segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Infiltrado na Klan


 'Infiltrado na Klan' é um filme de drama misturado com biografia e o gênero policial em cima de uma história baseada em fatos reais que estreou em 22 de Novembro de 2018 nos cinemas sendo um filme de Spike Lee (diretor e roteirista, resumindo, o 'cabeça' do projeto). No elenco contamos com John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier, Topher Grace, Corey Hawkins, Ryan Eggold, Paul Walter Hauser, dentre outros. 
 O filme se passa no ano de 1978 onde o racismo existia e 'pegava muito no calcanhar' no Estados Unidos e temos Ron Stallworth, um homem negro que decide ser policial e é aceito sendo o único do departamento (até mesmo o único policial negro conhecido por eles, pois isso era uma piada). Ele começou a trabalhar entregando fichas de criminosos , mas sabia que tinha potencial pra mais e decidiu ser um 'detetive' e os policiais o mandaram com uma escuta para uma reunião dos 'Panteras Negras' (agora faz todo sentido o herói da Marvel) que foi um movimento muito poderoso que existiu naquela década onde os negros se uniam em reuniões dizendo que eles também são humanos e merecem ser reconhecidos e ter 'liberdade' e não serem descriminados. Com um super discurso, Ron sai de lá e diz que eles não estavam 'preparando uma guerra contra os brancos' que era uma coisa que os policiais pensavam. Depois ele muda de departamento novamente indo pro de inteligência e encontra no jornal um 'partido contrário' dos 'Panteras Negras' chamado 'Klu Klux Klan' que só existiam pessoas brancas que se uniam pra falar mal dos negros, homossexuais e judeus (centrando mais nos negros) e é aqui que o policial Flip Zimmerman entra, pois Ron tem a ideia de se infiltrar nesse grupo e descobrir quais as reais intenções da Klan. 


 'Infiltrado na Klan' (título original: 'BlacKkKlansman') foi um longa incrível sobre uma história real que parece piada que realmente existiu na década de 70. Com o gênero de 'drama' por focar muito em como os negros eram tratados e sofriam com coisas tolas como uma parada policial onde eles 'pensavam que tinham os direitos' de os xingarem e até abusarem das mulheres negras o filme 'Infiltrado na Klan' conta a história de Ron que liga pra 'Klan' vendo o anúncio num jornal onde estava recrutando pessoas e por telefone ele se passa por um homem branco falando mal dos negros e inventando inúmeras histórias. Claro que ele teria que ir nas reuniões, mas como se ele é negro? Seria um absurdo! Então ele combina com seu amigo policial Flip pra comparecer enquanto ele apenas atuava no telefone (dois personagens em um) pra descobrir as reais intenções da 'Klan', pois os policiais pensavam que os 'Panteras Negras' iriam começar uma guerra inter-racial, mas nunca pensaram que os brancos poderiam fazer isso e esse foi o motivo pra eles investigarem o estranho grupo.
 A 'Klu Klux Klan' é um grupo com homens e mulheres brancos que tem a ideia que os negros estão 'contaminando a América' e que tudo isso deve acabar, pois é um absurdo, além de 'prezar' pela raça pura (a branca) e que só eles poderiam conviver em sociedade. No fundo eles também não eram 'ruins' ao ponto de começar uma guerra, mas existem povos dentro desse grupo que tem intenções mais 'brutas' á respeito sobre 'os Estados Unidos é um país só pra brancos'. 
 Eu me apaixonei pelo filme, é um longa 'longo' com um pouco mais de 2 horas de duração, mas que consegui desfrutar de cada minuto, pois realmente é difícil ver um longa com tamanha qualidade nos dias de hoje e que infelizmente não foi tão divulgado e não chegou pra muitas pessoas o conhecimento que o mesmo existe. Existe uma música 'tema' que é tocada em muitas situações do filme e que infelizmente não consegui encontrar, mas se você assistir vai ouvir e eu achei o máximo (tão simples, porém marcante e que 'casou' muito com o filme). O longa também traz mensagens fortes que se vemos atualmente achamos até 'piada' de como isso existia e era tão 'martelado' naquela época onde existiam grupos de pessoas com raças diferentes e aproveitando tal situação, Spike Lee criou uma hilária sobre o homem que foi ser o 'guarda costas' do 'presidente' da 'Klan' que foi até um estado dos Estados Unidos pra 'batizar' os novos membros (só você assistindo pra saber).
 Gostei muito, a história é dinâmica e muito engraçada também e acredito que todos os fãs de filmes (independente de qual gênero você goste) irá gostar muito de 'Infiltrado na Klan' quer tem ótimos personagens, situações ótimas (algumas perigosas que pode colocar tudo a perder) e outras que realmente 'pesam' sobre o assunto. Virou, com certeza, um dos melhores filmes que já vi abordando um tema muito interessante e com tata criatividade e com um final 'misterioso' o espaço 'Black Dog' classifica 'Infiltrado na Klan' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme e todas merecidíssmas pela qualidade enorme do material que aqui nos foi entregado. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'Infiltrado na Klan' e faça o favor de adicioná-lo na lista dos próximos filmes que irá assistir, pois você me agradecerá.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário