sábado, 2 de março de 2019

A Casa que Jack Construiu


 'A Casa que Jack Construiu' (título original: 'The House that Jack Built') é um filme de Lars von Trier (isso quer dizer muita coisa) onde ele dirigiu e roteirizou sendo mais uma de suas 'terríveis' obras lançado no dia 1 de Novembro de 2018 tendo 155 minutos de duração.
 No elenco deste filme que mistura suspense e drama contamos com Matt Dillon, Bruno Ganz, Uma Thurman, Sofie Grabol, Riley Keough, Jeremy Davies, dentre outros.
 O longa conta a história de Jack que está a narrando 'em off' (as coisas vão acontecendo e sua voz aparece de fundo das situações) para Verge. É um arquiteto que tem planos de construir uma casa e sofre de ter inúmeros problemas mentais e um dia dirigindo seu carro na estrada ele é parado por uma mulher que pede ajuda e começa a falar brincando sobre ele ser um assassino e tudo mais e depois de tanta conversa (da parte dela) ele se invoca a matando com uma ferramenta macaco e depois desse dia ele começa a tomar gosto de matar pessoas.


 Eu assisti este longa por causa de Lars von Trier que trabalhou no filme 'Anticristo' que já falei aqui no espaço então clique aqui pra conhecer mais sobre sua outra obra. Ele tem muitas e o homem é conhecido por criar filmes 'bizarros' e que causam receio, medo, repulsa e até mesmo 'mal estar' diante de muitas pessoas que não estão acostumados com seus filmes e consegue surpreender as que estão. Seus longas não são admirados por muitas pessoas por eles 'cutucarem na ferida sentimental' através de seus personagens e não ser tão agradável de assistir e sendo assim existe uma parcela pequena de admiradores de seus trabalhos onde outros o chama de louco e muitas outras coisas, porém ele continua com esse estilo mais sombrio, doentio e melancólico. 
 Já assisti 'Anticristo' que já falei dele aqui e 'Ninfomaníaca' as duas partes que não contei aqui, porém vou procurar ver pra trazer e falar sobre, mas vamos voltar ao longa mais recente do Lars que tinha planos para 'A Casa que Jack Construiu' virasse uma série, porém não deu muito certo e o mesmo se tornou mais um filme que chegou a estrear em alguns cinemas nacionais.
 O longa realmente é pra poucos, o mesmo é muito focado na história de vida e carreira do próprio diretor dando algumas 'pistas' ao decorrer da história, porém quem 'liga os pontos' são os mais fãs de seu trabalho e história pessoal. 'A Casa que Jack Construiu' é um filme doentio que narra a história de Jack num período grande onde ele tem essa mania de matar as pessoas e guardar os corpos num frigorifico e ao mesmo tempo ele vai lutando contra seus demônios (e talvez falando com um deles) como uma de suas manias (TOC) de limpeza. A história foi muito bem escrita, pois o longa é dividido em cinco partes contando em cada uma uma vítima diferente e um pouco da história no qual ele mata e como chega na execução tratando tal ato como uma obra de arte e no final temos o epilogo onde se amarra toda história para o desfecho da história.
 No meio de situações com outras pessoas e suas manias ele vai narrando tudo para Vergel que conversa com ele fazendo-lhe perguntas onde criam teorias sobre isso e aquilo, discordam e explica sobre diversas coisas que acontece e explica sobre os motivos de fazer ou sentir isso e aquilo. É um longa detalhista, por isso sua duração ser imensa. Como eu disse, o mesmo não é pra todos, pois pode causar um certo 'mal estar' depois de assistir com cenas fortes que podem chocar os mais 'sãs' no quesito filme como o jeito de matar incluindo crianças e até mesmo um método que ele aprende de 'modelar um cadáver' pra depois de congelado o mesmo apresentar uma feição como se estivesse alegre, por exemplo. 
 Eu confesso que não estou acostumado com filmes assim, porém admiro tamanha criatividade. Existem muitos diálogos e explicações que não fogem do assunto que estão tratando, mas mostram diversas perspectivas que os mais 'desligados' podem se perder no meio de todo contexto. É um longa que você se pergunta muitas vezes o porque disso e daquilo, mas consegue enxergar ao mesmo tempo a obra como um todo, onde na primeira camada conta a história de um homem com problemas mentais muito sérios que se torna um assassino e daí que partirmos com o filme. Não existem reviravoltas e sim acontecimentos e explicações com teorias em cima. Muitos podem achar que filmes com muitos diálogos são 'chatos' então eu não recomendo este, já outros podem ter uma certa sensibilidade com filmes que tratam assuntos tão 'delicados' onde Lars von Trier aprofunda e o disseca. Se você é um viajante de primeira viagem e está navegando em águas desconhecidas eu indico assistir, mas não sei se você fará parte do 'grupo privado' que admira e goste do jeito de criar de Lars e tenho certeza que muitos irão parar de assistir na primeira meia hora, é uma tentativa, você tem que experimentar pra ver se realmente gosta, não? É uma experiência diferente, não sou 'fã' de Lars, mas admiro sua criatividade e o jeito 'diferente' e 'sem medo' de trabalhar do seu jeito, seja ele o mais insano possível e por isso o espaço 'Black Dog' classifica 'A Casa que Jack Construiu' como um 'bom' (três estrelas) filme onde a atuação de Matt Dillon está muito boa e tudo se foca nele onde o ator faz o papel do personagem Jack. Confira abaixo três vídeos sobre o filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário