Ok, ultimamente eu estava vendo muitos filmes de comédia dos anos 80 e 90 por aqui, então pra dar uma variada eu vou falar hoje de um longa recente que eu ouvi falar nas redes sociais da ' Blumhouse Productions' (adoro esses caras) e fiquei curioso pra ver, pois ele pegam ideias pequenas e costumam transformar em filmes muito interessantes, ás vezes pisam na bola, mas na grande maioria eles conseguem fazer um trabalho bem legal e hoje falarei de 'Pooka Vive' que foi lançado por aqui no dia 3 de Abril de 2020 diretamente em 'streaming' sendo um longa da 'Hulu Original' onde a 'Blumhouse Productions' e até mesmo a 'Sony' esteve por trás do projeto.
Dirigido por Alejandro Brugués e roteirizado por Ryan Copple, temos no elenco Malcolm Berrett, Lyndie Greenwood, Rachel Bloom, Amir Talai, Gavin Stenhouse, Jonah Ray, Alexander Ward, Gene Freeman, dentre outros. O filme conta a história de Derrick que resolve voltar pra sua cidade natal pra ficar com os amigos da adolescência, esse homem é um escritor, porém sua vida virou um inferno, pois um influenciador digital vive sacaneando ele em seu vídeos e fazendo seus milhares de fãs perseguirem o homem e fazerem brincadeiras contra ele. O motivo foi que ele escreveu um livro sobre os influenciadores digitais que ocasionou revolta em todos e pra procurar um pouco de sossego ele voltou até a cidade natal. Encontrando amigos e até uma ex-namorada ele acaba se deparando com mais perseguidores e sendo contratado pela empresa de brinquedos que tem os direitos do boneco Pooka (é uma sensação mundial), ele resolve fazer uma brincadeira junto com os amigos quando a filha menor de um deles diz que estava com medo da 'Momo' (aquela boneca japonesa viral da internet) e ele decidiu criar um 'viral' sobre o Pooka onde a pessoa tinha que fazer algumas coisas e se ela fosse boazinha nada aconteceria, mas se fosse malvada o Pooka apareceria para matá-la. Logo isso viralizou num tamanho extremamente gigantesco onde toda internet estava fazendo a tal brincadeira. Mas não demora muito pra algumas coisas reais acontecerem fruto desse viral que os amigos inventaram em cima de algo real que aconteceu com a criadora do Pooka que era uma mulher estranha que se matou quando resolveram remodelar o design do personagem.
A sinopse foi grande, porém é apenas a base do filme e vai acontecer muitas coisas, acredite! Antes de falar do longa quero falar das ideias da 'Blumhouse' sobre os filmes que eles produzem ou entram pra equipe. Já falei algumas vezes e quero repetir novamente: os caras fazem filmes de baixo orçamento e geralmente as gravações não são demoradas e nem os atores e atrizes são conhecidos então os longas são 'filmes independentes com traços de filmes ''profissionais''' (não dizendo que não tem profissionalismo algum em filmes independentes, mas creio que entenderam minha ideia aqui) e 'Pooka Vive' é um longa muito atual que pegou muitas influências da internet que existem hoje como essas brincadeiras de invocar fantasmas que um influenciador digital faz e seus fãs fazem também mesmo sendo a maior besteira do mundo entre outras coisas e citações como a própria Momo.
Pooka aqui é um bichinho estranho que, depois deles criarem a invocação do 'monstrinho', a internet foi fazendo também e criando outras formas para o personagem que deixou de ser fofinho e ficou mais magro, com os olhos maiores, ganhou garras e dentes absurdamente maiores como na imagem acima, mostrando que ele tem o 'poder' de se transformar seguindo as regras que os internautas inventam para a criatura onde ela muda até de forma e eu achei muito interessante.
Eu adoro essa linguagem de internet e achei muito legal fazerem um filme desse tipo com uma história sobrenatural por trás que depois as coisas vão sendo descobertas (não vou dar 'spoilers' aqui), mas 'a vibe' do longa é bem interessante tendo aquele terror de 'serial killer' com algumas piadas bobas que acabam deixando o longa com uma pegada diferente, bem diferente dos longas tradicionais de um monstro aparecendo e matando as pessoas. Não diria que 'Pooka Vive' é um longa original, mas sim um filme bem diferente do que se pode encontrar na praça.
Ok, mas o filme é bom? De fato é, a ideia foi interessante, os personagens casaram com a história e assistir 'Pooka Vive' foi uma experiência bacana, porém faltou mais 'tensão' no longa que, pra falar a verdade, eu nem sei se não tinha propositalmente, pois o longa é mais despojado e não pega com força o 'terror', mas sim mostra algo assombroso e as pessoas vão ter que se virar com aquilo se invocou e quiser sobreviver, então não existe essa 'pegada' de dar susto e tal, existe violência, existem aparições, mas nada mais que isso. Porém o longa poderia ser melhor sim, mas não sei o que dentro da proposta que ele mostrou poderia melhorar, acredito eu que poderia dar uma enriquecida em tudo no que ele se propôs, pois não vou inventar de encaixar outras coisas no longa, pois creio que o plano de 'Pooka Vive' não é adotar o terror, por exemplo, ou mais violência.
No final das contas eu gostei muito do filme 'Pooka Vive', assisti com muita vontade e fiquei feliz com o resultado e por isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Pooka Vive' como um 'bom' (três estrelas) filme. O interessante é que não existem muitas pessoas envolvidas nesse projeto, pois nas cenas finais acontece uma outra situação e os personagens viram desenhos animados com imagens estáticas tentando resolver tal situação enquanto continuamos a assistir e alguns nomes passam durante aquela história e logo depois (uns dois minutos, nem isso) já aparece o símbolo da 'Blumhouse' e da 'Sony' encerrando os créditos. Para um projeto pequeno 'Pooka Vive' é um grande filme e vale muito a pena você assistir se você se interessou pela história ou pelos vídeos e quer ver algo mais diferente tendo outra experiência pensando que já assistiu de tudo nessa vida.
Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que crítico e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo três vídeos sobre o filme 'Pooka Vive'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário