sexta-feira, 3 de maio de 2024

Taxi Driver

                                                     

 É de arrepiar, mas eu nunca tinha assistido 'Taxi Driver' na minha vida e hoje vou falar do filme, pois eu felizmente e finalmente consegui assistir e vou falar sobre o que acho e dar minhas opiniões sobre o mesmo, e sem spoilers, pois se você ainda não viu e se te interessar á ver eu já recomendo! 'Taxi Driver' é um filme de 'drama' com 'policial' que estreou no dia 22 de Março de 1976 sendo dirigido por Martin Scorsese e roteirizado por Paul Schrader. No elenco contamos com Robert DeNiro, Cybill Sheperd, Peter Boyle, Jodie Foster, Albert Brooks, William Donovan, Victor Argo, Maria Turner, Harry Northup, dentre outros.

 O longa conta a história de um jovem que tem problemas pra dormir, onde ele vive de dia e vai assistir filmes eróticos no cinema de noite, pois ele simplesmente não dorme. Porém ele começou a ter problemas com dinheiro e logo no início do filme ele começa a dirigir um táxi no período da noite pra ganhar uma grana onde ele vê a rua cheia de 'pessoas sujas' segundo ele e sua vida segue por aí com alguns acontecimentos que vai mexer com a cabeça do personagem o fazendo tomar certas atitudes.


 Eu tinha em mente que 'Taxi Driver' era um filme de ação com muito tiroteio, mas nosso personagem principal só vai empunhar uma arma (na verdade várias) do meio do filme pro final onde o mesmo tem 113 minutos de duração. Pra mim criticar 'Taxi Driver' eu tenho que olhar o longa com um olhar mais... Filosófico, pois o longa pra falar a verdade é muito 'simples', mas mesmo assim é genial e esperto tornando o longa interessante de ser assistido onde acompanhamos a vida de um homem que não consegue dormir, é solitário até demais e tem a mente vazia, sem planos gigantes onde ele acaba gostando de uma mulher, mas meio que 'tropeça em algumas situações' e depois segue para um outro objetivo... Resumindo: um homem meio perdido onde não consegue se estabelecer na vida, além de ser meio triste e ter alguns problemas com isso que é até falado com um amigo no filme. 
 Sem muito o que pensar, o homem trabalhando a noite começa a prestar mais atenção nas pessoas que andam nas ruas de madrugada, traficantes, garotas de programa, pessoas que buscam confusão á qualquer preço e até mesmo assassinos onde ele considera tudo isso um grande lixo e que todos poderiam 'ser varridos pro inferno' e estamos em época eleitoral. Nessa época as pessoas negras não eram muito bem vistas, pois se aparecia algum, de duas uma: ou estava lá pra te roubar ou pra ter alguma confusão gratuita com você onde poucos negros no filme estão trabalhando de forma honesta (um amigo do personagem) e vemos outro no palanque político, mas era o 'costume da época', errado? Completamente! Mas não devemos apontar e culpar o filme por conta disso, ok?
 Então 'Taxi Driver' é mais um filme de 'drama' de um homem solitário que busca um horizonte onde ele acaba caçando um de uma situação que aconteceu em seu táxi tão rapidamente que não lhe fez esquecer e com toda violência da cidade e notícias de mortes de motoristas vindas de lá e de cá, ele decide se armar, porém algumas outras ideias 'meio erradas' toma conta da cabeça do nosso personagem. Eu gostei do filme, ele segue a filosofia de 'cabeça vazia, oficina do diabo' e eu gostei disso, pois imaginava ver uma coisa e assisti algo totalmente diferente onde gostei, algo mais pé no chão, mais lento, dando atenção á detalhes enquanto seguimos sempre o nosso personagem e as suas ideias que ficam rondando sua cabeça.
 Se eu indico 'Taxi Driver'? Claro, pra quem gosta de filmes ou pode se considerar um 'cinéfilo' é um filme obrigado á ser assistido! Eu gostei, me entreteu, porém eu não achei algo incrível e fenomenal, ele tem certo peso, ele tem cenas épicas e situações que cravaram sua marca na história do cinema, mas analisando todo o material eu considero 'Taxi Driver' como um filme muito bem feito, em cima de uma ideia simples com muita criatividade envolvida mantendo o longa com os pés no chão, sem muita firula ou criações desnecessárias, apenas acompanhando a vida de um homem solitário e meio depressivo que tem nojo da cidade onde vive. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'Taxi Driver' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme, pois eu gostei, não achei um 'masterpiece' do cinema, mas eu admirei o trabalho e foi bom ver o DeNiro mais novinho por aqui.
 Antes de ver os vídeos sobre este filme eu quero agradecer muito a sua visita aqui no 'Black Dog', saiba que é de extrema importância, pra mim, que você leia minhas críticas sobre os mais variados filmes e como eu sou cinéfilo eu fico muito feliz que outras pessoas estão sabendo qual minha opinião e que possa compartilhar a sua no campo de comentários do filme desejado agregando ainda mais a postagem. Se puder, compartilhe esse espaço com seus amigos e parentes, em suas redes sociais pra aumentar a visibilidade do 'Black Dog' e ele se tornar mais popular, mais relevante e que mais pessoas possam desfrutar das críticas que faço aqui! Ficarei imensamente grato com a sua ajuda. Se puder você pode estar realizando um pagamento via PIX pra mim: LUIZLUCAS73@GMAIL.COM, pois eu tenho gastos com contas, manutenção do computador que utilizo e mais, então se você gostou do ambiente organizado, da maneira que eu escrevo e quer incentivar esse espaço á crescer, por favor, ajude com qualquer valor, pois eu ficarei imensamente grato! Obrigado e, agora sim, confira quatro vídeos sobre o filme 'Taxi Driver', longa de Martin Scorsese estrelando Robert DeNiro!




Nenhum comentário:

Postar um comentário