'Beleza Americana' (título original: 'American Beauty') que por curiosidade é o nome de uma rosa muito cultivada nos Estados Unidos (país de origem do filme) que não tem espinhos e nem cheiro servindo como um tipo de metáfora para um americano comum. Voltando, o filme é um clássico e eu não havia assistido até ontem, o longa estreou no dia 25 de Fevereiro de 2000 sendo um longa de drama dirigido por Sam Mendes e o roteiro ficou por conta de Alan Ball. No elenco temos Kevin Spacey (que depois do lançamento do filme foi acusado de pedofilia por ser acusado de ter relações com Mena Suvari que era menor de idade no longa, porém isso foi desmentido em seguida), Annette Bening, Thora Birch, Mena Suvari, Wes Bentley, dentre outros.
O filme conta a história de Lester que é pai de família, porém não tem 'voz ativa' pra nada em casa, pois sua mulher manda em tudo e sua filha adolescente (com aquela fase ruim) não o obedece e ele parece falar com as paredes. Tudo muda quando ele conhece a linda Angela, a melhor amiga de sua filha que é líder de torcida e ele um dia vai com sua esposa assistirem pra se aproximar da filha mostrando interesse, porém o homem fica louco por ela. Ela passa a ir na casa da amiga e Lester começa a ouvir o que elas conversam e tudo mais. Seu relacionamento está muito ruim e ele decide largar o emprego e tentar ter uma vida mais simples e sem problemas em casa, porém situações acontecem com outros personagens da história que tem ligação á eles (como um ciclo) citando sua mulher que também não esta feliz com o casamento, sua filha que se apaixona por um traficante de drogas que mora na casa ao lado e que tem um pai que trabalhou na marinha (se não me engano) fazendo o filho ter uma educação rígida onde o mesmo faz amizade com Lester que começa a malhar, pois ouviu que Angela acharia ele muito atraente se tivesse músculos, e outras situações percorrem o ciclo que se fecha no final.
Eu não entendo o fator de um filme ter três roteiristas: se é pro mesmo ser escrito mais depressa ou para dar mais ideias para o mesmo ficar melhor? Pois em 'Beleza Americana' o filme precisou de apenas um roteirista, o gênio Alan Ball que foi ótimo e escreveu uma história surpreendente que não foi origem de um livro criando um ponto chave 'um pai de família se apaixonar pela amiga da filha', porém dentro desse contexto poderiam haver situações com os dois (tem um filme parecido que falei aqui e está na categoria 'comédia'), porém ele conseguiu ir muito, mas muito mais além criando situações tão importantes quanto com os outros personagens onde o telespectador assistindo o filme até deixa pra segundo plano o homem gostar da melhor amiga da filha dele. Os personagens são ótimos, Kevin Spacey aqui estava muito bom interpretando Lester e a história combinou muito casando todos elementos e situações presentes. Não é a toa que o filme 'Beleza Americana' ganhou cinco prêmios no Oscar, a premiação mais importante da história do cinema no ano de 2000 como: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Kevin Spacey (eu não disse!), Melhor Roteiro (que já era de se esperar) e Melhor Fotografia além de ser indicado para Melhor Atriz: Annette Bening, Melhor Edição e Melhor Música Original.
O filme é um clássico, porém muitas pessoas conhecem mais pelo poster muito bonito onde muitas atrizes e até animais em imagens cômicas tentaram reproduzir o mesmo. Eu me surpreendi com o filme, é importante voltar atrás ás vezes e conferir filmes 'antigos' e muito mais os clássicos e tento passar essa 'mensagem' dando um 'puxão de orelha virtual' em você leitor que pensa (muitas vezes, não vou generalizar) que filmes novos são legais e vou continuar nessa 'vibe' e sim, pois existem muitos filmes bons que lançam atualmente, porém não pode esquecer da fonte que beberam, pois tudo tem uma espécie de inspiração.
Contando um pouco sobre o andar do filme, o mesmo não para, pois sempre acontece algo por existirem quatro ou cinco personagens que ficam em foco e o mais interessante (isso é o resultado de um roteiro muito bem trabalhado) é que o telespectador não se perde, não junta uma situação com a outra, tudo acontece muito organizadamente e fica gostoso pro telespectador assistir. É um longa 'mediano' contando com a fluidez do mesmo que tem um drama que atinge os personagens com os problemas que eles passam e não aquele que faz o telespectador assistir em prantos, temos alguns momentos até divertidos e com tudo isso o filme não é tão 'light', mas não vira uma coisa 'pesada' pra se assistir, é bacana e flui muito bem onde o telespectador se prende no próprio trama que carrega todos esses personagens e problemas junto com ele. É um filme completo e o espaço 'Black Dog' o classifica como um ótimo filme (quatro estrelas) muito bem merecidas para 'Beleza Americana'. Confira abaixo três vídeos sobre o filme e eu indico muito, pois é um dos melhores filmes que assisti, por acaso, onde uma pessoa de uma rede social postou e eu curioso fui conferir. Se tiver dicas me passa um email, use as redes sociais, enfim, podem mandar sugestões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário