segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Mentes Sombrias


 'Mentes Sombrias' (título original: 'The Darkest Minds') estreou por aqui no dia 16 de Agosto de 2018 sendo mais um longa baseado num livro homônimo. Dirigido por Jennifer Yuh Nelson e roteirizado por Chad Hodge em cima da obra original criada por Alexandra Bracken, temos no elenco Amandla Stenberg, Harris Dickinson, Miya Cech, Skylan Brooks, Patrick Gibson, Mandy Moore, dentre outros.
 O longa se passa num futuro não tão distante onde uma doença começa a dizimar as crianças de todo planeta terra e as que sobram, de algum modo, ganham poderes e o governo decide recolher tais sobreviventes onde tais são classificados por cor que revela o grau de perigo que a mesma pode oferecer como as laranjas que controlam a mente e as vermelhas que tem um poder bruto de fogo. Ruby é tirada de seus pais quando tinha seis anos sendo uma laranja, mas descobre que a maioria das crianças laranjas e vermelhas eram mortas e ela consegue entrar na mente do doutor que a examinou a classificando como uma 'criança inteligente' que não oferecia muito risco. Depois de anos infiltrada, uma mulher que descobre sua mentira decide tira-la de lá e salvar a garota levando para um outro lugar que recrutava tais crianças sobreviventes com esses 'dons' para lutar para um bem maior, mas ela desconfia e foge encontrando três adolescentes numa van que oferece ajuda a garota que só quer encontrar sua família enquanto eles estão indo atrás de um lugar que oferece ajuda para tais crianças e jovens não tendo ligação nenhuma com o governo onde elas podem ser livres.


 Faz um tempo que estou com o filme aqui e confesso que não assisti por medo, este que poderia me levar a decepção, mas ontem por uma tentativa frustrante de assistir um filme que quero muito ver e ainda não consegui eu assisti este como 'substituto de última hora'. 'Mentes Sombrias' é baseado num livro e conta histórias de jovens que tem poderes e o governo quer controlar isso para que não vire um caos, já que não existem crianças fora desse lugar (de uma maneira correta, pois fora é proibido) e quando Ruby encontra seus novos amigos eles tem um plano e fogem de alguns 'caçadores de aluguéis' que vão atrás deles como se fossem bandidos onde os mais perigosos ou que fizeram mais coisas pra sair de seu cativeiro como, se matou pessoas ou libertou mais jovens, tem um preço maior como recompensa se for capturado.
 Essa pulga que existe atrás da minha orelha (não é problema de banho, olha lá) estava infelizmente certa sobre o longa. Eu não sei sobre o livro, mas o filme apresenta uma aventura bem 'chocha' sobre o quarteto que vai atrás desse lugar onde eles podem viver feliz. No meio do caminho acontecem poucas coisas fazendo o telespectador não se conectar com a história que se apresenta muito pobre. Depois eles encontram mais crianças (não é 'spoiler', é algo meio que esperado) e foi aí que pensei que as coisas mudariam, mas o ritmo continuou lento e a história apresentada não foi bacana. Temos 104 minutos de duração e temos um ápice que eu também pensei que as coisas iriam melhorar (olha eu sendo teimoso), mas infelizmente não melhorou e a história não conseguiu dar 'play' no quesito aventura que a história estava pedindo mostrando uma situação bem pobre e chata de assistir onde, em tal ponto, não tivemos nenhum 'grande marco' na história.
 Tentaram uma 'aventura', mas não foram felizes, tentaram realizar o começo de um romance (que era esperado), mas também não conectou muito e no final das contas eu enxerguei um projeto infeliz com muitas tentativas que não conseguiram ver a luz. No final até teve uma historinha bobinha sobre conversa romântica onde talvez os mais sentimentais e as 'garotas' sentiram algo, mas eu como sou macho (nada de machismo aqui, estou brincando) eu não consegui ver nada além de 'frases bonitinhas e bobinhas'. Enfim, o longa não foi feliz e como esperado deixou inúmeras pontas soltas para uma sequência que eu acredito ser um pouco difícil de acontecer pelo primeiro filme ser um tiro no pé e acredito muito que o livro traga uma história mais embasada, pois vi que tem uma galera que gosta e admira a obra acreditando ainda mais na teoria que o filme não tem nada haver com a história impressa nas páginas do livro. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Mentes Sombrias' como um filme 'ruim' (duas estrelas), muitas coisas que aconteceram foram clichês e não deram 'sustância' para algo maior ou ao menos bom pra deixar o telespectador satisfeito com o material. Fique com três vídeos sobre o longa abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário