Estreando no dia 20 de Agosto de 2015 temos 'Exorcistas do Vaticano' que foi um filme que veio com uma leva de inúmeros outros 'hollywoodianos' e até mesmo 'independentes' que só queriam focar sobre nesse assunto que as pessoas começaram a curtir, mas não demorou muito pra 'sair de moda' e atualmente não tem (se não me engano) filmes sobre exorcismos no cinema atualmente e já faz um tempinho. O longa 'The Vatican Tapes' que é seu nome original (algo como 'Fitas do Vaticano') foi dirigido por Mark Neveldine e o roteiro ficou por conta de Chris Morgan e o filme tem como produção a 'Lionsgate'. No elenco contamos com Olivia Taylor Dudley, Michael Peña, Dougray Scott, Peter Andersson, dentre outros.
O longa tem como mensagem que o anticristo chegará na terra fazendo milagres e ajudando pessoas e elas irão criar uma legião para adorá-lo e que os demônios existem para causar o mal e escolhem pessoas aleatórias para 'atacarem' e possuírem seus corpos. Aconteceu com a jovem Angela de 27 anos que, de repente, começou a agir estranho como beber muita água, ser sempre seguida por um corvo (que diz ser o mensageiro do diabo, uma sátira da pomba branca que traz a paz) e falar coisas estranhas. Sempre se envolvendo num acidente e depois de ficar em coma onde seu pai e namorado sempre estavam do lado da garota e não sabiam o que acontecia, um padre que ficava no hospital observava as coisas estranhas que aconteciam ao redor da garota em câmeras de segurança que registravam comportamentos estranhos e pessoas que tinham contato com ela e morriam. Rapidamente ele entra em contato com os padres superiores do Vaticano pedindo ajuda, pois a garota não está simplesmente possuída por um demônio, mas sim ela significa a chegada do anticristo na terra.
Como eu disse acima, 'Exorcista do Vaticano' veio junto com uma levada de filmes que estreou no mesmo ano e no ano anterior que era 'moda' até ela acabar e todos seguem um ritmo muito parecido: a pessoa fica estranha e a levam pro hospital, ela piora e pensam que ela tem algum distúrbio psicológico e apenas depois (mais que na metade do filme) descobrem que ela está possuída e começa a 'guerra' de tentar livrar o demônio do corpo praticando o exorcismo, sem contar que antes a família não aceita, pois não acredita e tudo mais. Muito bem, o filme 'O Exorcista' é um clássico e um excelente filme e depois de muitas décadas tentaram repetir com tais filmes que não deram muito resultado. Óbvio que tem pessoas (como eu) que gostam muito de filmes de terror e assistem, mesmo sabendo de todo 'passo a passo' que ele passa onde as cenas de exorcismos são 'a cereja do bolo' (ou quase) pois alguns não conseguem fazer direito.
Posso dizer que 'Exorcistas do Vaticano' é um dos melhores filmes dessa 'época de modinha', pois o roteiro é um pouco mais bem trabalhado que os demais, os atores são bons e o enredo da história é um pouco mais dinâmico. Aqui não estamos falando de uma possessão comum, mas sim do próprio anticristo, então poderiam 'caprichar' mais no terror e nos efeitos que neste filme, alguns ainda deixam muito a desejar parecendo que foi feito por um estagiário de computação (como aquele do registro em câmera que um segundo rosto sai do rosto da garota). Poderiam incluir no filme mais situações e darem mais tempo e dinamismo quando chega a hora do exorcismo que pra mim foi muito rápido e só uma cena (tirando a final) que me 'impressionou' e eu gostei, mas não sei se eles não incluem mais por não ficar muito pesado e a classificação não aumentar ou por falta de criatividade mesmo (ainda aposto no primeiro), pois o longa tem uma história interessante, mas como muitos outros, tem que rechear com mais situações, contorcionismos e sustos e isso não acontece! Uma parte (juro, esse 'spoiler' é mínimo) na hora do exorcismo a garota consegue fugir, então ela poderia sair pela casa e dar sustos em todo mundo aumentando o suspense, mas não, logo é capturada depois de um 'grito' e a prendem novamente, ao meu ver ela não precisou se soltar apenas pra dar aquele grito. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'Exorcistas do Vaticano' como um 'bom' filme de terror e com mais cenas poderia ser comparado como 'ótimo', mas deixou muito a desejar. Filmes assim parecem ser mais direcionado pra galera jovem que vai assistir com os amigos ou um rapaz que vai tentar impressionar a namorada, agora nós fãs de verdade do gênero (hora da reclamação) que gosta de ver o sangue correr e a coisa toda ficar bem feia, não acontece, pois se acontecer e colocarem tais cenas 'fortes' esse público de grupo de jovens amigos e o rapaz que vai impressionar a namorada não vão poder assistir tal filme, então eles são 'obrigados' a pegar leve para diminuir a classificação e ganharem mais dinheiro. Não é lamentável? Pois bem, fique com três vídeos sobre o longa abaixo que da um gostinho do que poderia ser um terror de qualidade, mas só ficou no gostinho mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário