sábado, 22 de outubro de 2022

Yonlu

                                                      

[ATENÇÃO: O FILME Á SEGUIR CONTÉM 'GATILHOS' PARA PESSOAS SENSÍVEIS, SE VOCÊ FOR UMA NÃO LEIA A ESTA CRÍTICA]

  E aproveitando o mês da saúde mental (Outubro), eu trago pra vocês a crítica do filme 'Yonlu' um filme brasileiro que eu nunca ouvi falar antes de assistir um vídeo num canal no Youtube á respeito desse garoto chamado Vinícius que tem o apelido de 'Yonlu'. Estreando no dia 30 de Agosto de 2018 sendo dirigido por Hique Montanari que também o roteirizou, no elenco contamos com Thalles Cabral, Leonardo Machado, Liane Venturela, Nélson Diniz, Mina Spritzer, dentre poucos outros.

 O longa conta a história de 'Yonlu', ou Vinícius, que é um adolescente com muitos problemas neuróticos onde pensa milhares de coisas. Ele é inteligente e escreve músicas e tem alguns instrumentos em casa onde é o seu 'hobbie' pra passar o que ele deseja pras outras pessoas, mas o garoto não está bem e deseja tirar a própria vida.


 Primeiramente eu quero alertar que se você sofre de depressão, ansiedade ou está em pânico com alguma coisa que pensa e precisa conversar e não sabe o que fazer, apenas tente relaxar e ligue para o número 188, pois lá as pessoas vão lhe auxiliar e mostrarão que a vida vale a pena e que tudo isso é uma fase, uma péssima fase, mas sim uma fase e que você pode procurar ajuda e tudo pode ser 'menos complicado', mesmo sendo extremamente difícil.
 Vamos lá: conheci a história desse jovem por meio de um vídeo no Youtube e depois eu soube que existia um filme baseado na sua história de vida e decidi assistir, ainda mais sendo material nacional que eu gosto e claro, pois tudo aconteceu em Porto Alegre. Vinícius foi um jovem inteligente, que tinha um talento grande pra escrever, tocar e criar e poderia ter um futuro brilhante se não tivesse acontecido o que aconteceu. "Mas Lucas, você já contou que ele cometeu o ato de tirar a própria vida, então o filme perdeu a graça!", Não, pois todos sabem da história e isso é apenas uma situação para o filme, pois ao decorrer tem toda uma construção sobre sua genialidade e perturbações até isso acontecer.
 Onde eu quero chegar e é um pouco complicado 'chegar ao ponto' é que eu não achei o filme 'Yonlu' bom e eu vou explicar o motivo: quiseram fazer algo totalmente diferente com a história do garoto com pequenas situações de sua vida como ele gostar de tirar fotos, compor músicas, ficar na internet e gostar de uma garota chamada Luana, mas fora essas 'informações' o longa nos mostra coisas estranhas que se passam na cabeça de Vinícius (o Yonlu que é seu apelido) e a maioria do filme é assim.
 Pra mim ficaria extremamente interessante e muito melhor se contasse a história dele, ele com seus amigos que aqui ele fala que tem, mas no filme não mostra ele socializando com ninguém e todos processos pra ele pensar o porquê ele pensa assim disso e aquilo, mas não acontece: o longa não é confuso, mas sim 'bagunçado' como a própria cabeça do garoto.
 Seria interessante se nós telespectadores conhecêssemos, de fato, o Vinícius, se ele chegasse de fato a ser uma 'figura pública' e que nos atraísse para o seu mundo mostrando como ele via as coisas, como ele pensava, como seus desenhos ganhavam vida e todo o resto da construção de seus pensamentos nada sadios, mas não, e trazendo uma pessoa 'estranha' (pois eu não o conhecia, não o vi, só sabia da notícia e de algumas informações de sua vida) pra esse tipo de filme o telespectador apenas 'viaja' no meio de tudo isso que pode captar algumas coisas, mas outras passarem despercebidos ou não ter conexão alguma, pois aquilo é do Vinícius, mas não de nós que só conhecia a informação ou ouviu algumas de suas composições.
 O que aconteceu no filme 'Yonlu' foi: tentaram 'engrandecer' o jovem Vinícius que, sim, tinha um talento incrível e uma maneira de pensar diferente, conseguiu homenagear e transformar algumas coisas que ele pensava em 'obras visuais para o filme', mas que pra maioria de nós não faz muito sentido e fica confuso pra assistir. O filme em si e história é pequeno tendo uns 20 minutos ou até menos e o resto são ilusões, pensamentos e gravações do ator compondo como ele fazia. Infelizmente eu não gostei da obra da maneira que ela foi produzida, não sei se a vida de Vinícius não existia tantas coisas, ou coisas que não seriam atrativas para um filme então decidiram fazer essa 'obra abstrata' que pra mim não foi um bom negócio e com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Yonlu' como um filme 'ruim' (duas estrelas). Depois de sua morte foram lançados dois álbuns de suas composições onde você pode ouvir clicando aqui e nas diversas plataformas de streaming de música.
 Antes de encerrar a postagem eu queria agradecer muito a sua vinda aqui no espaço 'Black Dog' onde trabalho trazendo críticas de filmes, dos mais variados tipos, com muito amor. Por favor, se você puder ajudar compartilhando essa postagem em suas redes sociais ou grupos de aplicativos no celular eu vou agradecer muito, pois só assim o espaço 'Black Dog' irá crescer! Se você puder me ajudar com qualquer valor pra esse projeto de criticas de filmes continuar online e em constante atualização, por favor, faça um depósito via PIX para: luizlucas73@gmail.com (pra mim mesmo), pois eu tenho inúmeros gastos e o dinheiro me ajudaria muito. Deste já eu lhe agradeço, agora fique com dois vídeos sobre o filme 'Yonlu'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário