'A Rede Social' (título original: 'The Social Network') é um longa de drama que estreou no dia 3 de Dezembro de 2010 e ganhou inúmeros prêmios e foi classificado como um dos melhores filmes do ano em muitas listas daquele ano conseguindo ganhar prêmios no Oscar no ano de 2011 nas categorias: 'Melhor Roteiro Adaptado', 'Melhor Trilha Sonora' e 'Melhor Edição', no Globo de Ouro do mesmo ano como 'Melhor filme de Drama', 'Melhor Diretor', 'Melhor Roteiro' e 'Melhor Trilha Sonora', dentre muitas indicações e outros prêmios.
Dirigido por David Fincher e roteirizado por Aaron Sorkin, temos no elenco Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Max Minghella, Dakota Johnson, Rooney Mara, Brenda Song, dentre muitos outros. Pra quem não sabe, o filme 'A Rede Social' conta a história de como o Facebook foi criado, então seguimos os passos de Mark Zuckerberg (criador do Facebook, aqui protagonizado por Jesse Eisenberg) na faculdade que leva um fora da namorada e bêbado retornando pro campus da Harvard, onde ele estudava, consegue hackear as fotos de todas garotas e criar o 'Facematch' onde aparecia duas fotos aleatórias de garotas e a pessoa clicava na mais bonita e isso gerou uma confusão, pois muitos estudantes acessaram e o servidor caiu. Respondendo pelo que fez e sendo afastado da faculdade por um tempo, ele é chamado por uns alunos pra criar uma rede social da própria Harvard onde ele seria o programador e Mark topa, porém ele tem mais ideias e sua imaginação vai mais além e ele decide criar com seus amigos o 'The Facebook' que era, primeiramente, uma rede social para estudantes da Harvard, mas que depois aos poucos foi chegando para outras universidades com o intuito dos alunos se comunicarem e compartilharem momentos e pensamentos. Claro que o culparam por plágio e até um amigo próximo virou a cara pra ele, então, enquanto o Facebook crescia ele enfrentava alguns problemas e tudo tinha um preço, até mesmo perder alguns amigos.
Eu não havia assistido o longa que tem 120 minutos de duração e ontem bateu a curiosidade e decidi ver como tudo começou além de gostar muito do ator Jesse Eisenberg que me chamou muito a atenção pra ver o filme. Todo mundo tem Facebook, você pode não usar, mas tem e claro que ele já teve seus momentos de glória onde todos falavam da rede social, até mesmo por aqui quando 'Orkut' deixou de ser legal e uma galera em massa migrou para o Facebook afundando o coitado 'Orkut' que marcou muito minha adolescência (falo disso mais pra frente).
O filme é muito interessante, mostra um personagem frio e calculista com as palavras na ponta da língua sobre as situações que surgem no seu caminho, não sei se Mark Zuckerberg era, ou é assim, mas gostei muito do personagem e esse sonho de expandir sua ideia e tudo mais enquanto alguns problemas na justiça vão acontecendo fruto de sua criação. O longa é muito falado, a história é extensa e existem muitos diálogos que vão levando o filme, isso é, não existem 'situações' ou 'acontecimentos', apenas diálogos e o telespectador tem que gostar de ao menos uma dessas duas coisas pra conseguir assistir o longa sem problemas: ter curiosidade sobre a história do 'Facebook' ou gostar muito de filmes com bastante diálogos.
Reconheço que o longa foi eleito um dos melhores de 2010 e em muitas da lista que apareceu ele as encabeça, é um longa inteligente e conta uma história 'atual' onde muitas pessoas tinham o interesse de saber e a curiosidade de ver na tela como tudo começou, já que mostra o início sendo criado no computador de uma faculdade dentro do seu dormitório e depois foi englobando um todo. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'A Rede Social' como um 'bom' (três estrelas) filme e aposto que se você é fã da rede social de carteirinha irá gostar muito do longa.
Não existiu nenhum dedo de Marck Zuckerberg no longa que quando ficou sabendo que um filme sobre sua história iria ser rodado com base em um livro, ele não gostou muito da ideia e chegou até a dizer que não iria perder seu tempo assistindo o material, mas quando foi lançado ele deixou seu lado 'fanfarrão' de lado e foi ver o longa com um grupo grande de pessoas que trabalhavam no Facebook pra conferir o filme que retrata a origem de tudo. Ele mesmo disse que o ator e as atitudes lembravam muito ele na época da faculdade, mas que existiam algumas coisas lá retratadas que não aconteceram de fato. Só falando rapidinho do 'Orkut' que eu gostava tanto, ele começou a declinar quando 'inventou' de mudar para uma nova versão que era mais pesada e mudaram até a cor das páginas e tudo mais e muitas pessoas como eu que na época tinha 'internet discada' e o site era pesado, não foi muito com a cara e acabou desistindo de usar. Eu me lembro ainda das comunidades, os amigos que fiz por lá (e ainda os tenho) e outras coisas, realmente o 'Orkut' era muito legal, mas depois teve uma galera que falou do Facebook e todos foram pra lá e eu fui pro Twitter onde estou até hoje e tenho uma conta no Facebook onde interajo pouco, mas faço muito 'mershan' do 'Black Dog'. Como foi criado o 'Orkut'? Por um russo chamado Orkut (sim, ele deu seu nome á rede social), pois trabalhava na Google e quem trabalha lá tem um tempo que pode desenvolver novas ferramentas para internet e tudo mais que o Google pode se interessar e acabar adquirindo e ele criou essa rede social que virou uma febre aqui no Brasil e em outros países enquanto os outros estavam no Facebook (como os Americanos) e depois todos se uniram ao Facebook. Enfim, confira abaixo três vídeos sobre o longa 'A Rede Social', a história da criação do Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário