sábado, 1 de dezembro de 2018

Seleção Natural


 'Seleção Natural' ('Natural Selection') é um filme independente de drama dirigido e roteirizado por Chad L. Scheifele e no elenco temos Ryan Munzert, Mason Dye, Katherine McNamara, Catherine Missal, Anthony Michael Hall, Chad L. Scheifele (sim, ele também atua), dentre outros.
 O longa conta a história de um jovem que se mudou com a mãe para uma nova cidade afim de esquecer o passado sobre seu pai que 'os abandonou' e os vícios de alcoolismo da mãe. Logo o garoto entra numa nova escola e faz amizade com uma garota que o ajuda a conhecer a área e ela tem problemas com o namorado que não gosta de vê-los juntos. Nessa situação entra um jovem chamado Ingrid (ele é homem) que logo faz amizade com o novato o ajudando a se proteger dos demais e até mesmo se enturmar, porém ele tem segundas intenções e é um garoto bem perturbado que fará de tudo para que o garoto novo e os demais que se envolverem dancem no compasso de sua música para algo maior.


 Eu já disse por aqui que gosto muito de longas que se passam com problemas adolescentes no meio escolar e até mesmo fora dele sem focar muito ou nada no sexo e relacionamentos, mas sim em problemas que os fazem perder a cabeça e quase surtar no universo escolar com os demais alunos e gostei de acompanhar 'Seleção Natural', que é um filme independente com atores pouco ou nada conhecidos pela maioria rodado por empresas pouco conhecidas que não tem força pra levar o mesmo no cinema ou no máximo para algumas salas ou realmente diretamente para serviços de 'streaming'. O filme foi lançado no ano de 2016.
 O longa é bem 'problemático' pois já começamos com o novato que tem sérios problemas com a mãe que não arruma serviço e gasta seu dinheiro com álcool, depois ele encontra essa garota (foto acima dos dois) que parece ser uma boa companhia, porém ela apresenta problemas com o namorado dizendo que não quer mais ficar com ele, porém ele tenta arrumar uma confusão e claro, temos Ingrid que ao meu ver passou a ser o personagem principal da história se apresentando depois como um jovem legal, porém manipulador que não tem uma vida boa e faz com que todos ao seu redor simplesmente não tenham também, além de se meter em várias confusões e brigas. 
 'Seleção Natural' tem um enredo ótimo, centralizamos muito no personagem Ingrid que ganha muito peso ao decorrer da história com seu modo de agir e suas filosofias sobre a vida e como as pessoas 'bagunçam' com a cabeça das outras pra conseguir o que quer (como ele faz, porém pelas bordas com o garoto novato), porém o longa não teve a história e o caminhar dela bem administrado que foi um grande erro presente neste longa. Como eu falei, a história é super interessante, porém não temos dinamismo algum presente nos 110 minutos de duração do mesmo o que chega realmente ser uma pena e claramente uma grande falta de criatividade do 'cabeça' do projeto, pois existem muitas falas e 'filosofias' sobre os personagens e a vida, mas nada acontece, uma hora ou outra alguém fica irritado e acontece uma briga, mas logo são separados e acaba. Falta de dinamismo num filme é muito grave, claro que eu não esperava tiroteios, explosões e batidas de carro e muito menos perseguições em alta velocidade, mas senti muita falta de situações, coisas que os personagens fazem, ações dos próprios e não só falar. Algumas situações presentes são meia 'bobas' como o novato estar carente por um ombro amigo para desabafar sobre as coisas que rondam sua cabeça juvenil (de onde tirei isso?) e a linda Paige que é a garota que lhe estende a mão desde o início deixa claro que ele pode se abrir pra ela quando quisesse, mas é só o personagem Ingrid falar que ela não presta e inventar que ela 'fez as pazes com o namorado' que ele não quer mais saber e nem decide conversar com a garota onde em muitas situações a deixou falando sozinho, chamo isso de 'ações automáticas', pois a pessoa ouve e não quer saber se é real ou não, ela acredita e ponto final e isso não é muito bacana.
 Outro erro (e dos grandes) foi só descobrirem quem é Ingrid de verdade nos minutos finais onde ele estava com a faca e o queijo na mão pronto pra fazer algo (não vou revelar aqui) onde ele estava estruturando desde o início, esperamos o 'ápice' do longa que claramente estava pra ser sentido naquele momento, porém simplesmente não acontece e sabe o que ocorre? Sim, o que eu disse acima, conversa e mais conversa até o plano do garoto ir por água a baixo e o longa terminar de repente, como se o tempo deles estivessem estourando e não tinham tempo pra rodar nem mais uma cena sobre o que realmente aconteceu ou algo pra mostrar o futuro do novato.
 Defendo muito títulos independentes, mas existem alguns que não passam por mãos de quem está acostumado com o ramo e não da alguns toques sobre o roteiro pra incrementar mais 'x' e tirar alguns 'y' entende? Eles tinham uma história bacana, mas o desenrolar dela foi bem ruim e raso. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Seleção Natural' como um filme 'regular' (duas estrelas e meia) onde o mesmo tinha que ser quase totalmente reescrito para termos de avaliar novamente e ver se a história boa que o mesmo tem acerta com o dinamismo de como a mesma é contada. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário