quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Wiplash - Em Busca da Perfeição


 Um filme muito intenso e 'grande' e estas são as palavras que começo a postagem falando sobre 'Wiplash - Em Busca da Perfeição' (ou apenas 'Wiplash') que tem um quadro chamado com o mesmo nome apresentado no filme referido aos músicos de jazz como um 'quadro temporal' com um tempo presente não convencional (no caso do longa 7/8). O longa de drama que contém a cena musical embutida foi dirigido e roteirizado por Damien Chazelle e o mesmo diz se inspirar um pouco em sua vida quando estava na banda do ensino médio quando era intimidado pelo professor da banda.
 O longa da 'Sony Pictures' e produzido pela 'Blumhouse' (olha ela ai e engano seu que a empresa apenas patrocina filmes de terror, tudo bem que é o seu forte) e no elenco contamos com Miles Teller, J. K. Simmons, Paul Reiser, Melissa Benoist, Jayson Blair, dentre outros.
 O longa conta a história de Andrew que é apaixonado por jazz e toca bateria frequentando um conservatório numa turma comum de alunos até chamar a atenção do impiedoso mestre Terence Fletcher que tem uma banda de alunos que toca jazz e estava a procura de um baterista, mas não de apenas um baterista, mas sim de 'o baterista' e acaba chamando o jovem Andrew para entrar na banda e treinar para participar de diversos festivais e concursos. Então juntamos duas figuras poderosas, o jovem Andrew de 19 anos que sonha em ser o maior como seu ídolo Buddy Rich e passa horas e horas treinando para um dia ser reconhecido entre os melhores e o mestre Fletcher que apenas almeja os melhores e quer uma banda perfeita e vendo que o garoto tem potencial ele fará de tudo para disciplinar o jovem até alcançar a perfeição diante de suas músicas e com isso ele causará terror psicológico e até mesmo usará métodos agressivos pra fazer o jovem Andrew a conseguir atingir o seu lugar: o topo.


 O ator Miles Teller que já toca bateria desde seus quinze anos ficou com bolhas nas mãos de tanto tocar, algumas das vezes ele realmente sangrava e manchas ficavam presentes no instrumento. Mesmo assim ele teve aulas três dias por semana por quatro horas para conseguir o ritmo e tocar jazz que é muito diferente do estilo 'rock n roll', pois é algo realmente perfeito e cronometrado como se fosse uma conta matemática onde você erra um lugar e tudo vira uma bagunça (se for uma fórmula, no caso). 
 Falando do filme 'Wiplash - Em Busca da Perfeição', o longa é incrível e eu já tinha assistido, o mesmo estreou no dia 8 de Janeiro de 2015, mas eu inventei de última hora de assistir novamente ontem e me maravilhei de assistir novamente onde, com toda certeza, o mesmo entra na minha lista de melhores filmes que já assisti e que foram produzidos. A história é muito bacana, pois Andrew é um garoto sozinho que mora com o pai onde a mãe os abandonou quando ele era uma criança e na família todos tem uma 'carreira encaminhada' como seus primos numa cena num jantar a mesa, porém todos acham que ser músico, mesmo ele estando dentro de uma equipe de jazz onde só tem os melhores, eles acham que é uma perda de tempo e que não o levará a nada. O filme não conta uma 'história corrida' com o professor e mestre Fletcher tentando ensinar o garoto o tempo e tudo mais, mas sim existem outros bateristas tentando entrar no seu lugar (algumas vezes até entrando) e Andrew treinando em casa pra não perder o posto e tentando sempre se superar machucando as mãos e se cansando muito. Fletcher é um homem duro com todos, ele busca o melhor e trata os alunos de uma maneira 'agressiva' pra conseguir isso usando até mesmo o ponto fraco de cada um deles pra conseguir isso como fez com Andrew falando de sua mãe, além de fazer outros chorarem com gritaria e jogando coisas no meio da sala.
 O longa é focado na 'trajetória de como ser o melhor' e como esse caminho é tão árduo e complicado de percorrer mostrando que realmente não é pra qualquer um. Andrew acaba sofrendo e sua saúde física e mental são prejudicadas e até mesmo seus planos de se envolver com uma garota legal que ele acaba conhecendo está em jogo se ele realmente quer virar o melhor baterista de todos os tempos. Eu amei o filme, existem cenas incríveis sobre o método de aprendizado de Fletcher, as coisas que o jovem Andrew faz e o ápice do final do longa é de tirar o fôlego sendo um dos finais mais incríveis que eu já assisti, pois o longa já conta uma história muito boa e curiosa e quando chegamos no final o que se acontece é esplêndido dando até pra se aplaudir de pé. 
 Posso dizer que é o melhor papel do ator Miles Teller que pra falar a verdade não vou muito com a cara dele, fez um filme recente sobre procurar um emprego que não consegui assistir até o final, mas presente num filme de drama ele conseguiu brilhar junto com suas técnicas de tocar bateria e todo sofrimento de atuar como o personagem Andrew. Tal filme venceu dois dos principais prêmios do Festival Sundance do ano de 2014 incluindo de melhor filme (não é novidade) e de melhor diretor e com tudo isso citado o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Wiplash - Em Busca da Perfeição' como um 'excelente' filme retratando como é a vida de uma pessoa determinada a alcançar algo e como ela pode chegar a surpreender até mesmo os mais cascas grossa. Confira abaixo três vídeos sobre o longa e antes que eu me esqueça, é claro, existe uma trilha sonora do longa , pois nele temos algumas músicas presentes de jazz que são incríveis e o álbum leva o mesmo nome do filme 'Wiplash: Soundtracks' que estou ouvindo enquanto escrevo tal postagem, faixa em alta chamada 'Caravan' que é incrível. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário