sábado, 3 de novembro de 2018

Super 8


 E você que pensa que uma aventura com alienígenas envolvendo crianças começou em 'Stranger Things' e virou um sucesso está completamente errado se não conhece o filme 'Super 8' que estreou no dia 12 de Agosto de 2011 sendo um 'sonho' para J. J. Abrams que pra quem não sabe é o criador da franquia 'Cloverfield' que até o momento rendeu três filmes (um deles intitulado como 'Paradox' que foi lançada pela 'Netflix') e no momento ele trabalhou em 'Operação Overlord' que era pra ser um projeto dentro do universo 'Cloverfield', mas depois de pensarem decidiram fazer este como um filme solo. Ok, alguns estão se perguntando 'Universo Cloverfield' mas que diabos você está falando? E eu explico: J. J. Abrams estreou no ano de 2008 o filme 'Cloverfield - Monstro' onde um alienígena enorme invade a terra causando destruição e um grupo de jovens foge dele com uma câmera registrando tudo (filme em 'found footage') e não temos muitas explicações sobre a história, como ele surgiu e tal, mas aí que ele tem a ideia de criar uma franquia em cima do universo 'Cloverfield' que são filmes que tem conexão com demais filmes do mesmo universo (até agora três: 'Cloverfield - Monstro, 'Rua Cloverfield 10' e 'Cloverfield: Paradox') onde não repetimos personagens, mas a história tem haver com alienígenas e tudo mais contando de diversos ângulos, de outros lugares (até mesmo do espaço em 'Paradox') amarrando os filmes para termos uma ideia do que se acontece nesse universo e é óbvio que teremos outros, pois a história não está perto de terminar. Se ele não está envolvido no universo que criou ele está envolvido em gêneros parecidos ou até semelhantes, mas que não levam o nome 'Cloverfield' no título e agora vamos falar de 'Super 8' que é um trabalho dele depois de três anos que lançou 'Cloverfield - Monstro' ao lado de nada mais, nada menos que o grande Steven Spielberg. Dirigido e roteirizado por J. J. Abrams e produzido por Steven Spielberg, no elenco deste filme da 'Paramount Pictures' temos Kyle Chandler, Joel Courtney, Elle Fanning, Gabriel Basso, Zach Mills, Ron Eldard, Jessica Tuck, dentre outros.
 O longa, como eu disse, envolve um grupo de crianças que são amigas e estão dentro de um festival de filmes. Eles então estão rodando um filme sobre zumbis e trabalham duro com isso e um dia decidem gravar perto de uma estação de trem e quando o vê se aproximando o garoto 'diretor' para enriquecer a cena com a passagem do trem decide rodar até que um acidente com o mesmo acontece quando um carro bate nele e o mesmo sai do trilho causando um grande caos. 
 Não demora muito para o exército tomar conta do local e começar a investigar o caso não deixando a polícia local saber de nada, mas o pai do garoto principal começa a entrar na investigação por conta própria e depois o grupo de amigos decidem saber o que está acontecendo depois de saberem que se tratava de uma criatura que o trem estava transportando em um dos vagões. Eles descobrem quando a câmera que estava registrando tudo quando o acidente ocorreu registrou a saída da grande criatura que começa a percorrer a cidade e atacar lugares além de pegar algumas pessoas.


 De duas uma: filmes com crianças pode ser um grande sucesso ou um tiro no pé se elas não fizerem o gosto do telespectador, não tiverem empatia e aqui, como já esperado, eles acertaram em cheio. Como eu estava dizendo acima, este é um 'filme sonho', pois era um grande prazer de J. J. Abrams trabalhar ao lado de Spielberg já que ele é um grande fã do homem e aqui ele conseguiu sendo mais um filme sobre um tema que ele domina, porém não faz parte de 'Cloverfield', mas que bebe da mesma fonte.
 O longa se passa nos anos 80 (já percebeu que na maioria dos filmes que envolvem crianças não se passa na época atual: 'Stranger Things', 'It - A Coisa'...) e temos junto uma grande nostalgia que gira em torno da história. Realmente é muito divertido ver que mesmo com um alienígena de quatro metros solto pela cidade eles ainda persistirem em gravar o longa e aproveitam até o local do acidente para 'valorizar a filmagem', mas depois que uma situação envolvendo um deles acontece, os amigos se juntam para ir ao resgate e é nesse ponto que o longa ganha mais força ainda e vira algo sério. Começando com algo divertido com relapsos de 'seriedade' ao decorrer do longa (pois algo sério está acontecendo) e depois o longa toma uma postura mais séria e consegue seguir dai pra frente com as  crianças indo em busca de informações pra saber sobre o que acontece e tudo mais. Eu gosto muito de filmes que seguem esse estilo, onde as crianças são personagens principais, os pais tem problemas com elas (aqui acontece, mas não diretamente, só assistindo pra saber mais) e o longa toma uma postura mais 'adulta' e não é só porque crianças trabalham como protagonista a história é mais leve. Claro que, diferente de 'It - A Coisa', aqui não temos sangue, mas sim uma investigação, crianças com posturas mais responsáveis mostrando companheirismo e seguindo a história que foi muito, mas muito interessante e criativa.
 Eu já havia assistido e decidi ver novamente, como são crianças temos também algo relacionado a idade delas como o primeiro amor sobre a garota Alice que foi convidada para o longa (é realmente ela é linda) além de outros. É um filme muito completo e gostei muito de mesmo quando sabem que um perigo iminente existe eles ainda continuam rodando o longa deles e não partem diretamente para a investigação, leva um tempo e tudo é muito respeitado. O espaço 'Black Dog' classifica o filme 'Super 8' como um 'excelente' filme (cinco estrelas) sobre crianças investigando sobre um extraterrestre que está na cidade, eu dei a mesma nota para 'It - A Coisa', mas um filme é água e o outro óleo, não podemos misturar as coisas, este levou tal nota pelo brilhantismo da história que foi criada e o desenrolar dela com os personagens, não faço comparações e não é só porque se trata de crianças atuando eu colocaria na balança. Eu achei brilhante, J. J. Abrams é um gênio no quesito extraterrestres e ação (não com muitas fórmulas e tal envolvendo ciência e tudo mais), mas sim focando na aventura em si e junto com Spielberg, não daria pra dar outra nota. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'Super 8' e se ainda não assistiu está super recomendado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário