'Creep' é um filme muito, mas muito pessoal e 'único' lançado no dia 08 de Março de 2014 produzido pela minha amada 'Blumhouse Productiuons' tendo um orçamento muito pequeno pela obra ser muito, mas muito simples. Pra terem uma ideia o diretor é Patrick Brice que também trabalha no roteiro ao lado de Mark Duplass e no elenco temos os próprios Patrick e Mark (sim, apenas dois personagens).
O longa conta a história de Aaron, um homem que tem uma vida financeira meia 'desequilibrada' e consegue um trabalho pra filmar um homem chamado Josef que mora num chalé no meio de uma floresta. Ele paga bem e a única coisa que Aaron deve fazer é filmá-lo e caminhá-lo com ele, pois o homem conta uma história que tinha câncer e conseguiu 'vencê-lo', porém um tumor apareceu em seu cérebro e ele tem meses de vida e será pai muito em breve e aquele filme era pra mostrar para o filho que não conheceria o pai mostrando como ele era e agia. Parece um trabalho simples demais pela boa grana que Aaron recebeu, porém as coisas logo mudam de figura e ele descobre que Josef é uma pessoa um pouco perturbada.
Outro longa que eu já assisti e assisti mais uma vez ontem pra falar dele aqui no espaço 'Black Dog' e na verdade eu já o assisti umas quatro ou cinco vezes por achar o longa simplesmente brilhante e muito criativo. O longa não tem efeitos especiais e o foco dele é realmente retratar o real, pois com o estilo 'found footage' onde o personagem Aaron que é o cinegrafista contratado é o próprio cameraman do filme vai andando e conhecendo um pouco mais o estranho Josef que vai falando um pouco de sua vida, coisas que fazia, filosofando e pra dar um ar 'de terror' no longa ele da alguns 'sustos bobos' que se pegar o telespectador desprevenido realmente consegue sentir o 'medo' que o longa quer passar antes do mesmo se transformar estranho de fato.
O que conseguiu me envolver de fato foi duas coisas: a simplicidade de filmar e o decorrer da história e a mente e a atuação de Josef o ator Mark Duplass que é o cabeça desse projeto que dura menos de 90 minutos. Ele aparenta ter ser um homem solitário e tudo mais, mas de noite na hora de Aaron pegar a estrada ele faz de tudo pro 'amigo' ficar e começa a se abrir com ele e é nessa parte que o homem descobre (ainda depois que recebe um telefonema) que ele é meio perturbado. O projeto envolve, pois parece real de fato no meio de algumas fugas e encontrar Josef vestido de 'Peachfuzz' (como na imagem ilustrativa do longa anexada acima). Existe toda uma história, mas não sabemos ao decorrer da curta história se a mesma realmente 'bate' com a realidade em si e tenho que comentar que Mark Duplass é um ator incrível fazendo esse papel complicado e suas 'caras e bocas' e até mesmo pra elaborar esse projeto que no entanto é bem simples (acredito ser o filme mais simples que já vi hoje), porém tem sempre um jogo de câmeras e situações criadas pra transformar o mesmo no mais estranho possível, e por isso que eu amei!
Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'Creep' como um 'ótimo' filme (quatro estrelas), ele não é uma obra-prima, mas achei a ideia bem inteligente sobre o decorrer das situações e o personagem cabeça onde o longa é tão íntimo do próprio Josef que consegue fazer você se transportar pra dentro do chalé e viver com os dois nas conversas, revelações e tentativas de aproximação, realmente é muito envolvente. Mas claro, antes que venham dizer o contrário, pessoas que curtem essa 'vibe' de poucos personagens, algumas situações e uma história mais curta e até mesmo 'pirada' sobre o personagem vão gostar da obra, não adianta você aparecer aqui, ler essa postagem e não ir com a cara da resenha e nem da crítica e muito menos dos vídeos e tentar assistir, pois realmente não irá gostar se não for 'sua praia'.
Uma notícia boa é que Mark Duplass já fez tal filme para um grupo pequeno de pessoas não esperando atingir um grande público e realmente são poucos que conseguem apreciar tal obra (e isso que é bacana, ele poderia deixar de lado e criar algo mais 'relevante' pra ganhar mais dinheiro, mas ele conseguiu ver uma 'esperança' no longa) e como o orçamento do mesmo foi muito baixo ele logo pediu um contrato para uma trilogia. O primeiro foi lançado em digital e mídias (este) e o segundo foi lançado no ano passado pela plataforma de 'streaming' 'Netflix' onde eu fiquei muito ansioso pra assistir por ter adorado o primeiro e irei assisti-lo novamente pra falar dele aqui e essa manhã fiz uma pesquisa e Mark Duplass já está trabalhando no roteiro do terceiro e último filme da franquia 'Creep' que talvez lance o ano que vem, perto do Halloween, infelizmente não temos novidades nenhuma sobre ele, mas uma coisa o cara confirmou: será mais violento que os dois já lançados. Esse foi 'Creep' um filme para poucos e abaixo irei postar três vídeos sobre este longa onde muitos podem assistir e não entender o contexto que o mesmo traz o achando ruim de fato e outros já com a mente mais aberta pode absorver a história que está sendo contada com todo esse cuidado de parecer o mais real possível e trazer um 'terror' do lado mais real com a história contada e eu acho isso difícil de fazer e muito criativo o que fez eu adorar o projeto 'Creep'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário