sábado, 10 de novembro de 2018

O Otário


 'O Otário' (título original: 'Loser') é um filme de comédia que estreou no ano 2000 junto com a 'época de ouro' de filmes de tal estilo com atores realmente bons, tais filmes são nostálgicos e traz algo 'a mais' que os filmes de comédia atuais não conseguem trazer se o assunto são jovens e romances com alguns problemas e este eu desconhecia até assistir ontem e trazer algumas informações e a crítica dele.
 Dirigido e roteirizado por Amy Heckerling, contamos com Jason Biggs (famoso na franquia 'American Pie'), Mena Suvari, Greg Kinnear, Zak Orth, Jimmi Simpson, dentre outros que trabalham no elenco.
 O filme conta a história de Paul, um jovem que conseguiu uma bolsa na faculdade da cidade grande, pois ele mora no interior e tem uma vida muito pacata. Sabendo que ele vai ser 'ridicularizado' e o costume de pertencer no local junto com outras pessoas da cidade grande será 'complicado' ele resolve ir enfrentando todos os tipos de preconceito sem 'mascarar' suas origens pensando em algumas vezes desistir. Estudioso ele começa a gostar de uma garota chamada Dora que trabalha muito pra conseguir dinheiro pra pagar as mensalidades da faculdade, porém ela tem um caso com um dos professores que a usa muito e 'compra' alguns alunos que começam a desconfiar de seu envolvimento com a bela aluna, porém Paul se mostra diferente e isso chama a atenção de todos envolvidos.


 Acho que não preciso explicar aqui novamente sobre esses filmes 'clássicos' de comédia que eu gosto muito e com o passar do tempo a comédia jovem foi perdendo muito a originalidade e começaram a apostar em mulheres nuas para 'atrair o público' ('American Pie' tinha a originalidade no começo e mostrava também, porém perdeu com o passar do tempo e só ficou com as mulheres) e nestes filmes de meados de 2000 não eram assim e 'O Otário' é um deles.
 O filme não é engraçado e sim divertido (peguei uma mania de dizer isso), pois na verdade é, pois não existem piadas e tudo mais, mas sim o personagem Paul é divertido nas coisas que faz e até perde a 'coroa de idiota' ao decorrer do longa e foi muito bacana mostrar essa 'evolução' do personagem ao morar junto com três garotos que drogam garotas nas festas que vão pra conseguir se dar bem com elas.
 Eu gostei muito, porém realmente senti a falta de comédia no longa, mas também tem aquele 'porém' que não sabemos se realmente o filme é pra ser engraçado ou só um 'romance divertido' mostrando um personagem que morava no interior que encarou de frente os jovens da 'cidade grande' não conseguindo ser comprado e muito menos fazendo as coisas que eles fazem. O personagem é bacana, a história segue numa linha divertida com algumas situações presentes que alimentam um pouco a história, mas não conseguem de fato segurar realmente o público a não ser com a história e a trama empregada com o que os personagens principais passam e vão seguindo. Não posso, por exemplo, comparar um filme desses com 'Quero Ficar com Polly' ou 'Quem Vai Ficar com Mary?' que são dois grandes filmes de comédia da mesma época deste estrelado por Ben Stiller e tem a comédia embutida, agora centrando no ator Jason Biggs ele tem um jeito diferente de atuar mostrando ser 'o cara certinho' perante as coisas (vemos até em 'American Pie') e o próprio ator não pode ser comparado aos grandes da comédia, pois mesmo fazendo parte do time ele tem 'feeling' de ser divertido e não 'engraçado' de fato tirando situações que o expõe ao ridículo, coisa que não ocorre em 'O Otário', mas mesmo assim a história vale a pena por ser muito divertida e o espaço 'Black Dog' o classifica como um 'bom / ótimo'  filme de comédia. Confira abaixo três vídeos sobre o longa e se divirta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário