quinta-feira, 30 de maio de 2019

Ouija - A Origem do Mal


 Ontem eu fiz uma 'Noite Sessão do Terror' aqui em casa, na verdade no meu quarto e assisti logo dois que eu já havia assistido há algum tempo, mas não lembrava muito o que acontecia e pra aproveitar eu assisti também pra trazer aqui no espaço 'Black Dog' e aumentar o acervo de críticas de filmes (quanto mais melhor), então eu peço que ajude comentando e divulgando em suas redes sociais e para amigos para os acessos aumentarem, tudo bem? 
 Então vamos lá, vou falar agora de 'Ouija - A Origem do Mal' (título original: 'Ouija: Origin of Evil') que é o segundo filme de uma 'franquia' (só teve dois mesmo) do filme com o nome 'Ouija' da 'Universal Pictures' e este é um 'prequel' (que acontece antes do primeiro). Ele estreou no dia 20 de Outubro de 2016 e tenho quase certeza que eu o vi no cinema, mas vamos continuar. Dirigido por Mike Flanagan que também trabalhou no roteiro, temos no elenco Annalise Basso, Elizabeth Reaser, Lulu Wison, Henry Thomas, Kate Siegel, Doug Jones, Alexis G. Zall, dentre outros.
 O filme nos transporta para a década de 60 contando a história da família Zander, mais precisamente (inicialmente) de Alice que é uma mulher viúva que tem duas filha, a adolescente Paulina e a jovem Doris e elas criaram uma maneira de ganhar dinheiro dos outros forjando conversar com espíritos, entes queridos falecidos. Alice era a 'vidente' e as filhas faziam 'os truques' como barulhos e aparições pra tudo parecer real e eles sobrevivem com isso. Com o tempo foi lançado um jogo chamado 'Ouija' que era um tabuleiro com letras e números com as palavras 'sim', 'não' e 'adeus' que diziam que poderiam contatar espíritos á partir dele e Alice, pra aumentar a clientela e trazer novidades, decide comprar um onde logo a filha Doris se interessa e começa a tentar se comunicar com fantasmas como seu pai que pra ela 'desapareceu' (não contaram que ele foi morto atropelado por um bêbado) e pra sua surpresa ela consegue se comunicar e se mostra uma habilidosa comunicadora descobrindo coisas pessoais das pessoas sem usar truques. Porém, com essa grande responsabilidade não se esperam boas coisas pra pessoa que o faz, pois não é nada legal mexer com o mundo dos espíritos e todos pagaram com as consequências.


 Acredito que alguns vão discordar de mim, mas vamos seguir com a postagem. Não era pra se esperar que um filme centrado no jogo de tabuleiro mais conhecido do mundo pra se comunicar com espíritos poderia ser lançado e acabou sendo. Aconteceu dois anos antes, em 2014 com o nome 'Ouija - O Jogo dos Espíritos' que tinha muitos jovens no elenco e eu particularmente não gostei do longa (só por curiosidade, a 'Blumhouse' esteve envolvido em ambos), mas talvez eu assista futuramente e traga pra cá. Não sei se arrecadou dinheiro (foi ruim nas criticas) e decidiram trazer um segundo filme com um estilo completamente diferente do primeiro tirando essa coisa de jovens e tudo mais e contando a história de uma família com duas filhas que sofrem problemas com dinheiro e alguns pessoais e adicionaram o tabuleiro Ouija no meio.
 Primeiramente o que me chamou atenção foi a década de 60, pois realmente o longa 'nos puxa' pra esse tempo mais antigo com o estilo da casa, roupas e até jeito de se comportar e música. Outra coisa foram as atrizes que achei muito boas, mas a questão aqui é a Lulu Wilson que interpreta a doce Doris que foi um espetáculo, a garotinha é muito fofa e já mostrou que tem talento pro terror, pois ela também trabalhou no segundo filme de 'Annabelle' que também é um 'prequel' e a história se passa nos anos 70 ou 80 (se não me engano).
 A história foi muito bacana, pois ela é tensa, pois primeiro começamos com a 'mãe charlatã' e depois que descobre que Doris tem 'os poderes de se comunicar' ela revela que sua mãe também tinha e que era verdade que tal dom pula uma geração. No começo ela usa pro bem, se controla e ajuda algumas pessoas, mas não demora muito pra garota se transformar e o enredo do filme virar de cabeça pra baixo mostrando que realmente não se brinca com essas coisas de 'conversar com espíritos'.
 Eu adorei o filme, ele é bem tenso e sombrio, tem umas cenas muito legais, mas o terror não é ofensivo, claro, temos algumas cenas que nos pega de surpresa, mas no geral o longa é classificado por ser tenso e sombrio e essa coisa de 'terror ofensivo' talvez eles tem até ideias, mas se aplicasse ao filme a classificação indicativa aumentaria e os mais jovens que gostam de ver esse tipo de filme não poderiam ir pros cinemas e eles não indo é menos grana entrando. 
 Eu não tenho nada contra jovens atuarem em filmes de terror, alguns são até bacanas, mas outros são bem bobos e aqui, acertaram em cheio essa mudança pra uma família. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'Ouija - A Origem do Mal' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme e eu explicarei o motivo, pois a imprensa não deu tal classificação pro filme. Vi que o filme tem uma história sombria a oferecer, a atuação de Lulu Wilson foi muito boa e os problemas que rondam a família conseguem dar 'assunto' ao filme no meio de outros personagens e outros problemas quer surgem. É um caso curioso o que acontece com Doris como escrever cartas em polonês e até mesmo conseguir falar na voz de pessoas que morreram e o mais bacana é que tivemos explicações dos motivos que aconteceram isso e aquilo e uma outra história sombria se esconde por trás da trama que usa a principal como marionete. 
 Depois desse não decidiram lançar outro longa e acredito que preferiram encerrar a franquia com 'chave de ouro' (não gostaram tanto, mas comparado ao primeiro, este é uma obra-prima), porém temos os estúdios independentes e eu já vou alertar aqui pra vocês não caírem nessa armadilha: existe um 'Ouija 3', mas não tem nada haver com o estúdio 'Universal' e muito menos com essa história (pois esse 'prequel' tem ligação com o primeiro filme da franquia 'de jovens que foi ruim'), mas continuando, eles inventaram de lançar 'Ouija 3: Desafio Charlie Charlie' mesclando 'Ouija' com o 'Charlie Charlie' (papel escrito sim duas vezes e não duas vezes com dois lápis no meio que foi febre há muito tempo) e eu assisti o filme pensando "de longe" que poderia ser uma continuação da franquia, mas me deparei com um péssimo filme com atores horríveis, atuações péssimas e uma história horrenda (sim, eu detonei o filme) e não indico pra ninguém e muito menos irei assistir novamente pra falar dele aqui.
 Bom, dê uma chance ao longa e assista, pois eu achei muito bom e digo que foi injustiçado pela crítica, mesmo que o espaço 'Black Dog' não dê a mínima pra ela, pois aqui temos nossas próprias opiniões e se um filme é injustiçado eu conto e explico como fiz com 'Ouija - A Origem do Mal'. Confira abaixo três vídeos sobre o mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário