sábado, 23 de fevereiro de 2019

Sob a Pele


 Hoje irei falar sobre o filme 'Sob a Pele' (título original: Under the Skin) que estreou no dia 15 de Maio de 2014 e virou assunto no ano, mas falaremos disso mais pra frente. Atenção: o espaço 'Black Dog' não da 'spoilers' sobre nenhum filme diante dos comentários que faço sobre ele, mas este (como o 'Mãe!') será diferente, pois colocarei meu ponto de vista na história que é muito diferente dos demais filmes, então a postagem seguirá com seu conteúdo normal até a terceira imagem (poster primeira, terá a segunda pra iniciar sobre o que achei do filme e depois da terceira falarei o que entendi sobre ela), pois muitas pessoas não entenderam o contexto, o que quiseram passar dentro de 108 minutos de filme (não é pouco) e acredito que muitos que assistiram e não entenderam muito bem irá ler a minha 'releitura' da história e que, talvez, isso possa ajudar, ou ainda pra quem não assistiu e não se importa com tais informações, porém já estou alertando que teremos 'spoilers', mas calma que avisarei em negrito e em vermelho que aquela área será de 'spoilers' se você não quiser saber (que eu indico realmente ver o filme antes de ler), mas cada um cada um e eu estou fazendo a minha parte pra aconselhar. 
 'Sob a Pele' é um filme de ficção científica dirigido por Jonathan Glazer que também trabalhou no roteiro ao lado de Michael Faber e Walter Campbell. No elenco temos a grande e maravilhosa Scarlett Johansson e só, calma, claro que existem outros 'personagens' que chegam a interagir com ela, mas não chegam a ser nem 'personagens secundários', pois o longa foca nela e vocês entenderam sobre isso mais pra frente. 
 O longa conta a história de uma alienígena que veio parar no nosso mundo e sai pra lá e pra cá dirigindo uma van grande pedindo orientações de lugares aleatórios para homens no qual ela usa sua beleza e sedução pra atrai-los para seu plano / sobrevivência. Porém com o passar do tempo ela começa a enxergar nós humanos com outros olhos.


 O filme não é perfeito, óbvio, mas a Scarllet Johansson trabalhou muito bem e deu muito peso na obra que diferencialmente outra atriz conseguiria 'carregar' sozinha um filme inteiro nas costas. Eu já disse que gosto de filmes com poucos personagens como 'Creep' e 'Creep 2' que tem apenas dois personagens, mas existe um filme com um único personagem e ele está aqui: 'Sob a Pele' (desconheço outro, mas se você souber deixe nos comentários).
 Querendo ou não cada 'longa' é uma 'obra de arte', pois desperta coisas no telespectador que assiste (emoções) e isso é fantástico, alguns melhores que outros (obvio) e outros mais 'cabeça' com um teor mais 'sério' e até mesmo observador (como aqueles quadros que uma pessoa olha e não entende nada com aqueles rabiscos e manchas, mas outra olha e sente emoção e acha incrível) e esse tipo de quadro é 'Sob a Pele', pois o longa é muito diferente de tudo que você já assistiu e pra mim 'diferente é legal' e o assisti ontem pela segunda vez pra falar dele aqui no espaço. O que deu mais o que falar foi que a cena de nudez da atriz que está presente no filme (mas calma, por favor, não vá assistir o filme apenas pela cena de nudez e outra, é um nu artístico e não pornográfico, ela esta nua em frente a um espelho com uma luz vermelha a iluminando onde as silhuetas dela realçam e as partes intimas ficam sobre as sombras, então o que da pra ver são as nádegas dela), mas enfim, vamos continuar né?
 'Sob a Pele' é um filme sem muito dinamismo e até certo ponto (ou metade) ele até que é repetitivo até o longa (e a própria personagem) tomar outras medidas sobre o que está acontecendo e o longa tomar outro rumo que não faz nenhum tipo de alarde, pois ele continua 'quieto', 'frio' e 'misterioso', mas mesmo assim consegue atrair o telespectador pela 'jornada' da 'alienígena' (ela não tem nome) que se volta completamente no qual ela veio fazer aqui.
 O filme é muito 'humano' apesar de seguirmos os passos de uma alienígena, pois existem muitos 'takes' (cenas) de pessoas fazendo inúmeras coisas, se comportando em diversas situações e até mesmo quando ela chega a dar carona pra atrai-los para uma 'armadilha'. Não tem o que contrariar, homem pensa muito em sexo e disso todos já sabem e ela usa esse 'ponto fraco masculino' dizendo que está sozinha e se ele não queria ir pra casa dela e o homem em uma noite, com uma garota o convidando (logo a Scarlett Johansson incrível?) claro que ele aceita e começa a trilhar o rumo de sua morte de uma maneira muito simples, estranha e até mesmo 'insana'. 
 Eu gostei do filme, é algo diferente, causa muitos sentimentos diferentes em determinadas pessoas como uma 'obra de arte'. Muitos podem achar muito lento, muito 'mais do mesmo' e com poucas situações no qual o longa 'não sai do lugar', mas foi o que eu disse: precisava de uma atriz boa e também bonita pra segurar as pontas e a Scarlett Johansson foi perfeita pra fazer esse papel, realmente não tinha outra e o filme é 'lento' tem esse 'drama' e 'mistério' em 'marcha lenta', pois assim que ele deve ser: pode não ter a melhor história, a melhor criação, mas dentro do conteúdo criado não vejo outra forma de nos apresentar, pois, por exemplo, se aparecesse um atirador querendo matar ela e a perseguisse no filme quebraria todo conceito do que ele quer passar e o diálogo entre o filme e o telespectador. Com isso o 'Black Dog' classifica 'Sob a Pele' como um 'ótimo' filme (quatro estrelas), pois como dito: ele não é uma 'obra prima' e talvez não entre na lista dos melhores filmes que já assisti, mas deve ser reconhecido, a obra, como ela foi feita de tal modo e como mesmo em 'marcha lenta' a mesma consegue mostrar e passar sentimento da personagem pro telespectador e eles acertam. Claro, muitas pessoas não vão entender, vão achar ruim por acontecer pouca coisa (ou nada), mas paciência, pois foi o que eu disse: é como olhar uma arte 'abstrata'. Assistam o longa preparados pra tudo isso que falei, com tempo, sem esperar muitas coisas, mas sim pra ver o andar e sentir o que o personagem sente pra tomar tais decisões, ok?


 [ÁREA DE 'SPOILERS', ACONSELHO NÃO LER O TEXTO ABAIXO SE AINDA NÃO ASSISTIU AO FILME 'SOB A PELE']
 Como o longa é 'uma arte abstrata', cada um pode entender a história de uma maneira diferente (e alguns talvez assistiram e não entenderam) e aqui eu vou explicar o porque disso e daquilo e o que eu entendi do longa 'Sob a Pele', é certo o que vou falar? Foi o que eu entendi, mas você pode interpretar de outra maneira, porém eu acredito que não fugirá muito da minha linha de raciocínio, mas como tudo é subliminar e nada é explicado cada um pode tomar a experiência de assistir o longa como bem entender, interpretar como acha, bom, vamos lá!
 Começamos com 'o personagem' (só tem um que é o alien protagonizado pela linda Scarlett Johansson, então vou me referir a ela assim), ela vem pro nosso mundo com um propósito (ou plano) que é se alimentar ou 'capturar' humanos homens e ela usa toda sua sensualidade dando carona a homens solitários pra que ninguém sinta sua falta quando 'morrerem' ou 'partirem', pois quando o homem fala que tem família ou algo do tipo ela desconversa (isso tudo num papo de pedir informações para chegar num devido lugar dirigindo sua van). Essa parte é estranha, pois ela adentra numa casa que é escura com pouca iluminação como na imagem acima e ela vai andando num lugar que parece infinito de tão escuro e tirando a roupa ficando de calcinha e sutiã e o homem que vai seguindo ela também faz o mesmo, porém chega num ponto que começa a afundar nessa escuridão até desaparecer (assim ele morre ou é teletransportado pra outro local, não sei) e em uma das cenas mostra um homem que desaparece deixando sua pele pra trás dentro dessa escuridão quando ele afunda.
 Isso se repete algumas vezes, no que da pra entender que é o plano dela aqui. E fazendo isso ela vai conversando com as pessoas entendendo o lado humano e aprendendo conosco observando os demais que ela vê quando dirige. As coisas mudam quando ela conhece um homem numa noite onde ele vai ao mercado, ela da carona, pois ele fala que é sozinho e depois ele se mostra (pois estava encapuzado) um homem com o rosto deformado contando que tem 26 anos e acha as pessoas ruins e que nunca tinha namorado e nem tocado em ninguém (tudo em poucas palavras, os diálogos presente no filme são curtos e objetivos) e ela resolve fazer ele tocar no rosto e pescoço dela no qual ele demonstra ficar feliz e aceita ir pra casa com ela (mas é claro!) e ele cai na armadilha como todos os outros, porém ela se 'sensibiliza' com aquele homem que se sente oprimido, que sofreu muito e na única oportunidade de estar com uma garota isso acontece... enfim, ela então o libera e fica confusa diante de tudo isso, diante das nossas emoções. Antes uma 'predadora' (guarde esse nome), agora ela fica 'confusa' sobre tudo se perguntando se era certo fazer aquilo (tudo de forma subliminar, a gente vai achando que é isso pelas atitudes dela) e a personagem larga de dirigir a van e pega um ônibus (antes ela ficava andando nas ruas observando as pessoas chegando até a cair e sendo ajudada no qual ela levanta e continua sem rumo). 
 No ônibus ela conhece um homem que a vê passando frio e lhe oferece ajuda a levando pra sua casa e oferecendo comida e tudo mais (ela não come) e com isso ela passa um tempo com ele observando o que faz e tudo tentando entender o nosso comportamento, como 'funcionamos' sozinhos e na sociedade. Enfim, ele um dia a leva num lugar montanhoso e que existia um quarto subterrâneo (esse lugar é um pouco complicado de explicar, mas é um lugar e pronto) e ele decide seduzi-la (pois é a Scarlett Johansson!) e ela decide jogar o jogo dele no qual quando ele tenta 'penetrar' nela ele não consegue e ela corre pegando o abajour e vendo sua parte íntima (como é um alienígena deve ser algo fechado, não sei, diferente obviamente) e confusa ela foge do local indo parar numa floresta onde encontra um 'vigia' que a alerta que aquele lugar é escorregadio naquela época do ano (inverno) e que pode se perder e pra não sair da trilha. Ainda muito confusa ela caminha pela floresta até se cansar e achar uma casa própria para as pessoas que caminham descansarem, darem um tempo lá e ela entra e adormece no chão. Depois de um tempo ela acorda e se assusta, pois este mesmo 'vigia' da floresta estava tentando tocá-la mexendo em suas partes intimas com a mão em cima da calça e ela se assusta e sai correndo. A personagem que começou como uma 'predadora', passou a ficar 'confusa' com os sentimentos e depois disso ela passou a ser a 'presa' com o abuso do homem que corre atrás dela que foge até conseguir alcançá-la. Chegamos numa cena tensa onde o homem tenta estrupa-la, ela tenta lutar com ele, mas ele começa a tirar a roupa dela até perceber algo de estranho e sair correndo pra se salvar. Agora não sei se ela vai se 'descamuflar', pois deixou de 'se alimentar' dos humanos homens na fase predadora ou porque sentiu medo (como eu disse, nada é explicado, você que toma suas teorias) e ela começa a 'tirar sua pele' se tornando uma criatura escura. Como, por exemplo, se ela estivesse vestindo uma pele humana da Scarlett e agora estava despindo a pele se mostrando ser uma criatura escura, sem cabelo e de forma humanóide. Confusa, com medo, cansada com tudo aquilo e até mesmo sem terminar de se 'descamuflar' o 'vigia' retorna e joga gasolina em cima do corpo da personagem e ateia fogo no qual a mesma se desespera saindo correndo até cair sem vida no meio da neve e o longa se encerrar.
 Acredito que deu pra entender o que eu entendi. Ela veio com um plano (ou de sua raça ou pra sobreviver aqui) que era se 'alimentar' por meio daquela 'gosma escura' onde os homens afundavam quando andavam atrás dela. Depois dela passar muito tempo conosco e se sensibilizar com um homem solitário ela decide parar com aquilo que fazia e fica confusa do tipo 'o que farei aqui agora?' Ela ficou totalmente desligada até aparecer um homem oferecendo ajuda e ela aceitar. Com seu jeito quieta ela ficou com o homem (não se sabe quanto tempo, mas acreditamos que ficou pouco do tipo dois dias) até ele tentar fazer sexo com ela e a personagem ficar confusa a ponto de fugir, talvez por não proporcionar a ele o que queria, ou, já sabendo que o sexo masculino 'se movimenta' no assunto sexo ela ficou desconcertada (e muito) sabendo que usava aquilo nas suas vitimas e agora estava na cama com o homem e percebeu que não tinha vagina (por ser um alienígena) e ela fica confusa novamente e corre pra uma floresta no qual encontra o perigo e não deu tempo pra ela pensar no que fazer, se ela iria voltar a 'matar' ou 'transportar' os homens como no início do filme ou tentar uma vida diferente, pois logo ela se descamufla e o 'vigia' a pega num momento muito 'sensível' e a mata encerrando sua jornada aqui na terra onde as emoções e o comportamento dos humanos a fez mudar e também a deixou confusa. 
 Se tem outro ponto de vista da história, por favor, use o campo de comentários. Confira abaixo três vídeos sobre o longa e mesmo seu leu essa área de 'curioso' eu aconselho a assistir o longa e viver tal experiência, pois realmente é uma coisa única e bem diferente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário