sábado, 30 de março de 2019

Matadores de Velhinha


 É um clássico e eu nunca tinha assistido o filme e se perceberem, nestes mais de trezentos filmes que eu já falei aqui, nenhum deles trabalha o Tom Hanks, pois eu não acho muito legal os filmes que ele trabalhou tirando 'A Espera de um Milagre' que é perfeito e mais alguns poucos e claro, queria saber mais sobre 'Matadores de Velhinha' que estreou no dia 25 de Junho de 2004 que é uma refilmagem do filme 'Quinteto da Morte' que estreou no ano de 1955 onde o ator Tom Hanks não assistiu pra não ser influenciado para fazer o longa.
 Dirigido por Joel Coen e Ethan Coen que roteirizaram o longa também, temos no elenco nomes conhecidos e até mesmo 'parrudos' como o próprio Tom Hanks, J.K. Simmons, Marlon Wayans, Bruce Campbell, Irma P. Hall, Tzi Ma, dentre outros.
 O longa conta a história de um homem 'fino' e 'elegante' chamado Goldthwait Higginson Dorr (ou pra ser mais simples: 'Professor') que bate na porta de uma senhora viúva que vive com seu gato que sempre anda fugindo chamada Marva morando numa casinha de um bairro super tranquilo. O professor aparece querendo alugar um quarto e depois se interessa pelo porão da casa onde diz que tem um grupo musical e que pode usar o espaço pra tocar inventando muitas histórias e explicações fazendo a cabeça da senhora. Porém ela nem dúvida que os 'membros do grupo' na verdade são pessoas com habilidades diferentes contratadas por ele pra poder escavar um túnel no porão da idosa até chegar no cofre de um cassino que ficava ao lado e o plano era repartir a grana por igual para todos os cinco que trabalham juntos. Porém não demora muito pra senhora começar a duvidar sobre coisas suspeitas que podem estar acontecendo e não cair mais na laia do 'Professor', mesmo ele parecendo um homem muito inteligente. O plano então é decidido: se a senhora Marva chegar a descobrir algo, um deles devem matá-la. 


 Eu já ouvi muito sobre o longa, passou diversas vezes na televisão e não me interessava em assistir e já me indicaram algumas vezes e eu deixei pra lá até que ontem me veio o título na cabeça e eu decidi assistir com a pergunta: Será que valeria a pena eu assistir bem antes? 
 O longa tem uma comédia natural entre os personagens e as situações que acontecem, tirando o personagem Gawain interpretado por Marlon Wayans que já trabalhou em diversos filmes de comédia como 'Todo Mundo em Pânico' e ele realmente é o foco do 'divertimento' presente no longa que acredito conseguir remar com mais facilidade e conduzir o gênero diante das situações e caminhos que o filme vem a tomar. Eu realmente sou apaixonado por filmes que são simples, mas com algumas situações com os personagens e coisas que vão acontecendo o tornam mais recheado e eles nem precisam sair muito do lugar, isso é, não precisa acontecer grandes coisas pro longa se tornar dinâmico e prender o telespectador na tela da televisão. 
 'Matadores de Velhinha' conseguiu ser muito positivo nessa parte e chegou a ganhar um prêmio no 'Festival de Cannes' do ano de 2004 na categoria 'Prêmio do júri por atuação para a atriz Irma P. Hall. A história foi muito bem bolada, os acontecimentos são divertidos e consegue fazer o telespectador se divertir durante o plano do quinteto onde cada personagem é muito, mas muito diferente do outro e isso também pode ocasionar em alguns conflitos durante a execução do plano.
 Senti que o filme por ser uma comédia não fez muita coisa pra exaltar o gênero, o roteiro sim é engraçado, mas foi tão natural as coisas que aconteciam que eu simplesmente achei incrível e até mesmo trágico tais situações presentes no filme. Não é o papel mais popular e nem o melhor de Tom Hanks, mas eu gostei muito do personagem: inteligente, porém 'enrolão' que faz de tudo pra conseguir enganar e até mesmo distrais as pessoas e mexer com suas cabeças pra conseguir fazer o que ele quer e não quero tirar o brilho dos demais personagens que são ótimos também tendo cada um sua especialidade e estilo dentro da trama.
 Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Matadores de Velhinha' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme onde gostei demais, como disse, a história é simples mas muito bem colocada e gostosa de assistir sendo diferente de filmes com histórias simples que oferecem pouco e a 'engrenagem' pra executar o mesmo é muito lenta e chega a dar sono e desmotivação pro telespectador continuar acompanhando a trama, muito diferente de 'Matadores de Velhinha' que está super indicado e abaixo você confere três vídeos sobre o longa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário