sexta-feira, 14 de junho de 2019

À Espera de um Milagre


 'À Espera de um Milagre' (título original: 'The Green Mile' que traduzindo temos 'A Milha Verde' que era como os policiais chamavam o corredor até levar o detento pra cadeira elétrica, pois o chão era verde) estreou no dia 10 de Março de 2000 tendo a duração de 190 minutos de duração (sim, mais longo que 'Vingadores: Ultimato') e é um filme derivado de um livro escrito pelo grande Stephen King (que criou 'It - A Coisa', 'O Iluminado', 'Cemitério Maldito' e muitos outros) sendo dirigido por Frank Darabont que também trabalhou no roteiro em cima da história contida no livro. No elenco temos Tom Hanks (será o melhor filme dele?), Michael Clarke Duncan, David Morse, Bonnie Hunt, Gary Sinise, Sam Rockwell, James Cromwell, dentre muitos outros.
 O filme se passa no ano de 1935, na grande depressão, mais precisamente numa prisão onde Paul Edgecomb é o chefe dos policiais e aprisiona ali os homens que irão pro corredor da morte. Um dia eles acabam recendo um homem chamado John Coffey que disseram que estava ali por ter cometido um massacre terrível envolvendo duas irmãs gêmeas de 9 anos de idade. O homem de dois metros de altura causando medo para os presos que estavam ali era um doce de pessoa, um pouco bobo e tinha alguns medos e isso chama a atenção do policial chefe Paul e dos outros que lá trabalhavam, mas logo a atenção aumenta, pois ele acaba descobrindo que aquele prisioneiro não é um homem normal tendo poderes sobrenaturais.


 Que filme fabuloso! Acredito que existam poucas pessoas que não gostam desse filme (talvez pela duração muito longa), mas pra mim é um dos melhores filmes já criados de todos os tempos e o único que não envolve cachorros morrendo que eu sinto tristeza e cai uma lágrima pelo drama presente. Antes de falar sobre, o filme 'À Espera de um Milagre' foi indicado a varias categorias no Oscar, a maior premiação do cinema, como 'Melhor Filme', 'Melhor Ator Coadjuvante: Michael Clarke Duncan', 'Melhor Roteiro Adaptado' e 'Melhor Som', mas infelizmente não levou nenhum prêmio e ao meu ver tinha tudo pra levar, mas vamos continuar.
 Lembro que um canal de televisão aberta o exibia muitas vezes, geralmente nos dias de Sexta a noite quando eu era criança e, claro, não tinha paciência e nem a cabeça de assistir o longa e entender toda dramática, a história e tudo mais como posso entender hoje e com isso eu nunca o tinha assistido por inteiro e isso só aconteceu Quarta (antes de ontem) e hoje estou aqui pra falar um pouco dele.
 'À Espera de um Milagre' é um filme completo e por isso entra na minha lista de filmes mais bem produzidos e trabalhados, pois ele também é lindo! O longa tem um foco que é o grande prisioneiro John Coffey que é grandalhão, mas parece uma criança que não demora muito pra demonstrar que tem poderes especiais e os usa pra ajudar as pessoas, porém como o longa é completo, temos o foco e outras histórias e situações que acontecem ao decorrer da história com os outros policiais, os outros presos que aparecem e os que já são 'familiarizados' com os policiais e estão aguardando a data que irão ser eletrocutados até a morte na cadeira elétrica. Temos a situação do preso 'novato' que apronta e parece ter problemas psicológicos, do policial que trabalha lá por ser parente de um homem que trabalha na prefeitura e é muito chato e apronta muito importunando os outros prisioneiros e fazendo coisas erradas já que não pode ser despedido e claro, não podemos esquecer do ratinho Mrs. Jingles que faz amizade com um prisioneiro que o ensina a fazer vários truques. Com tais situações o filme vai passando, ás vezes algumas 'se entrelaçam' com a outra e o longa vai ganhando mais forma e histórias dentro dele e seguindo, mas claro, nada de tão 'forte' a ponto de esquecermos de John Coffey e suas habilidades especiais.
 É um filme brilhante e muito talentoso que posso considerar como uma obra-prima, pois eu não consigo encontrar nenhum erro perante a história. Sobre o tempo de duração ser extenso, ao meu ver, ele está ótimo e claro que não é um filme pra se ver com pressa, mas sim numa noite calma onde você possa prestar atenção no que está se passando e o mais importante: não ter pressa, pois tudo deve ser apreciado. Eu abracei a obra, ela contém um drama muito forte á respeito dos prisioneiros indo pra cadeira elétrica, porém tem suas partes que dão um 'alívio' como tais situações e como é um longa completo ele mistura muitas emoções onde são claramente recebidas pelo telespectador que está sentindo o gênero drama nos primeiros trinta minutos, mas depois acontece algo que aquilo passa, mas depois acontece algo que ele fica com raiva e vai passando. 'À Espera de um Milagre' é um filme que tem o personagem que você sente mais raiva (ao meu ver, depois de falar sobre mais de trezentos e oitenta filmes aqui, não vi nenhum até o momento que não senti mais raiva) que é o policial Percy que só apronta e faz coisas erradas na prisão, porém é um homem que tem privilégios e não pode ser mandado embora ou 'ser castigado', pois se ele falar algo pode demitir qualquer um e acredito que você vai passar alguns momentos de pura raiva com tal personagem.
 'À Espera de um Milagre' é um dos cinco filmes pra se assistir antes de morrer (uma lista criada por uma rádio inglesa) e, com certeza, é um dos maiores filmes de todos os tempos e como eu disse, nessa mistura de 'emoções' com as situações que não deixa o mesmo 'triste' o filme inteiro por lembrar que John Coffey é um detento que está esperando sua vez na cadeira elétrica, porém o mostra em algumas situações e chega numa hora que o policial Paul vai conversar com ele, eu vou deixar aqui um trecho importante do filme em texto, pois tal conversa foi uma das mais fortes dentro da história do cinema depois de você ver tudo que acontece e sentir toda energia dos personagens e os conhecê-los muito bem, segue:

- Não quero padre. Você pode orar, se quiser.

- Eu? Acho que eu poderia, se fosse preciso... Tenho de perguntar algo importante...

- Sei o que vai dizer. Não precisa dizer...

- Não... eu preciso... preciso dizer... John... diga o que quer que eu faça. Quer que eu tire você daqui? Que eu deixe você fugir? Ver até onde consegue ir?

- Por que ia fazer algo tão bobo?

- No dia do meu julgamento... quando eu estiver diante de Deus, e Ele perguntar por que matei um dos Seus verdadeiros milagres... o que vou dizer? Que era o meu trabalho? É o meu trabalho...

- Diga a Deus Pai que foi uma gentileza sua. Sei que você está preocupado e sofrendo. Posso sentir. Mas você precisa parar com isso. Eu quero que acabe. Eu quero. Estou cansado, chefe. Cansado de estar na estrada, solitário como um pardal na chuva. Cansado de nunca ter amigo para me dizer aonde vai, de onde vem ou por quê. Principalmente, estou cansado de as pessoas serem ruins. Estou cansado da dor que sinto e ouço no mundo todo dia. É muita dor! São como pedaços de vidro na minha cabeça o tempo todo... Você consegue entender?...

- Sim, John. Acho que sim...  

(John Coffey - À Espera de um Milagre) 
Retirado do site: www.opensador.com

 Se você não viu o longa ainda você deve tirar um dia no fim de semana ou quando ficar de folga pra ver, pois será um bem que fará a você mesmo, pois muitas pessoas conhecem o filme, mas de longe sabendo da história principal e o que acontece, porém o longa tem muito mais a oferecer, tantos sentimentos que são transmitidos e tudo mais que o torna um grande filme e não apenas isso, um clássico e como eu já falei, um dos melhores filmes de todos os tempos (que 'Titanic' o que!) e claro que o espaço 'Black Dog' tem o prazer de avaliar o filme 'À Espera de um Milagre' como um 'excelente' (cinco estrelas) filme. Confira abaixo três vídeos sobre esse longa e saiba que você não o conhece se realmente não o assistiu de fato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário