimos' que, logo, este não é o 'Coringa' dos quadrinhos e que o mesmo se influenciou nos atos deste Coringa aqui pra criar sua onda de caos em Gotham e ser uma pedra no sapato no pé do Batman. 
 Indico muito ir, é um filme incrível e eu quero muito ir novamente, mas infelizmente não vai rolar, mas está mega indicado e, com certeza, vou torcer para que leve ao menos um Oscar pra casa, pois tudo no longa foi bem trabalhado: os personagens, o roteiro, a iluminação, a trilha sonora (demais) e todo o resto que compõe essa obra fantástica que, com certeza, marcou 2019. Confira abaixo três vídeos e aplauda de pé também o filme do Coringa e não esqueça de botar um sorriso nessa cara.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário