sexta-feira, 19 de julho de 2019

A Mentira


 'A Mentira' (título original: 'Easy A') é um longa de comédia com uma pitada de romance (de longe uma comédia romântica) que estreou no mês de Novembro de 2010 sendo dirigido por Will Gluck e roteirizado por Bert V. Royal e no elenco temos a bela Emma Stone, Patricia Clarkson, Stanley Tucci, Lisa Kudrow, Malcolm McDowell, Stacey Travis, Thomas Haden Church, dentre outros.
 O filme conta a história de Olive Penderghast que é uma aluna do ensino médio que não é observada por ninguém e tem apenas uma amiga (só em filme mesmo que a Emma Stone não é observada por ninguém, mas continuando), tendo uma família muito liberal e bacana, a garota tem esse problema na escola que inventa pra uma amiga que perdeu a virgindade com um garoto da faculdade e sua fama de 'vadia' corre pela escola inteira. Agora ela sendo notada (mesmo com maus olhos) ela decide alimentar essa mentira com muitas outras do mesmo tipo virando uma 'figura pública' na escola que estuda.


 Existe um filme muito bacana chamado 'Sucker Punch' que eu já assisti e ainda não falei por aqui, mas a atriz Emma Stone não aceitou trabalhar nele pra trabalhar neste e começou a ser muito conhecida pelo seu jeito de atuar divertido e bem despojado. Emma Stone pra mim é uma das mulheres mais lindas do cinema atual (com aqueles cabelos ruivos incríveis) e ela só foi evoluindo e hoje, mesmo não sendo uma 'atriz de elite' ela é muito conhecida em filmes de comédia e romance ou que juntam esses dois estilos. 'A Mentira' fez com que ela alavancasse esse sucesso que ela tem hoje, pois talvez trabalhando em 'Sucker Punch' com outras garotas ela (talvez) demoraria um pouco pra 'se apresentar' realmente num 'filme solo' onde é a personagem principal e poderia ter essa 'demora por reconhecimento', mas muito pouco, pois ela seria chamada pra atuar novamente (talvez por um solo como este) e com os holofotes apontados pra ela, Emma Stone mostraria seu grande talento e chegaria ao pódio onde está hoje. Então: 'não', não foi porque ela trabalhou nesse filme que alavancou sua carreira no início, pois mais cedo ou mais tarde aconteceria automaticamente.
 Voltando pro filme: 'A Mentira' é um filme com um tema clichê do cinema adolescente: 'virgindade' e muitas pessoas gostam e atrai muitos jovens e por isso que mais filmes (até hoje) são rodados com o tema. Sem 'besteirol' na receita, até mesmo por ter uma protagonista mulher, a personagem Olive decide inventar uma mentira onde a fofoca corre pela escola e ela se sentindo 'popular' (de certa forma) continua alimentando essa mentira inventando que está transando com muitos garotos pra aumentar sua popularidade e até alguns pedem pra ela falar deles, pois são 'esquisitos' e não tem chances com garotas. No meio dessa 'aventura mentirosa' a personagem vai explicando em 'capítulos' o que vai acontecendo e as próximas etapas que vão surgindo e suas consequências.
 A personagem Olive é muito legal, 'fala pelos cotovelos' e é divertida, mas o caminhar da história, ao meu ver, foi muito desnecessário, pois não trouxe nada de aproveitável pra quem o assiste. O tema é mentir e alimentar isso (pra quem achava que mentira tem perna curta...) e depois arcar com as consequências quando tudo isso vira uma bola de neve a custo de "popularidade". Ok, é ótimo ter, mas a personagem tem uma família legal, tem 'oportunidades' na escola e mesmo assim escolhe colocar a faixa e se rotular sobre o que estão a chamando pelos corredores do colégio. Achei bem chato, não gostei realmente, mas a personagem consegue fazer você não desistir do filme no meio (ou bem antes) por conversar com o público e ser, no fundo, uma garota normal alimentada por mentiras. É complicado um filme que você gosta da personagem (não só porque ela é a Emma Stone), mas não aceita a 'atitude mestra' que conduz o filme, mas o que importa é isso e realmente pra mim foi bem bobo e não gostei de conferir. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'A Mentira' como um filme 'ruim' (duas estrelas), porém teve pessoas que elogiaram e aplaudiram de pé (vai entender). Existem algumas reviravoltas, tem alguns personagens secundários legais, mas o 'mar' que carrega essa história inteira não é bacana e não achei divertido. Continuo adorando a Emma Stone, mas não achei muito bacana essa ideia dela e nem a de existir esse filme. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'A Mentira'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário