quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Projeto Almanaque


 Um filme que eu já assisti há algum tempo atrás e decidi vê-lo novamente para comentar aqui e estou falando de 'Projeto Almanaque' (título original 'Project Almanac') que estreou no dia 26 de Fevereiro de 2015 sendo um filme de ficção científica sendo dirigido por Dean Israelite e no roteiro temos Andrew Stark e Jason Pagan. No elenco contamos com Jonny Weston, Sofia Black D'Elia, Virginia Gardner, Sam Lerner Patrick Johnson, dentre outros. O filme teve a produção da 'MTV Films' e 'Paramount Pictures' que também o distribuiu.
 O longa conta a história de jovens que acabam descobrindo instruções para montarem nada mais, nada menos, que uma máquina do tempo. Depois de muitos testes e aperfeiçoamentos eles conseguem 'saltar' para diversas 'partes' do tempo para se divertirem até perceberem que as coisas saíram do controle, pois se o que é mudado no passado pode alterar drasticamente o futuro. Com o tempo não se brinca.


 'Projeto Almanaque' é um filme que conta uma história simples dentro do mundo mais intelectual onde jovens 'mais cabeças' encontram instruções de como montar uma máquina do tempo depois de descobrirem que um deles já tinha viajado por um registro encontrado em vídeo. O longa segue divertido onde os amigos viajam no tempo (depois de algumas tentativas frustrantes) e se divertem indo em eventos como shows que já aconteceram e depois retornando no 'tempo real' ficando por fora por poucos segundos. Existe toda uma regra sobre 'tempo e espaço' que não é tão aprofundada, pois o filme não tem como plano se aprofundar nisso, mas está presente como uma regra para gerar uma aventura e essa aventura virar uma confusão para dar um pique maior na história.
 O longa segue divertido e você realmente se envolve com os personagens por serem carismáticos e muito unidos onde um ajuda o outro, ele segue uma linha e perto do final existe uma inclinação onde o longa sofre um ápice onde a história fica ainda mais empolgante e onde coloca a vida deles e a própria viagem no tempo em uma atividade perigosa. Eu gostei muito de revê-lo, é um filme muito bom e sem defeitos, aliás não posso esquecer de mencionar que o mesmo é um 'found footage' que, se você desconhece, é um longa gravado com uma câmera na mão por um dos personagens como registro e acredito eu ter ficado ainda mais dinâmico e os efeitos especiais funcionarem melhor nesse estilo de filmagem que decidiram. 
 Para não dizer que o filme é uma perfeição envolvendo grandes amigos sobre viagens em máquina do tempo, ao meu ver, depois do ápice (nele para ser mais exato) o filme passa muito rápido não chegando a virar uma confusão, mas ele sai um pouco dos trilhos que estava andando. Não sei se apenas eu percebi isso, ou realmente foi proposital, mas pra mim as coisas acontecem com muita pressa sem dar um tempo para o telespectador se encontrar dentro de um filme que ele já estava 'acomodado' com os acontecimentos e o andar da carruagem. Mas óbvio, não deixa de ser um grande filme de ficção científica envolvendo adolescentes e máquina do tempo e depois, confusões 'temporais'. 
 O espaço 'Black Dog' classifica o filme como ótimo / excelente (quatro estrelas e meia) para o 'Projeto Almanaque', uma nota justa para um filme divertido e inteligente. Confira abaixo três vídeos sobre ele e sinta um pouco sobre a vibe que o mesmo traz dentro de quase duas horas de duração que realmente passam voando.



Nenhum comentário:

Postar um comentário